domingo, 30 de setembro de 2012

Vestigios das Ruínas da Fortaleza de S.Lourenço

NA RIA FORMOSA

Com a devida vénia, e respeito, passo a transcrever uma parte de um  texto inscrito numa obra literária, de autoria de Adérito Fernandes Vaz, Olhão da Restauração no tempo e a 1ª invasão francesa em 1808.
"...o edital foi rasgado pelos marítimos na descrição do manuscrito e pelo próprio coronel Lopes de Sousa..."
...Foi desta insurreição à porta da igreja Matriz, que ocupando os barcos "foram à Barra Grande, onde se situava a Fortaleza de S. Lourenço, que aí defendia as  investidas dos piratas". É esta fortaleza de S. Lourenço, o único edifício bélico de Olhão, situado em plena Ria Formosa, que o tempo se encarregou de destruir e desapareceu totalmente.

O autor da presente publicação, quando veio residir em Olhão, num pequeno barquito, aos fins-de-semana, "navegava" pelas encostas marítimas, nesta zona periférica da Ria Formosa, e, com a sua  velha máquina de filmar, foi colhendo vestígios que ainda se podiam observar, resultantes das contendas  heróicas em prol da independência da Nossa Terra !

Foi assim, que, há bastantes anos, tive a oportunidade de fotografar as tais peças de "artilharia", montadas na dita Fortaleza, à entrada da barra, e que hoje, nem peças de artilharia nem Fortaleza existem.!!!.....É só areia e água salgada !.


O tempo encarregou-se de  ceifar, o que, em momentos heróicos, foi palco de grandes acontecimentos históricos.



São, portanto, recordações que prezo em conservar, da melhor maneira possível: as Fotos colhidas em momentos em que a minha saúde o permitia...
 
********

"Heróis do mar, nobre povo
 Nação valente. imortal ..."






Maquete da Fortaleza de S. Lourenço (Fonte: Olhaoweb)

Sem comentários:

Enviar um comentário