quarta-feira, 17 de julho de 2013

"Pregar nas Desertas"...

O poder das palavras...


 Não se interprete haver qualquer sentido depreciativo ou  pejorativo que se possa deduzir quanto à redacção que constitui o  presente blog,  Antes pelo contrário, um  vibrante VIVA e glorificar a decisão, anunciada pelos jornais e televisão, de que  Sua Excelência, o Presidente da Republica Portuguesa, pretende visitar às Ilhas Selvagens, dentro de dias.

Recordo-me que, após uns meses do inicio da  II Guerra Mundial,  a caminho da minha Terra Natal (Angola),  acompanhado pelo meu  irmão, (na altura com 10 anos de idade), a bordo do paquete "Angola", fundeado nessa altura, ao largo da ilha da Madeira, houve um conjunto de passageiros  interessados em conhecer as Selvagens.  Lembro-me que, muitos "atletas"  madeirenses, subiam aos mastros dos transatlânticos e do alto, atiravam-se à água, em mergulho, para, como prémio, alguns passageiros lhes oferecerem algumas moedas, na data, em  Escudos. Já lá vão perto de setenta anos! ...

Muito mais tarde, já casado, com filhos, e residindo em Luanda, num período em que os "Patrões" concediam "férias à Metrópole", por seis meses, foi-me facultado, por um primo, engenheiro, infelizmente já falecido, que iniciara obras da construção civil, no Funchal, um longo passeio pela  Madeira, em que tive o ensejo de  apreciar o encanto  das Ilhas  Selvagens .

Na foto em anexo, que reproduzo algumas  legendas, pode ler-se...

"ILHAS SELVAGENS SÃO TERRITÓRIO MAIS A SUL DE PORTUGAL".

Bem,  a forma que eu interpretaria mais apropriadsa, seria assim:

"ILHAS SELVAGENS PASSARAM (omitindo  o  "são"A SER TERRITÓRIO MAIS A SUL DE PORTUGAL...  porque as "exemplares descolonizações" varreram dos mapas os antigos territórios ultramarinos, a SUL de Portugal que todos conhecem, passe o extemporâneo humorismo!...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário