quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Boas e notáveis noticias...


O conceituado jornal da zona algarvia,  "O Olhanense",  de 15 de Dezembro de 2012 publica a notícia de que algumas pessoas da  Comunidade Angolana no Concelho de Olhão decidiram criar a Associação de Angolanos " Onjo Yeto" que na língua oficial Umbundo significa "Nossa casa" .

Segundo leitura no texto na pág. 5, pode ler-se o seguinte: "O protocolo foi da responsabilidade de Teresinha Romão Cardoso que com muita naturalidade fez uma pertinente intervenção inicial da qual se destaca:  -Nesta casa, queremos reunir esta grande família dispersa, para que tenha a oportunidade de confrontar ideias, vivenciar experiências, exprimir interesses, dificuldades e organizar-se para melhor conhecimento de Angola, através de directrizes emanadas pelo governo central"."

Foi cantado o Hino de Angola..

Mais adiante, a Presidente da Direcção Fernanda Martins adiantou sobre os objectivos já definidos a "Criação de grupos de jovens nascidos em Portugal, de pais angolanos, para manter as raízes na dança... Fazer refeições  com pratos típicos como o Calulu (prato de peixe e a tradicional Muamba..."..

E o funge e o dém-dém ? Que belas  funjadas se apreciavam ... que saudades imensas ....

No final da pagina está inscrito  "texto e fotos de J.P. "

********************

Relativamente ao Hino de Angola, que foi cantado  na Sessão, desde já reporto que respeito o dito hino, (Angolano) tal como respeito fervorosamente o hino de Portugal (A Portuguesa), a cuja bandeira prestei solene juramento de fidelidade, até à morte, como  respeitosamente tiro o meu chapéu ao som da Marselhesa (França). God Save The Queen (Inglaterra) bem como de outro País detentor do seu próprio Hino Patriótico.

Numa  outra revista portuguesa, vem um noticiário  dando conta de que uma Compatriota Angolana, filha do actual Presidente Eduardo dos Santos, tem aplicado capitais  angolanos em  Instituições de grande projecção, aqui em Portugal.

Todo o projecto,  nesse  âmbito,   aplicado  aqui  em  Portugal, certamente virá a ter resultados altamente positivos e compensatórios,..  desde que venham  por bem... pois...  serão todos eles  muito  BEM-VINDOS !...











Isabel dos Santos, empresária  angolana, tem sido uma personagem  a quem a imprensa portuguesa, tem dado destaque e relevo à sua publicação,  devido  as suas actividades na inclusão no panorama  empresarial português

Liderada, sem constrangimentos nem ressentimentos, e em  saudação as iniciativas ao serviço do País,  para que todos, sem excepção, venham a  ser contemplados com um feliz ambiente fraternal,... que seja igualmente Bem-vinda.

Tá?!..

Sem comentários:

Enviar um comentário