Bungo - Luanda (Angola)- |
O Autor, no local de nascimento... |
Dois nomes eram, nessa altura, muito pronunciados na rádio, porque ainda não existia a televisão, de agora, e que eram os seguintes:
-António Óscar Fragoso Carmona.
- António de Oliveira Salazar.
Ao comando do Governo, sediado em Lisboa, eram estas as Dignas Figuras que "davam ordens" na qualidade de "Orientadores Políticos/Governamentais" a todo o Território Português, constituído a partir de , Lisboa, (capital de Portugal), Porto, Coimbra, Faro, Madeira, Açores, Estado da Índia, Macau, Timor, S.Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné, Moçambique e Angola.
Hoje, os "comandos" cingem-se somente a Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e restantes cidadezinhas espalhadas pelo País cantado por Luís Vaz de Camões, nos seus ditosos "Lusíadas"...Portugal!.
Geograficamente, as "ordens", no antigamente, eram para serem cumpridas em todos os locais onde a bandeira Portuguesa flutuava, isto é, a parir do Estado da Índia até ao distante Timor.
Hoje, as ditas "ordens" ficam-se por Madeira, Açores e... Portugal continental... (do Minho ao Algarve).
Em resumo: Dois Homens, na prática, noutros tempos, quase que foram o suficiente, para governar e dar ordens a meio Mundo; hoje, em Assembleias Legislativas, já nem bastam sequer centenas de "legisladores" para que as leis venham a ser cumpridas somente do Minho ao Algarve (e... até ver), Maneira e Açores. (Que me relevem e desculpem o aforismo humorístico, feito sem maldade nenhuma)...
Açores... |
Tá?!.....
Sem comentários:
Enviar um comentário