Ao despertar deste Domingo, logo pela manhã, vieram -me, curiosamente, à memória dois Grandes Vultos, que nunca esqueci, pois foram os que, após a morte da minha santa e querida Mãe, quando eu tinha cinco anos, me acolheram e cuidaram de mim, até à idade dos onze anos, em que, de novo, retrocedi à minha terra Natal - Luanda.
Percorridos depois muitos e muitos anos, acabei por voltar para Portugal, onde resido actualmente, após ter passado para a situação de Reformado, na actividade bancária. Recorri, posteriormente ao sistema informático, e foi então, que recompus as velhas fotografias. "Escarafunchando" o que sempre guardei, com muito cuidado, compus livros para serem apreciadas no futuro.
"Escarafunchando" as páginas em que guardara as lembranças que o tempo não ceifou, vim a redescobrir casos históricos nunca denunciados e talvez... cuidadosamente silenciados !
Sou descendente de um invulgar Herói que, em África (Angola)foi protagonista de situações que foram silenciadas, provavelmente pela inexistência, na altura, de pessoal que se dedicasse a romancismos ou do tipo jornalístico. Estou a falar do meu Avô, Joaquim da Fonseca do Carmo Ferreira, que foi protagonista, no seu tempo, de situações que nem lembram ao diabo...
Foi amigo e companheiro de luta do General Norton de Matos , segundo me foi dito, e, que nas campanhas em que se envolvia, percorrendo longos espaços selvagens do interior de Angola, chegou a ter contacto com "selvagens" que o conduziram a locais onde se desconfiava que existiriam minas de ouro. Verdade, ou mentira, desconheço....
Eis a figura deste meu Grande Avô, que descansa eternamente numa campa no Cemitério, em Nova Lisboa (Angola) em cujo cortejo fúnebre foi acompanhado por Distintas Figuras Militares e... coberto pela Bandeira Nacional Portuguesa, em homenagem aos seus actos de heroísmo como honrado cidadão português.
Joaquim da Fonseca do Carmo Ferreira (Administrador de Concelhos)- Avô... |
Tive sempre um carinhoso tratamento, enquanto ainda jovem e aprendiz do "hino nacional - A Portuguesa" - que minha saudosa Avó, Helena, me dispensou até a minha partida de Lisboa, rumo a Luanda, no vapor "Angola", juntamente com o meu irmão, José Duarte, (já falecido).
Avó Helena. foi uma Santa... |
O primeiro neto , Armando, autor deste blog. Ao fundo, a Esposa, Alvarina. |
Avó e os seus seis filhos ( todos falecidos).. |
O Autor, com a Esposa (falecida) e Nétinhas. -Portugal ! |
E o Dia dos Avós está prestes a atingir o horizonte... com um sol radioso!...
Tá?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário