terça-feira, 27 de novembro de 2018

Porque nos guerreámos ?


                                                                Está patente o resultado...

Ficamos com a  "Exemplar Descolonização" bem patente  oriunda do MAL, que ,como nos dizem,  as balas levaram consigo para as covas dos cemitérios, milhares e milhares de Seres Humanos e para Portugal,  após terem sido destruídos todos  os bens de que eram possuidores os milhares  que viviam nas  Colónias Portuguesas. e que hoje,  na maioria, possuidora de uma Fé em Nossa Senhora, conseguiram salvar-se , e que hoje, ainda conseguem ler este blog.

Que ninguém diga ---   " DESTA ÁGUA NÃO BEBEREI "...

. No Livro que acima fotocopiei, que me foi oferecido pela estimada minha Filha, Ana Paula,  consegui ler o que  mais me impressionou no que vem relatado acêrca  dos movimentos    da guerra que em Angola se passava, e que em certa altura,  fizeram-me  relembrar coisas terríveis, guerreiras, nas quais cheguei a estar metido, e envolvido..

Como  fora  acordado com a Direcção  do Lar de Idosos. ."Amera", ( Direcção Assistida) na altura em  que fui para lá viver,  fui instalado, no quarto em que passei a dormir, um computador, no qual passo os dias a fazer blogs (e não  só...) afim de me distrair para afugentas a dor do isolamento  que me causticou...  o falecimento da minha saudosa Esposa,  Alvarina Teresa, , com quem me casei. em Luanda, na Igreja do Carmo, há 52 anos..

Em Angola, na altura em que la´vivia, na época, corríamos   permanentemente  o risco de sermos atacados e mortes,  mesmo na vias terrestres, por par dos TERRORISTAS.

Recordei-me de um parte   inserida no texto de uma parte  do Livro, em que  fiz  parte do comando  e de chefia de  organizações militarizadas  para defesa dos Cidadãos civis que  habitavam  , desde a sua nascença, no Cidade e  arredores. de Luanda, terra onde nasci., no dia 12 de Abril de 1928

Hoje sou um singelos Bancário Reformado, com 91 anos de idade, sujeito a uma misera  pensão de reforma, consequenciais da... "Exemplar Descolonização"...

Transcrevo de seguida, uma parte que me emocionou, inserida numa das paginas  do Livro acima apontado.

"Em breve os civis angolanos de todas as raças geraram o tipo de espírito  pioneiro que já não se via nas Colónias há gerações.  . Os civis faziam patrulhas e as suas mulheres ajudavam onde podiam.  Muitas Senhoras da sociedade que nunca tinham tido um dia difícil em toda a sua vida começaram a fazer turnos de 72 horas nas clínicas e nos hospitais da  cidade.  Da classe alta ou não, elas esfregavam o chão e lavavam o sangue em teatros operacionais improvisados

Como se sabe, operou-se mais tarde a independência de Angola, cujo desfecho,  já histórico, atirou muito boa   e honesta gente  para a miséria, entre os  quais, estou  incluído, pois tudo quanto eu la tinha, obtido  com o  esforço do meu honesto trabalho, acabou por ter sido destruído pelos  malvados Turras  que por lá ficaram, e que hoje já se queixam de coisas e loisas...  que os levam a cumprir Leis, que o Diabo lhes incutiu., com a passagem do tempo... da  "Exemplar Descolonização"---

Até  algumas  das  Companhias de Seguros de Vida, Portuguesas, negaram-se a pagar aos seus Leais Segurados, aos  residentes  Retornados em Portugal,, o que lhes deveria ter sido oficialmente  liquidado.!

Eu próprio refuto o sistema, que foi aplicado, naquela  época e data, dentro da actividade bancária,  mas já aqui em Portugal, em que, em matéria de justiça na aplicação de direitos, aos que tinham vindo para Lisboa,  como por exemplo, entre dois distintos  e honrados bancários  em que   ambos    exerciam  iguais Chefias de funções, iguais  entre si,   na área de actividade bancária Angolana, quando foi  aplicada  a atribuição  dentro da legitimidade do sector, aqui em Portugal,  coordenada na área   contabilística, o meu próprio  ex-Banco (Banco Pinto & Sotto Mayor, e Banco Totta-Standard de Angola) decidiu-se atribuir pensão de reforma  com a seguinte decisão:
                                             
                                                  (   BANCO TOTTA STANDARD DE ANGOLA)
                                                  ( BANCO PINTO    & SOTTO  MAYOR)

 Ao Bancário que tinha sido admitido, nos quadros  em Luanda,  mas   vindo dos quadros  de  Lisboa--- 100.% (- O máximo da Letra "A".;

Ao Bancário que tinha sido admitido, nos quadros  em Luanda, mas vindo da província  de...Angola:-
--   A MÍNIMA PENSAO DE REFORMA, EQUIVALENTE AO  DO  SALÁRIO MÍNIMO DE UM APRENDIZ DA BANCA -

                  ( NO MEU CASO EM PARTICULAR, EM  LUANDA,  NA HIERARQUIA BANCARIA, FUI CLASSIFICADO, NA  LETRA  "A!, O MÁXIMO  DE REMUNERAÇÃO, ENQUANTO A MINHA PENSÃO ACTUAL DE REFORMADO, COMO SE VIU,  É   A EQUIVALENTE AO DE UM APRENDIZ DA BANCA .... A MÍNIMA ! .. Uma miséria...

Possuo documentação comprovativa do que acabo de explicar.-

                                     Guerrearmos porquê ? E para quê ?!...

Ao fim de  tanso anos de sobrevivência , e com exemplares comportamentos (documentalmente comprovado). cá está este... "Velho do Restelo Grisalho" com a suas ideias reaccionárias, mas o que  é certo,  é que se sente tranquilo, a despeito de ter passado a viver e conviver  aos 91  anos de idade , num esplêndido "Lar de Idosos", na cidade de Faro, denominado "Amera....

Nunca nenhuma bala me acertou, matando-me e... NUNCA MATEI NINGUÉM, ...graças a DEUS   !



O Autor,  na sua anterior  e amável residência,  antes de se ter mudado
para o lindo  Lar de Idosos  em , Faro.
Banco Totta.-Standard de Angola- Séde em Luanda.

Pseudo escritório, no quarto  onde durmo, . Existe computador..
Alvarina Teresa - Repousa em Paz, eternamente no Céu....

E aqui repousa, em PAZ  a minha santa Mulher, Alvarina Teresa,  que faleceu há 8 anos, a meu lado...


Sem comentários:

Enviar um comentário