O Autor, em Cabinda-Angola |
Como tenho vindo "escrevinhando " nos meus blogs , a palavra Angola, motiva-me sempre interesse em dedicar horas de leitura de jornais que abordam problemas relacionados com os "Velhos".
Neste contexto, surgiu no mercado, o "Jornal Sénior", que me enche "as medidas" no a`âmbito de curiosidades e " feitios" abrangentes dos que já tem muitos cabelos brancos e igualmente os respeitáveis "carecas". que sofrem, certamente, do mesmo mal...
Há bem poucos dias, um novo livro, surge no mercado, ao qual já me referi em programas anteriores, de Celso Filipe ." O Poder Angolano em Portugal", que aproveito, agora, para dele extrair a seguinte textura:
...No plano político, os desencontros entre Portugal e Angola - os que já aconteceram e os que ainda estão para vir - não irão colocar em causa um estreitamento das relações. "Não há nada a ameaça-las. Os interesses mútuos concorrem para que tudo corra bem", prognostica Xavier de Figueiredo, O interesse de Angola é, em parte, o de colocar dinheiro fora do país. O interesse português resume-se, em boa dose, no comentário que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, fez a 6 de Fevereiro de 2013, durante uma visita a Luanda: "Gostava que os portugueses soubessem que em 2012 as exportações para Angola cresceram mais de 30% e isso ajudou muito a nossa situação económica que é difícil, mas que nós vamos ultrapassar".
Para que não restassem dúvidas, Paulo Portas vincou a boa relação entre os órgãos de soberania dos dois países, que Portugal respeita e trata "com amizade"...."
Soam bem estas palavras, pois não pretendendo ser "pragmatista´", recordo que, numa ardente e causticante época em que, (como muitos), fomos atingidos devida a "exemplar descolonização", cheguei a ter a percepção que de ex-director financeiro de um Banco , sediado em Angola, recorrer agora à "pedinchice" publica, para poder sobreviver, com alguma dignidade, enquanto aguardava decisões governamentais que nos permitisse sair do "caixote de lixo" para onde, injustamente, nos tinham atirado.
Vem esta catastrófica visão, a propositado do que li, no dito livro, porque, das Entidades Governamentais, a quem me dirigi, para que nos auxiliasse a manter alguns meios que nos permitisse continuar a viver, em condições humanas, Dr. Paulo Portas, foi, talvez a única Entidade que se dignara prestar-nos alguma atenção, que muito nos sensibilizou, e como prova do nosso reconhecimento, ficaram guardadas na prateleira das boas maneiras alguns documentos que por Ele nos foram enviados, de que tomo a liberdade de reproduzir no presente blog. Sensibilizou-me a Sua atitude, ao invés de quem nos quis atirar ao tubarões....
Ainda a propósito do que vem publicado no nº05 do "Jornal Sénior, acerca da protecção da violência sobre os Idoso, há que distinguir, dois tipos de violência:
A Física e
a Verbal.
Desta ultima, ja fui afectado, precisamente numa aula em que tive o gosto de participar, em que, por via bloguista, quiz engrandecer um acto de heroísmo que, por dignidade e honradez, um Digno Militar, Português, em Angola imolou-se, disparando seu revolver no tambor repleto de pólvora, em que estava sentado. .. Numa aula de Universidade Sénior ...em Olhão !
Bem, para um pacato cidadão, como eu, que se "envaidece" com a exibição de medalhas e estatuetas ganhas, no passado, em Angola, em competições desportivas em que chegava a ser premiado em corridas náuticas com percursos de várias milhas, vir a ser um pouco "triste" não poder compartilhar, agora, com os vitoriosos, pois os médicos avisam "não está em condições de se ausentar de casa "..., devido ao excessivo calor que se abateu nesta zona do sul do País.
A Estatueta em pau preto, que surge na foto incorporada neste blog, vem a ter um certo significado, sem carisma especificamente de índole idiolátrico , pois a nossa existência física, neste Globo, , é comandada por circunstâncias absolutamente imprevisíveis, e alheias as nossas primárias vontades.
Cada um tem a sua própria vocação. Regulo-me pelos santos princípios religiosos, incutidos desde a minha infância, e respeito quaisquer outros diferentes dos meus. .
À pergunta que, em primeira página vem destacada , no jornal em referência, "Quem os protege?", a resposta é, sem dúvida .. "Desconhece-se".
Mas a principal resposta , segundo eu penso, seria , de imediato, ... "O ESTADO " ! "E as empresas comparativas ).
Como seria tão bom que, a cada contribuinte, fosse pago o subsidio de férias, por inteiro, logo ao principio de cada ano, mas ... a dobrar !!!...
E o subsidio de Natal, a triplicar, no mês em que Jesus naceu !...
Isto, para alem de outras "benesses", que possibilitariam "afugentar" o que atemoriza muitos idosos, que deambulam por este deserto da vida, tais como:
- Hospitais com capacidade de socorre-los, nas horas amargas;
- Vivência com outras Pessoas, respeitáveis, em Centros de Acolhimento;
- Isenção de prestação documentaria que comprove que aos 90 anos é necessário
que o Médico declare que se é portador de doença incurável ...
- Que as Televisões deixem de emitir programas que são uma porcaria...
Haveria muito mais, mas... para massacrar a paciência dos queridos Leitores ... BASTA !
Tá?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário