A Revista Febase «UGT» - Federação do Sector Financeiro- nº 35. de Julho de 2013. na sua capa insere a Ilustre e Honrosa Imagem de Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica Portuguesa, e a letras douradas, o dístico "Governo segue dentro de momentos".
Como bancário, atirado já há longo tempo, para a prateleira dos "semi-inválidos ", mas Gloriosos, pela sua mui digna conduta de honradez e dedicação ao trabalho , tem vindo a apreciar, com todo o respeito, o conteúdo dos textos inseridos na dita Revista, de sector Bancário.
Sem preconceitos depreciativos, ao longo da minha "debilitada" visualidade, fui analisando determinadas questões, influentes na vida dos Idosos Reformados.
Numa das paginas, titulada Bancários Centro, vem um artigo, que sob o titulo Sindicato único, , despertou-me certa atenção, pelo seguinte:
Efectivamente, existem, actualmente três Sindicatos, no sector Bancário , reconhecidos segundo as suas áreas geográficas : o do NORTE, CENTRO e SUL & ILHAS.
Não deixo de reconhecer, que os hábitos e costumes variam de zona para zona, em áreas no nosso País, e que existe digno Pessoal, que desde o nascimento, do seu berço , permanece e viveu sempre, no seu cantinho abençoado.
Como é natural, há quem seja do Norte e Centro do País e que passasse a residir no Sul, ou vice-versa
.
E há também, como o meu caso , que trabalhando em várias actividades comerciais e bancarias, em Angola, ( em que cheguei a ser um trabalhador, em conjuntural equipe. Fundador de um Banco), que por razões especificas, veio a ser Reformado, em Portugal, mas antes, com actividades profissionais exercidas no Norte e Centro do País e presentemente residente no Sul (Algarve).
Daí resulta que ,embora sindicalizado no Norte, e por ter residência oficial no Sul , terei que me submeter às condições processuais e definidas exclusivamente pela jurisdição sindical do Sul, que por vezes chegam a ser antagónicas, com as do Norte..
Um exemplo: Há o caso de consultas medicas efectuadas nos SAMS -Sul , em Faro, que só após decorridos sete (7) anos é que me foram descontadas na pensão de reforma, por ser vinculado à área de jurisdição sindical do Norte...A situação, porem, foi solucionada por acordo entre as Direcções Sindicais existentes na altura...
Com a devida vénia e respeito, transcrevo uma passagem inscrita na pagina 26 da supracitada Revista
"...Anibal Ribeiro, presidente em exercício, tomou a palavra para dizer que o SBC tudo fará para aproximar os bancários e convidou os presentes a inscreverem-se no próximo encontro. Recordou, ainda, os esforços que os sindicalistas estão a desenvolver no sentido da criação do tão almejado sindicato único, assinalando as mais-valias que daí poderiam resultar para para a classe...."
Saudações a Toda a Classe Bancária ! Bem hajam !...
:
Sem comentários:
Enviar um comentário