terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

O que nos pode sobrar para além dos nossos maus momentos de vida terrestre ?......

Foi com extrema surpresa que, hoje, dia  26 de Fevereiro de 2019,  fiz frente a exibição destes folhetos  aqui reproduzidos, que  estão  impressos  na Internet, e   que, por  coincidência, já me preparava  para  exibir mais um blog, de ninha  autoria,  que relata  um período que vou passando, presentemente,  em consequencial do falecimento da minha saudosa e querida Esposa, com quem me casara, em Luanda,  há mais de meia centena  de anos,, e que, tristemente  me perpassa pela memória, sempre que sento à frente do meu computador, e clico na tecla que  relata o que   me   leva, com toda a tristeza,   a suportar   a viuvez  que suporto até ao final da vida..  Este trabalhismo   bloguista, esta sendo elaborado  num cantinho do quarto onde passei a dormir e a sonhar, quando vim residir para este belo  Lar de Idosos - "Amera",  em Faro,  sobre o qual aqui vão algumas   fundamentadas razões   porque passei a residir aqui....

"Amera"

O meu escritório no cantinho do quarto onde passei a dormir.


"
Amera é  sinónimo de vida assistida, conceito que vai muito além do tradicional lar de idosos, mas também é mais abrangente que  o  moderno  conceito de residência assistida.  A maior parte destas residências  assistidas não está, de facto, preparada  para cuidar    de pessoas  verdadeiramente  dependentes pelo que,  chegadas  a essa condição têm de  mudar e voltar a integrar-se, noutra residência.

Na Amera assistimos todo o percurso da dependência ,  física   ou   emocional.   Acolhemos e integramos  pessoas que  sentem que já não conseguem   lidar  com o  quotidiano em suas casas,  que se sentem  inseguras, ou,  simplesmente, sozinhas.    Num  ambiente familiar que, no entanto, , integra os  melhores profissionais. proporcionamos  vida   assistida,  à medida que as suas necessidades  vão  progredindo.

Também  acolhemos, temporariamente,  quem sofreu episódios agudos se saúde,. Com o apoio  que prestamos na recuperação, física e psicológica, devolvemos  a liberdade de regressar à sua vida  autónoma.  Há no entanto  quem  deseja ficar.

A Amera pretende proporcionar uma atmosfera  emocional positiva e integradora aos seus residentes, Para tal, é colocada  toda a »enfase na criação  de um  ambiente nos antípodas  do típico lar de idosos  deprimente para os residentes e  confrangedor    para os visitantes.

A Amera  presente, tanto quanto possível,   proporcionar aos seus  residentes uma experiência  de vida doméstica,  numa nova casa.   Todas as actividades planeadas acentuam esse aspecto, bem como tentam facilitar a interacção com não residentes - familiares e amigos.




LIBERDADE E TEMPO LIVRE AO SEU RITMO

Neste ponto, há que comentar  algo, não impresso na Internet, na sua totalidade,  mas  coberto com o próprio  raciocínio emergente do autor deste blog - Armando   Baptista,  reformado bancário, com um exemplar passado - documentalmente  comprovado. - e que agora aos 92 anos de idade,  não se mete em cavalarias altas.  embora pense as vezes que está metido nua prisão sem grades,-  o que não  está certo !... -  pois a vida que agora leva,  no Lar de Idosos - "Amera"está   amigavelmente amparado e acompanhado por PESSOAL CALOROSO,   e que permanece sempre atento a cada um dos meus desejos., pelo que saberei    preservar o meus honrado   ritmo quotidiano. 

Poderei sempre receber os meus Familiares ou Amigos.  Por outro lado se desejar passar tempo fora da "Amera", basta que  dê  conhecimento  aos Dignos  Dirigentes do ditoso Lar Felizmente não sou sujeito.  a qualquer  restrição.

Graças a Deus,  minha honrada Familia,   sempre  se  pautou  pela  honra, dignidade . solidariedade , honestidade e  digno comportamento, em todas as circunstâncias da vida,  comprovadamente manifestado, tendo em conta que  entre os meus Antepassados, há os que chegaram  até a  ir  para as suas sepulturas, acompanhados, no momento do enterro,  pelo Hino Nacional e cobertos pela Bandeira Portuguesa ( em Angola)...








Vou de seguida   relatar quais as razões  que me levaram a   escolher este   maravilhoso Lar de Idosos, denominado "Amera",   na altura em  que, pelas razões básicas de uma  viúves  recente,   vi-me perante a escolha de ter  que  passar  a viver  sozinho. ou acompanhado futuramente  por  Seniors, em Lar de Idosos,  em razaõ  de o resto da Família  se ver impedida de me  poder  acompanhar  permanentemente, porque Todos   tinham  que se  deslocar para zonas muito  distantes,  dado  que Todos  trabalham a muitos quilómetros de distancias. do local em que vivíamos enquanto  tínhamos  a presença feliz da querida Alvarian Teresa.. que seguiu para o Céu.


Sou  crente em Deus e Nossa Senhora de Fátima. Por isso. no local onde respiro livremente e saboreio o conforto de poder dormir com tranquilidade,  mantenho, devidamente resguardado, um Tesouro que   me dá a  esperanças de poder reviver mais uns tempos amparado pela amizade que sempre  me dispensaram  - Filhos - Netinhas - Amigos,as e a resplandecente imagem centenária  de Nossa Senhora de Fátima.



Imagem centenária de Nossa Senhora de Fátima

                             E até um dia, se  Deus quiser.  Bem Hajam, respeitáveis Leitores.


.....

Sem comentários:

Enviar um comentário