sábado, 1 de dezembro de 2012

Inconformismo... 1º de Dezembro...

Que me recorde, desde a minha idade escolar (já são passadas  mais  de meia centena de Primaveras...), a data do 1º de Dezembro, em cada ano, era comemorada em Portugal, por um feriado, e tem sido, sempre,  considerado, como "O Dia da Independência" !...

A partir do próximo ano de 2013, esta data deixará de ser considerada como feriado, como o legalmente previsto, pois as solenes celebrações de uma data importante para Portugal, deixarão de ter a luminosidade, como as que têm sido manifestadas nos anos anteriores.

Sou um simples cidadão, como se diz, vulgarmente, "um aprendiz de feiticeiro", que ao longo dos bons ensinamentos de cultura e dignidade de comportamento me foram sempre "injectados" por Dignos e  Ilustres Professores, assim como os Familiares, que me apoiaram e souberam ensinar-me o verdadeiro condão que nos protege... a HONRA E A SOLIDARIEDADE HUMANA !...

Dentro destes conceitos, presto a minha  homenagem aos que, mesmo em tempos hostis, não deixaram de se lembrar, no que dispõe Camões "...e Aquele que por obras valerosas, Se vão da Lei da Morte libertando...".

E assim, mesmo com dificuldades  também sentidas na época, renasceram estas obras "valerosas".

Estátua equestre de D. José I, Lisboa.
Monumento a Marquês de Pombal - Lisboas

Torre de Belém - Rio Tejo - Lisboa

Ponte ... Salazar !




















O  conceituado "jornal BRISAS DO SUL", que se publica na cidade de Olhão, com data de 24 de Novembro de 2012, em primeira página, insere a seguinte noticia, da qual se extraí parte da comunicação: "Olhão vai erigir Monumento de Tributo aos Ex-Combatentes do Ultramar"

"De acordo com as nossas fontes, a construção do monumento vai ser liderada, sem constrangimentos nem ressentimentos, pela Liga dos Combatentes, Núcleo Regional de Olhão, em homenagem a todos aaueles que tombaram ao serviço da Pátria, no ex-Ultramar português..."

Com efeito, já se vislumbra, o início da importante obra projectada, mas (há sempre um "mas"), segundo se pensa, há uma paralisação na sua continuidade, que se supõe estar dependente do resultado de um peditório, que, a confirmar-se, impedir-nos-ia de festejar a sua inauguração por um tempo indeterminado.

Todavia, o exemplo dos nossos antepassados, dada as suas acções corajosas,  dar-nos-á o estímulo
de, em  breve, ouvirmos o "toque de silêncio" respeitoso, que ecoaria no acto da inauguração daquilo que nos fará relembrar as acções patrióticas e corajosamente praticadas pelos Defensores da nossa Bandeira de Portugal, enquanto desfraldada nas Ex.Colónias !...

Aqui irá florescer o Monumento aos Militares falecidos em combate , em defesa da Pátria Portuguesa- Olhão.



 Base inicial do Monumento...

 DESCANSEM EM PAZ.






Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário