segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

..... BEM HAJAM , com este.. feliz e encantador encontro. ...

 Bisavós e Pais Avós.-  --( Alvarina já falecida)

Surgem  por vezes  inesperados  encantos no final da vida  num   inconsolável Velho  -  já de avançada idade, como é o caso deste "Velho do Restelo Grisalho", que vos está  redigindo  este blog, que, merecem ser   relatados, com  a intenção de  elevar e reconhecer, o que as vezes  sucede  amorosamente  na   agradável e feliz  existência no  saudável  meio  Familiar.
.
Acontece  que no meu caso  , intimamente  pessoal ,  fiquei   agradavelmente emocionado  e contente pelo seguinte acontecimento, que  ontem, Domingo, me surgiu.,

Tinha sido  convidado . na véspera,   pelos  os meus  ente-queridos  Familiares ( Filha ,  Netinhas,  e uma  distinta Amiga )  para  virem  buscar-me  aqui no Lar de Idosos "Amera"", onde resido há meses, logo  no inicio da madrugada, afim de irmos  Todos, em automóvel  adequado,  darmos  um   longo passeio,  sem pormenorizarem,  antecipadamente,  os pontos ou  locais   que  se perspectivara  visitar, ao longo do País..

Claro que, com os  meus 91 anos de idade,  à chegada do    luxuoso veiculo, conduzido por uma das minhas  " queridas", acima mencionadas,   deram-me logo,  à  partida , o melhor lugar para nele me assentar, comodamente..

E assim tínhamos partido, sem que eu soubesse, ao certo,  o destino a que iríamos parar , tendo, no entanto paralisado  ´varias vezes ,  ao longo do  percurso terrestre, afim de tomarmos em ricos Restaurantes, delicias  açucaradas, e não só....

A partida do  trajecto que tinham em vista, iniciou-se  na cidade de Faro, onde está instalado o Lar de Idosos, acima referido,  onde  resido há meses, por razões fáceis de entender.

Percorridas  longas horas de viagem pelas estradas fora, ,  a certa altura, notei que   tínhamos entrado na cidade do Porto, e. sem eu ter dado por isso,   estacionamos em frente da residência  onde o meu . Filho tinha à porta o seu carrinho., de cuja marca já não me lembro.

Fui . logo de  seguida, à paralisação  da nossa viatura,  surpreendido com  a   aproximação dos meus ente queridos,  Filho, Esposa  Neta  e o  Marido , que ali  moravam,  e ... o que me emocionou e alterou o meu sistema  nervoso, pelo o que vi   abraçado ao colo de um Deles, foi...

 ... a  PEQUENINA  figura humana e lindíssima que   elegera a minha condição de ter sido elevado  da situação de Avô, para...  BISAVÔ !, que nascera no Porto , foi o ---

                                                                          SANTIAGO


 que   é como se chama...  o meu  querido  e primeiro   BISNETO !.,  nascido  em  PORTUGAL...

.



.
O bebé  (foto  montagem )..


Avo^do Santiago (fato branco)

 Álvaro e o  seu   Pai,  Armando. -  (Foto recente..)


Escritório no  cantinho do quarto,onde faço este blog.
Lar de Idosos, onde   maioria só se  desloca  em cadeira  de rodas.

O  BISAVÔ, autor do blog.
Já gora um curioso episódio ocorrido em Luanda, dias antes de termos sido  vitimas da "Exemplar Descolonização "......

Na  nossa residência, em Luanda, Angola,   em que   desfrutamos  de um  lindo  jardim publico, logo a nossa porta, certa manhã.. sentados  a mesa, a tomarmos o #mata bicho", para irmos para os nossos empregos, Eu, a minha saudosa e ja  falecida  esposa, Alvarina Teresa, e este meu Filho,  Álvaro Manuel,  , e   sem a presença da minha querida  filha,  Ana Paula,  que no momento estava  a trabalhar na TAP,  passamos por um susto , que vou relatar :-....

Repentinamente começamos a sentir, junto a nossa porta, da casa em que vivíamos,, um barulho ensurdecedor,  que nos  fez tremer de medo, por isso...

... Começamos a  sentir  as  balas  que estavam a ser  projectadas pelos conflituoso s  grupos  políticos MPLA   e  UNITA,   que se batiam, entre eles,  mesmo a nossa frente,   e perto das nossas janelas, em que   conversávamos,  quanto vínhamos dos nossos trabalhos,  quando passamos a sentir a entrada das  mortais balas, pela casa dentro, , em que nos livramos, naqueles momentos de tal conflituosa  luta, de termos  sido todos atingidos  mortalmente. Só Deus é  que nos livrou  de termos sido todos mortos  proveniente da tal conflito armado., mesmo a nossa porta....

Perante tal situação. em que nos preparávamos para sairmos  de casa  para irmos para os nossos empregos, eu levantei-me e, nervosamente,  enfrentei a  minha saudosa , e já falecida Esposa, Alvarina Teresa, , e o  meu Filho,, Álvaro Manuel,   na altura de pouca idade,, e disse-lhes:

Preparem  já  as vossas coisas, pois  logo que se levantem , da mesa em que estamos  sentados,,  vou leva-los até ao  aeroporto da TAP, pois vou comprar bilhetes de avião, de ida e volta,  com destino a Lisboa,  para embarcarem no avião  que dentro de  poucas horas,  transporta-los há, até Portugal,  pois, estamos sujeitos a sermos abatidos, a qualquer momento,  pelos partidos políticos  em luta. pela independência de Angola.

Ainda  tenho arquivados num dos meus anteriores blogs, os dois bilhetes de  avião que serviram para o embarques com destino a Lisboa, no avião da TAP, embora  não  tivessem sido utilizados quanto ao regresso a Luanda.

Eu permaneci em Luanda, depois e  sozinho, na data., após a partida  do avião que  os transportou a capital  de Portugal,, que os a salvou de  terem  sido    atingidos   por    balas, que mais tarde  , como se sabe,  eliminaram a vida de muita gente, que vivia em Angola.

Safei-me,  Graças a Deus, de ter sido vitima de tais conflitos armados, pois, mais tarde, por razões de saúde  e de   discernimentos  de ordem  diversificada,,   acabei  também,  mais  tarde,  por ter  vindo  para   Lisboa,, pois o Banco em que eu trabalhava - Banco Totta Stamdard de Angola,  em que eu exercia a função de Chefe de Contabilidade,    definhou e deixou de existir , por determinação do Governo de Transição de Angola .

Hoje estou  Reformado,   consequente de  actividade bancária, que, devido a    idade,  foi-me  atribuída  uma pensão de reforma, equivalente a  admissão de um Aprendiz da Banca.


E assim  com o apoio da digna Família que me protege,  e consequente  de uma   dolorosa Viuvez, cá vou passando os meus dias,   acompanhado por Dignos Idosos, que convivem comigo, aguardando a partida com destino ao  santificado  Céu, ...


Adeus,  e felicidades a quem  me acompanhou, aos meus 91 anos de idade,  na leitura deste  meu singelo blog.....

Bancos intervenientes. já  aqui em Portugal, na minha Reforma; ;-  Banco Pinto  &;   Sotto Mayor   e  o   MILLENNIUM. BCP.., onde exerci, sempre, exemplares Chefias Laborais.


                 ..


1 comentário:

  1. Adiantei, mais tarde, que ainda tenho arquivados os dois bilhetes de avião, quanto ao embarque liquidado, ter sido de ida e volta (Luanda/ Lisboa/Luanda) apenas foi utilizado quanto a ida, e nunca o de volta, de regresso a Luanda.

    ResponderEliminar