quarta-feira, 27 de março de 2013

Mas afinal o que é a Páscoa ?

Para os Cristãos, a Páscoa representa a data da Ressurreição de Cristo e que é uma continuação da homenagem em memória da saída dos judeus do Egipto.

Assim, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 de Março. Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas ocorre após ou no equinócio da Primavera boreal, adoptado como sendo 21 de Março (Concílio de Niceia 325 d.C.).

A quarta-feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e,  portanto, a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.


Muito bem.

A Páscoa é afinal a celebração da morte e da vida. Da morte, a uma sexta-feira,  e da vida, ou melhor,  do regresso à vida, ao domingo.  O homenageado  é JESUS CRISTO.  Morto na cruz,  qual mártir,  para expiação dos pecados de homens e mulheres (se Cristo agora regressasse teria que  morrer  várias vezes e mesmo assim muito pecado ficaria por compensar).

Ao contrário  do Natal,  que ocorre sempre a 25 de Dezembro,  a Páscoa  é uma festa móvel,  ou seja,  celebra-se em datas variadas.  Isto tem o seu quê de curioso: ora se o Natal celebra o nascimento de Cristo, o qual se convencionou atribuir ao dia 25 de Dezembro, porque razão a morte não é igualmente  recordada sempre no mesmo dia ? Terá Jesus Cristo morrido várias vezes ? Provavelmente a quantidade de pecadores assim o exigiria. Mas duvido que,  mesmo Cristo,  aguentasse tal martírio. 


              A História do coelhinho da Páscoa e os ovos  

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.


O Homem atribui muitos significados a coisas aparentemente vulgares. A vida, porque está à nossa volta,  e a morte porque nos acompanha todos os dias. Por cada dia que passa estamos um dia mais perto do nosso fim. Não que isso seja bom ou mau. É um facto inerente à vida. Pode-se até dizer que "viver mata".



Sabendo tudo isto a nossa responsabilidade aumenta. A responsabilidade de respeitar e usufruir da vida como o bem mais precioso. Amar e respeitar os outros,  respeito  esse que é também devido a quem não gostamos.  Não vale a pena perder tempo precioso  em ódios muitas vezes infundados.

A Páscoa é pois a celebração da  vida. Juntemo-nos, então, à Festa !
 

Sem comentários:

Enviar um comentário