quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Memórias Supérfluas ??? Não !!!...

Num recente programa emitido pela RTP1, sob o titulo  "Guerra" ,  de Joaquim Furtado,   vêem  relatados episódio ocorridos durante a guerra colonial, que, sendo já  decorridos dezenas de anos após as independências das ex-colónias, impressionam, - ainda- sobretudo, as  pessoas idosas, como eu, que,  também viveram  , em África,  momentos  dolorosos..


Um pormenor, de certo modo  inquietante , confrangedor e de um alcance humanístico impressionante, veio,  relatado no referido programa,  em que um Digno  Oficial do Exército Português, no exercício do seu dever como oficial responsável de acções defensoras da  bandeira da sua Pátria Portuguesa,  Antonino Melo, ,  em operações em  Moçambique, -Maruca Wiriyamu,  (?)



confrontou-se, certa altura,   numa operação  militarizada , com um inimigo  com intenções de o querer  abater, matando-o ,  mas, ( pelo que depreendi da locução do programa televisivo), passara-se o seguinte-:

...A  composição do inimigo com quem  se estava confrontando,  cedera,  perante a presença do Oficial, que, compreensivelmente, estava devidamente armado, pois o clima  éra de tal forma  guerreiro, que todos   pormenores  teriam que ser  analisados no momento, e, reconhecendo  que o inimigo, mais próximo,  era afinal uma criança que  agarrando-se a sua perna,  pediu  para que o não matasse  bem como a sua mãe , pelo que o Senhor Oficial, mandou-os em Paz, sem os molestar...

                                                                    ************

Esta foi a versão que eu entendi   no decurso sonorizado  do programa, pelo que,  qualquer omissão ou defeito incorrecto detectado,  nesta prosa, . que me relevem quaisquer faltas involuntárias....

Com todo o respeito e admiração pelos  "valerosos" ( tema de Camões)  programas em curso..


Tá?!

1 comentário:

  1. Pois, muito digno. Esses oficiais são sempre muito dignos. O que eles fazem ou mandam fazer é que está longe de ser digno.

    ResponderEliminar