quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Os soldados desconhecidos, em terras angolanas....

O tempo é um monstro que devora as memórias  que vão por isso desvanecendo-se,  engolidas  por um  turbilhão  de dor e tristeza  conforme vamos assistindo à partida daqueles que  nos são próximos ou apenas conhecidos mas que partilharam connosco a existência neste mundo físico.

Talvez  por isso sempre tive  um particular  gosto em guardar,  em filmes,  fotografias,  gravações  áudio ou  simplesmente escritos numa qualquer folha de papel,  os momentos mais marcantes e,  por vezes,  outros nem tanto.  Creio que se fosse humana e tecnicamente possível  registaria  toda a minha existência,  para memória futura, quem sabe documentos preciosos que serão descobertos por um qualquer arqueólogo de um futuro longínquo..

É certo que algumas das imagens vão perdendo nitidez,  esbatendo-se tal como as memórias que procuram preservar e até homenagear. No entanto,  teimosas, continuam a permitir um olhar sobre o passado,  vislumbrando rostos esquecidos, outrora familiares. Quem olhar para estas imagens poderá reconhecer um colega, camarada, amigo. Fechando os olhos, recordará, então,  momentos passados,  mas que,  ainda que apenas brevemente,  se tornam de novo presente.

Tento recordar os nomes que os rostos parecem sugerir mas não consigo. Apenas vejo alguém que, tendo sido  familiar, é hoje desconhecido. Não importa,  vou continuar a olhar,  esperançoso de que num assomo  de vitalidade me veja de novo a saltar, correr,  transpor obstáculos  com os rostos dos meus camaradas desconhecidos subitamente retornados familiares...


( O Autor deste blog, Armando José,  surge aqui fotografado,  enquanto militar - Escola de Quadros Militares- em Luanda ( Angola). Hoje, com  89 anos de idade,  mantém o maior respeito à bandeira da sua Pátria...  Português de Angola.  ! )

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário