terça-feira, 6 de novembro de 2012

Universidades Sénior ...

A Revista "Tempo Livre" de Outubro de 2012 publicou um artigo sobre as Universidades Sénior e o seu interesse para a população mais idosa.

Nesse artigo começa por se assumir que "aprender nunca acaba".

A valorização e integração dos Idosos na  aprendizagem de valores que só a ternura da  avançada idade permite aperceber-se da dimensão da sensibilidade, são as Universidades Séniores,  as únicas "instrutoras" com capacidade de  compreender o que vai nos cérebros "fatigados",  que ao longo dos tempos acabaram por atingir a  meta da existência física, humana, e, por vezes de raciocínios congéneres, causados pelo muito cansaço  e alvoroço de vidas assumidas, com muito trabalho físico  e/ou, por vezes, intelectual.

Um dos factores que as Universidades Séniores assumem, é a sua elevada  importância, desde que , orientados e ministrados por Instrutores Credenciados, com preparação ou mesmo o perfil adequado para lidar com as especificidades dos que se sentem "Vencidos pela Vida "...  tais  abandonados, na terceira idade, entregues à triste  solidão e isolamento !!!....portanto, uma tábua de salvação.


Tal como as crianças devem ser acompanhadas por pessoas com formação específica (Educadoras(es) de infância e afins), também o lidar com os Séniores deve ser devidamente preparado e acautelado.

Quereis ver um exemplo ?...

Na minha infância, mesmo já como estudante da instrução primária, ir ao cinema em que no écran presenciávamos cenários em que se protagonizavam beijinhos na boca, isto é, em que os intérpretes das respectivas personagens se beijavam boca a boca...(como agora !)... nem pensar ir a esse cinema !!!...

Nas ruas, em qualquer cidade, todo o condutor podia buzinar à vontade, pois não era proibido, o que resultava estarmos sempre zonzos dos ouvidos devido ao barulho infernal das apitadelas permanentes dos condutores - nessa altura as Condutoras ainda não tinham  "nascido" !!! :) 

Uma simples chamada telefónica, era assim:

Duas voltinhas no manipulo do telefone... esperava-se a voz da telefonista:

- Está (?) faça o favor de dizer o número para onde quer ligar...

- 69 ... faz favor... e obrigado.

Passado um bom bocado ... no outro lado do fio... Estou... ah és tu Xiquinho amigo ? 

Sim, sou  eu... queres ir ao cinema das beijocas?  S´tá bem. Agora paga a chamada....


E... "E TUDO O VENTO LEVOU !!!..."

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário