terça-feira, 8 de outubro de 2019

As voltas que o Mundo nos dá...



Foi com imensa surpresa que tive conhecimento das festas que se realizaram, descritas nesta  publicai«ao jornalística, do Jornal  local " O Olhanense!..  Foram, porém com certa dificuldade que consegui ler o que  nelas vem descrito. A minha   visão  está  perturbada devido as cataratas que me atacaram, e que  serão em breve,  objecto de uma breve   intervenção  cirúrgica.,   Só ´com  o  auxílio de uma lupa (lente) é que consigo  elaborar este blog..  Resido actualmente, num Lar de Idosos - "Amera",  na cidade de Faro,  para onde vim residir, apos o triste falecimento da minha Mulher,  Alvarina Teresa,  que me transformou num viuvo, apos  o nosso enlace matrimonial, , celebrado  há 60 anos,, em Luanda - Angola..  A minha antecipada  nova residência, em Faro, no La rde Idosos,, foi motivada pela morte da que mais amei na vida, acima descrita.  enquanto ambos vivíamos na cidade  Olhão..

Sem lente  já  não consigo ler...





Nanci em Luanda - Angola, no ano de 1928 , portanto há 91 anos,,    terra onde trabalhei exemplaridade, e   documentalmente comprovado,   e que por motivo de   inesperada doença, na altura da  "Exemplar  Descolonização" tive que ser   urgentemente  conduzido, por via aérea, com destino a Lisboa,  afim de ser i ali  internado num hospital.

Não  regressei  de  novo a Luanda, ,  conforme fora  previamente acordado,  após a melhoria de saúde, ,  devido a resposta que me foi endereçada pelo novo Estado Angolano..

,








                         Como   Português de  Angola, ou  Angolano de Portugal, 

é nesta perspectiva que   apreciei o conteúdo  relatado na publicação jornalística   dos festejos e acontecimentos que se realizaram durante toda  a manifestação  publicada em  relação as manifestações, em Olhão,  sobretudo s acerca  da  Feira Cultural de Angola em  OLHÃO.

*********************************************************************************

Quando    cheguei a Portugal, de avião,  vindo e Angola, , fui logo tratado  pelos serviços  hospitalares,  pelo que  resultou ter melhorado de saúde,  e depois disso,  tratar  do regresso a  Angola, conforme  o acordado com a  Entidade Bancária., onde estava exercendo  chefia bancária quando parti com destino a  Portugal..

Entretanto  a   nova  e recente  governação renascida da "Exemplar  Descolonização"" fez tudo para que o Banco ( nessa altura o Banco Totta Standard de Angola) de onde parti, com o   prévio  acordo de regresso, após melhoria  da saúde,,  de Lisboa, fechou ; dirigi  carta a nova Difracção bancária,   da  qual recebi a resposta. que  de seguida   passo a transcrever:


Adicionar legenda

            
       EMBAIXADA DA REPUBLICA  POPULAR DE ANGOLA. 

                                       1200   Lisboa  - Portugal.

                                        Exmo. Senhor,
                                         Armando José Carmo Ferreira
                                          Rua 5, nº 607
                                           Urb. do lidador -  telef. 9483467
                                            4470 -  Moreira da Maia 
                                               P O R T O


Serve a presente para comunicar a V. Exci.,  que a sua oferta de prestação  de serviços  na  Republica Popular de Angola. náo foi 
aceite.

Embaixada  da republica popular de  Angola em Portugal, Lisboa, 29 julho de 1982. ".

******************************************************
Claro que face a este resposta, a uma carta que tinha enviado ao Sector Bancário, em Luanda,,  não tive outra solução senão a de alaranjar novo emprego, em Portugal,  pelo que, por coincidência, o Sr, Ministro da Finançs, Dr. Salgado Zenhha, na data e por intervenção de Comissóes de Retornados,   oriundos de Angola,  acabei por ser admitido, nos quadors do Banco Pinto % Sotto Mayor, em Portugal, e dai para a frene,, novos trabalhos em novas Empresas de vulto e Portugal (Porto) finalizando numa recente Reforma Bancaria, a  mínima  no Sector Bancário,  condicionada  no MILLENNIUM  BCP .

Pranto, os bilhetes  que paguei do meu proprio bolso,  à
 TAP, de regresso a Angola,   acabaram por terem  ido pra a lixeira..

No decorrer dos tempos, que se  seguiram a este panorama político-social,,  ao atinigir os 92 anos de idade,  tentarei  ser bem recebido por  Quem  me abraçará quando  subir ao  ASSENTO  ETÉREO "...

Voltando ao assunto referente as manifestaçóes realizadas por Angolanos, em Olhão, devo dizer que fiz muitas vezes parte  desses festejos,  algumas vezes cm certa evidencia de cargos de chefia assumidos,  sempre  com  Dignidade,  Competência e Fraternidade..   Eis o Autor ,  enquanto  foi"Gente "" e ... um  PORTUGUÊS   QUE SEMPRE DEFENDEU  HONRADAMENTE, A BANDEIRA DA  SUA PÁTRIA - PORTUGAL !...









 Eu  era  o  Chefe  contabilista.

Sepultura da minha saudosa Máe, , Maria Helena, em  Luanda - Angola - apos doença própria  de África. Tem   ja perto de 110 anos..
Adicionar legenda


Casa onde nasceu o Autor deste Blog - Armando, em Luanda -  Angola .  ha 92 anos.

Meus falecidos Pais e o Armando (filhote)-90  anos..
O Autor (Armando)  e o seu irmão José Duarte - ja falecido.
Homenagens que me eram feitas,  .... Luanda....
Victoria





Avò, Joaquim, herói sepultado  em  Angola  
ao som do Hino Nacional e coberto pela Bandeira Nacional Portuguesa. 

As queridas Netinhas -









Esta sã intimidade.. e extremamente  respeitável., so pode representar o verdadeiro amor  que sempre existiu  ao longo de tantos anos de convívio  terrestre.. e. que já não existe!-



***************************************************

Este blog está sendo elaborado, numa tarde solarenga, em  que a tristeza e ´a  solidão  se conjugam,  embora   haja ausência  temporária, de um feliz e belo convívio  temporal, com  os meios Familiares mais próximos ( Filhos , Netinhas  e  por  parte de  uma Grande  Amizade, chamada Paula.

 Está   quase a anoitecer, e pela janela observo que as pombinhas branquinhas ainda visitam  a varandinha onde este meu quartito  foi construido, , e no qual estou alinhavando o blog,  enquanto  a luneta me permite ver o que estou escrevendo., encostado ao cantinho do quarto.. onde  durmo  e sonho ...  no qual  o  computador foi amigavelmente  instalado






Onde  me encontro instalado neste Lar de Idosos- em Faro.




O Autor - Velho do  Restelo Gtisalho



 Em complemento deste  nefasto período histórico,  aqui exposto, já com 91 anos de uma complacente vida,  de um  português de Angola, que se viu encruzilhado, na sua propria Terra, Angola,   devido a  encruzilhadas  pseudo-politicas e  constrangimentos  de uma vida conduzida  HONESTA  e  EXTREMAMENTE  DIGNA - documentalmente comprovado-  , lamenta o que  lhe  fizeram, em Luanda,   quando em tratamento episódico da saúde  ainda estava em Lisboa, , FOI-ME  TUDO DESTRUIDO QUE    ME   PERTENCIA ,  E QUE  LÁ  DEIXEI,  COMO PRODUTO DO  TRABALHO QUE  HONESTAMENTE SEMPRE PRATIQUEI   ENQUANTO VIIVI E TRABALHEI NA MINHA PRÓPRIA  TERRA  NATAL - ANGOLA.

(Sobrinhos meus que lá ficaram,  confirmaram-me o que  tinham pessoalismo observado).


ULTIMA  HORA..




HPA
       SAÚDE 
.

A operação   clínica  foi  suspensa e adiada por motivos  óbvios  indicados por médicos. da especialidade.
11-10-2019 -  08-15

                                                              **********************

Armando José Carmo Ferreira Baptista.
Lar de Idosos !Amera  "
Rua Natália Correia  7!
8005 - 143
FARO. -  PORTUGAL..


Sem comentários:

Enviar um comentário