sábado, 25 de março de 2017

Carta aberta ao Senhor Presidente da República Portuguesa.

Excelentíssimo Senhor Doutor  Marcelo Rebelo de Sousa.

Não é a primeira vez que lhe dirijo uma carta aberta, por esta via, mas  sim, uma segunda,  sobre a qual aguardo uma resposta como a que  igualmente teve gentileza de me  dirigir, relativamente à primeira. Neste momento,  sozinho em casa, estou aguardando o resultado do encontro de futebol, para daqui a umas horas tomar conhecimento se foi Portugal o vencedor do encontro com a equipa da Hungria, como, aliás, seria o meu desejo, como Português de Angola, que sou, e que vai a caminho dos noventa anos de idade, com desempenho de uma vida laboral exemplar, documentalmente comprovado.

Dirijo-lhe este "bloguismo" por razões que advêm de certas conversas que cheguei a ter, há longos anos atrás, com um irmão meu, também nascido em Angola, e que agora repousa eternamente no campo etéreo em Luanda. Este meu saudoso e estimado irmão, foi muitos anos funcionário da Marconi, em Angola, onde exerceu funções em que lhe era exigido o cumprimento  do Segredo Profissional.

Contudo, durante umas férias  em que se deslocou a Portugal, tínhamos  muitas conversas, e, recordo-me que  num certo dia, mas já  há longos anos atrás, saiu-se com esta...  a propósito das Presidenciais, que nem  sequer estavam  na altura em discussão,

Conheço o feitio de muita Gente em que perpassavam os seus nomes, pelas vias de comunicação  ultramarinas, e de uma Pessoa que sempre supus ser capaz de  levantar de novo o esplendor de Portugal,  e  que poderia muito bem vir a ser Presidente da República Portuguesa, chama-se
Marcelo  Rebelo de Sousa... e parece que já  previa e adivinhava o que veio mais tarde, na realidade a suceder..

Senhor Presidente: Desculpar-me-á de vir agora com teorias  que a minha experiência de vida laboral e administrativa me "acoitam", mas não resisto à tentação de lhe querer demonstrar, em minha opinião, que existem três factores, aos quais a imprensa pouco liga:

1 -  EXPLORAÇÃO  PETROLÍFERA
2  - CONSTRUÇÃO  CIVIL.
3  - QUE  NOS HOSPITAIS , OS "SÉNIORS" NÃO SEJAM  MANTIDOS COMO "LIXO..."

Quanto à primeira, recordo que,  vivendo  na data  em Angola, assisti aos primeiros repuxos  de petróleo, que emergiram do solo, junto à Foz do Rio Cuanza, cuja valorização  do País, Angola, a partir daí, cresceu e evoluiu com dimensões e riquezas universais. Aqui em Portugal, porém a coisa parece evoluir ao contrário....

Quanto ao segundo caso,  é uma tristeza observarmos que por todo o País, subsistem valiosas  obras iniciadas mas que estão há anos paralisadas. Que se passa ?

Procurou-se alojamento para aqueles que quase dão a entender que são os SEM ABRIGO, não havendo hipóteses de os albergar, a preços acessíveis,  dada a ausência de obras que poderiam satisfazer e colmatar  estas necessidades humanas...

Quanto ao terceiro ponto, ai meu Deus, tantos queixumes que se ouvem, por parte de doentes  já  muito idosos, e  quase que  à beira da morte, se sentem  abandonados. Que se estabeleçam condições humanas para situações  desta natureza.

Os meus respeitosos cumprimentos.

Armando J.C.F. Baptista. - Olhão.
(Bancário Reformado,com a pensão mínima no sector, a caminho dos 90 anos de idade.)

Viva  Portugal !

 (E.T.  Portugal venceu por 3 /0 - (Milagre de Fátima)). 21.37 - 25/03/2017..).

Sem comentários:

Enviar um comentário