sábado, 16 de fevereiro de 2019

Um Tesouro centenário, de origem cristã,. num Lar de Idosos, em Faro .

Quase que me chegam as  lágrimas aos olhos, quanto toco neste  sagrado  tema..

Tinha eu 5 anos de idade, quando em Luanda ( terra onde nasci), Minha saudosa  Mãe (Maria Helena) jazia, em casa,  num caixão, após o seu  falecimento , consequente de uma Tuberculose, que a atingira, durante as  viagens que , com o seu Marido,  também  já falecido  ( Domingos José) fizeram  por territórios  postergues e alguns estrangeiros.

 Ainda me recordo que com o meu irmão,  José Duarte,  já falecido., ao despedirmos-  na hora da partida  fúnebre a caminho  do Cemitério,  ao colo de uma tia, pronuncio   a seguinte  afirmação--- " já morreu  ? " ...

Morávamos todos em Luanda, com excepção de alguns repentino  assistentes ,  à  fúnebre  partida,a caminho da cova,  na qual  em que ainda hoje deve  manter-se sepultada,  quando, no decorrer da partida,  a imagem   cimentada de Nossa Senhora de Fátima,  que acompanhava o funesto encaminhamento,  desequilibrou-se e caiu ao chão, tendo-se partido  e desfez-se em muitos  e  incríveis bocadinhos..

Confirmado por acompanhantes , na altura e no momento preciso,   testemunham  que eu ( aos meus cinco anos de idade), seguia  ao lado do caixão, me debruçava e  ia colhendo os  pedacitos destruídos,, e guardava-os em  sítios  de que ninguém se  lembrava..

Tudo se passara em 1933/. - e  não me lembro, exactamente,  do dia exacto   em  que tudo  se   tinha  acontecido..

Hoje, com 91 anos de idade,  residindo num Lar de Idosos, em Faro,, que  por razões e motivos   em que  só a Natureza ´pode  explicar,  descrevo este blog, no cantinho do quarto onde vim dormir e sonhar, no dito Lar, ,  com  apoio num  computador, , aqui instalado por gratidão,  e em que  tudo isto  se  relaciona com  a  viuvez, que me abalou, devido a partida  para o Céu, da Mulher que mais  amei na vida , e com quem me  casara em Luanda  há   muitos anos..

 CASAMENTO RELIGIOSO DO AUTOR

  ACTUAL  ESCRITURÁRIO, NUM QUARTO EM FARO


Mercê da  indesejada "Exemplar Descolonização", como  Angolano de Portugal,     aqui no Pais dos meus Falecidos Pais, Portugal, cheguei a ser considerado um Retornado vindo de Angola..

O tempo foi passando, e,  nos parapeitos do horizonte,, que se  prolongaram por vários   anos,  acabei  por  ter sido Reformado, da actividade bancária, em Portugal,  com direito a uma mísera pensão de reforma, equivalente ao que é pago a um  Aprendiz da Banca..  E assim cá vou vivendo, como Deus  quer.

E agora vamos ao que mais  nos pode interessar, como   sentido de interpretação do  titulo do presente blog-  . O Tesouro  Cristão.

Voltando ao inicio do encaminhamento do caixão em que a minha saudosa Mãe era conduzida ao Cemitério, em Luanda,  Como  calculo, tinha 5 anos de idade, quanto tudo isto aconteceu.

Quanto aos estragos se espalharam pelo chão,  após a queda da  Imagem e ter sido destruída em  pedaços,  eu  abaixando-me, fui colhendo as cinzas e os  pedaços destruídos e  fui  guardando tudo quanto consegui apanhar.

E aqui começa a grande   aventura....

Ao fim de tantas cambalhotas, a que estive sujeito ao longo da vida decorridas em Portugal,, acabei por  cair de para-quedas numa cidade algarvia,  Olhão,  onde permaneci sempre convivendo com a querida Família, antes de ter caído "também de para-quedas" na actual cidade para onde vim  residir, FARO..

Um dia, quando ainda residia em Olhão,  já com a minha moleta,  fui a um Estabalecimento que comercializava instrumentos religiosos. E em conversa com a proprietária,   relatei tudo quanto tinha acontecido com as cinzas e bocadinhos da imagem que sempre guardei   religiosamente. Ela  então respondeu-me ..." traga-me cá  todos esses estilhaços para eu os ver. E assim fiz. levei-lhe o embrulho em que tudo estava metido.

Semana seguinte, telefona-me dizendo para a ir visitar. E assim fiz.  Qual não foi o meu espanto. quando lá cheguei, Ela mostrou-me a Imagem que tinha recuperado e reconstrutivo dos pedacitos  e qual não foi o meu espanto quanto vi   esta imagem  que era a que eu conduzi durante quase toda a minha vida.... 

FOI UM  MILAGRE... SEM DUVIDA  QUE TINHA SIDO A RECONSTRUÇÃO OU REPOSIÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DESTRUIDA, EM LUANDA, AQUANDO DO ENCAMINHAMENTO AO CEMITÉRIO´ EM QUE A MINHA SAUDOSA MAÉ ERA    CONDUZIDA.

                                          PARECE   INCRÍVEL  TAL  MILAGRE !




Imagem semelhante quanto ao episódio aqui referido.




NOSSA SENHORA  DE FÁTIMA- Reconstruida, em Olhão




Declaração da Autora  que fez este trabalho de reconstituição da imagem de Nossa Senhora.


A imagem reconstituída  devido a  recolha dos pedaços   que resultaram da  sua queda, permanece  num oratório que se fez, e que está  patente  no Lar de Idosos - Amera -em Faro, que pode ser visitada perante previa autorização  da  respectiva Direcção.. do Lar de Idosos..  A competência deste trabalho vem permitir que observemos,  o que  milagrosamente, foi   reconstituído, pois a   santa imagem que  agora aqui podemos observar...


                                              TEM JÁ 100 ANOS


E , para finalizar,  mesmo com a mudança consequente dos "desencontros" que se combatiam em Angola, quanto a sua independência, , o autor deste blog, conseguiu sempre   transportar  consigo  os restos da Imagem  original  que foi destruída em Luanda....


                                                        O Autor, Armando José em Portugal.


Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário