quinta-feira, 2 de março de 2017

Hony soit qui mal y pense...

 Já  não frequento aqueles importantes meios  em grupos de aparente solidariedade, transmitidos através das televisões, em que, entre os participantes, logo de inicio, cumprimentam-se apertando as  mãos  uns aos outros, com sorrisos demonstrando "camuflada" amizade

Não frequento  devido  a minha débil resistência física, pois com perto de noventa anos de idade, a capacidade, de intervenção, em tais grupos,  seria muito fragilizada quanto a forma de exprimir  as minhas convicções de convivência actual, e social,  pois já  não são as mesmas,  que eram noutros tempos, em que,  o Escudo era o meio que   ainda conseguia uma sobrevivência  mais ou menos  "desequilibrada" como a que se  verifica hoje.... É só ver as  constantes noticias no dia a dia... " Ex-Sr. Tal,(...) preso, arguido  e  acusado  por não ter sido honesto no seu comando e gestão  financeiro-público,  etc. etc....!

É extremamente  complexo  legislar em moldes  que se consiga   uma  verdadeira  JUSTIÇA , em que a força "do silêncio  dos  maus  e  dos  pouco honestos, e prevaricadores, com os seus contidos  "segredos " , são factores inultrapassáveis para se conseguir um equilíbrio Justo e Compensador !.

A experiência  da vida consente exteriorizar o que  para muito boa gente, pode  não  ser assim tão acertado....

Disse-o no inicio, desde blog, que tenho  perto de 90 anos. Durante a  minha vida laboral exerci cargos directivos-contabilisticos, de grande responsabilidade, tanto em Empresas Comerciais e Industriais, assim  como em BANCOS, sempre exemplarmente e  documentalmente comprovado, tanto em Angola,  de onde  sou natural, como  aqui  neste encantador País - PORTUGAL..

 Ainda  cheguei a trabalhar no tempo do ESCUDO (incluindo o Angolano), e, enquanto me foi possível, depois integrado já no EURO, e posteriormente reformado, com o mínimo salarial.

 Tudo sempre feito  na  base do DINHEIRO.

E como o dinheirinho é sempre a fogueira que alimenta  e resolve tudo  e todos,  e é sempre  através do recurso    às   contas bancárias que se resolvem as "discrepâncias" que surgem ao longo do decorrer de todos os exercícios, tanto políticos  ou  não políticos, se eu tivesse sido eleito quando me  candidatei a Deputado a  Assembleia da República, aqui em Portugal, há longos anos atrás, pelo  PSN,  altura em que ainda não  precisava do apoio da "muleta" para me deslocar,  e tinha ainda  voz para proferir  sugestões administrativas, para resolução de complicados problemas,  emitiria a seguinte sugestão, na expectativa de poder ser compreendido, atendendo às "sujas manobras" que  por via do secretismo, os Entendidos, conseguem  atingir os fins  por eles perspectivados. Não sei se me faço entender, mas... materializando a coisa, a ideia assentava-se no que exprime a seguinte exemplo matemático:

                                        Depositante em conta bancária individual...

           Rendimento mensal do seu ordenado, de 10.000,00 Euros .
        
                        Saldo no fim do ano na sua conta bancária  individual.......... 5.500.000,00  Euros                                             
                         Se o rendimento  anual do emprego, seria de ........................      120.000,00  Euros                     
                         Pergunta-se... como conseguiu, que numa base justa e com
                                                comprovativos legais da origem dos  ganhos
                                                para alem do seu ordenado no valor dos.          5.380.000,00  Euros 

                                                                    ****************


 Pelo que me apercebo, do que tem resultado na prática segundo noticiário televisivo e jornalístico,  equiparar-se-ia  segundo esta tese,  o que na prática aconteceu, na realidade,  segundo  pesquisa realizada,  na realidade a coisa descoberta  ficou no seguinte .... quanto ao saldo bancário a descoberto;.

                                                                ... legalmente ------------          1.500.000,00  Euros              
                                                                ... Ilicito . ilegalmente ..         4.000.000,00   Euros
                                                                                                                 __________________
                                                                     Total (conjunto) .....            5.500.000,00   Euros 
                                                                      (Lícito  e o  ilicito !.)           ===============  
 
                                                                                                      
                                                             ********************************

   
A pergunta seria lógica, quanto a diferença de  que vai do rendimento do salário mensal,(teoricamente)  para aquilo que dispõe, livremente,  em  matéria dos Euros , então, disponíveis.   Qual o segredo , de tanto dinheiro ganho durante o ano ???   Que manobras foram executadas, secretamente?          

Ora, era na descoberta  de eventuais situações, deste género,  baseadas  em  falsidades e  falcatruas, que. a quem de direito,  fosse possibilitada a pesquisa e equilíbrio justo de aplicação de justiça  para   que os necessitados  pudessem ser recompensados pela sua honradez, e clareza dos seus actos.

É costume dizer-se que  Presunção e água benta, cada um toma a que quer. Não sou  assim tão ingénuo que, à primeira vista possa parecer se-lo, mas uma coisa é certa.... os meus  perto de novena anos, de idade,   muitas vezes  com períodos muito causticantes, lá porque digo muitas  vezes que não acredito em nada e em ninguém,  não significa que em caso  algum  haja um mínimo de malícia, de minha parte, mas tão somente produto de certas experiências  que ao longo da vida me chegaram a causticar, como por exemplo "um exílio forçado de abandono da terra onde nasci, por consequência da. famosa  "Exemplar Descolonização".

Para não fatigar mais, dou conta de um caso  que acabo de  praticar.  Meus  Progenitores sempre  me conduziram  a ser na vida muito respeitador e sobretudo  bastante honesto   e   que  tivesse sempre  atitudes exemplares.

Pois, ontem fiquei a dever na Pastelaria, quando fui comprar pão, e devido a falta de trocos, a importância de 2 (dois) cêntimos....

                               ... pois, logo que o céu nasceu, e a chuva parou, hoje, sábado,  palmilhei umas dezena de metros,  a  pé, pela estrada fora,  entrei no estabelecimento acima referido, pequei na  carteirinha e, dirigindo-me  a simpática  empregada, disse-lhe... tome lá os DOIS CÊNTIMOS  que lhe fiquei a dever ontem...  tendo-me agradecido com um lindo sorriso TROCISTA...

                                                                                ... e esta hein ?
         
                                                                    VIVA  PORTUGAL
                                   A Pastelaria, em Olhão, que me concedeu o crédito de 2 cêntimos...


       

 Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário