sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Gentilezas...

Hoje aconteceu-me algo curioso. Fui a um supermercado comprar umas vitualhas para o sustento do corpo e, ao entrar, procurei um daqueles cestos com rodas para transportar os haveres pelos corredores do espaço comercial. Encontrei uma pilha junto a uma das caixas e retirei um dos referidos cestos. Ao voltar-me, uma senhora procurava também o mesmo. Automaticamente, disse-lhe: "Ah, também quer um cesto. Olhe, pode ficar já com este". Para minha surpresa a senhora fitou com uma cara de quem lhe estavam a tentar vender uma propriedade em Marte e retorquiu imediatamente "Não, deixe que eu tiro um".
Que estranho..., pensei. Um acto de gentileza e simpatia deveria ser bem recebido e aceite. Mas não. O que está a acontecer às pessoas e, por arrasto, ao mundo em que vivemos? Parece-me que começam a ficar de tal forma habituadas e até resignadas à maldade e à decepção e engano que olham desconfiadas para aquilo que era, noutros tempos, recebido com agrado e um obrigado. Tão enganadas se sentem que qualquer gesto que vá em sentido contrário é interpretado como mais uma qualquer estratégia de engano.

Pois bem, comecem a desabituar-se. Regressem aquilo que é mais básico, não elaborem teorias da conspiração à volta do que, na verdade, é simples. A gentileza e simpatia são actos naturais e, tal como a violência só pode gerar mais violência, também a simpatia, gentileza e consideração para quem está ao nosso lado, só pode levar a mais gentileza. Experimentem e depois digam qualquer coisa !!!!!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário