sexta-feira, 8 de março de 2013

O Martírio de Pedro....

O Martírio de São Pedro, de Caravaggio
Recordando o legado de São Pedro e as origens humildes de Jesus Cristo e dos seus Apóstolos, entre os quais se incluía o próprio Pedro, seria bom que os Senhores Cardeais, convocados para a eleição do futuro Papa, tivessem em mente essa virtude, tão falada nos evangelhos, mas tão esquecida nos dias de hoje: A Humildade.

A prosa que escrevo veio inspirada nma lembrança de um filme que vi há muito, ainda em Luanda, minha terra Natal: As Sandálias do Pescador. Neste filme, um padre russo, interpretado por Anthony Quinn, é libertado dos campos de trabalho soviéticos e enviado para Roma. Aí, cria uma relação de proximidade com o Papa vigente, Pio XIII (papa fictício), que o nomeia Cardeal. Após a morte do pontífice, Kiril, o personagem interpretado por Anthony Quinn, é eleito Papa. Enfrentando tempo difíceis, em que se perspectivava uma nova guerra mundial entre americanos e russos, o novo Papa assume posições inéditas e totalmente opostas ao que era habitual para o cargo.

Kiril I, o novo Papa, enfrenta o desafio de servir de interlocutor entre as diversas potências mundiais, incluindo a China, com o objectivo de evitar guerra e fome. O novo Papa tem também o hábito de, incógnito, misturar-se com o Povo e rezar com eles, sem que se apercebam de quem se trata realmente.

Era bom que, com a escolha do novo Papa, uma nova atitude fosse o objectivo. Menos opulência, menos vestes douradas, menos discursos e mais acção. Acção no sentido de punir os pecadores, aqueles que minam o tecido da instituição secular que é a igreja, com comportamentos criminosos, para além do "simples" pecado. Talvez um Papa preocupado em pôr ordem na casa, acabando com os interesses que parecem corroer o Vaticano e que, em última análise, prejudicam aqueles que, com enorme fé, acreditam na mensagem de Cristo. A hipocrisia é também ela pecado. Deixemo-nos de tal comportamento e assumamos as coisas tal como são...

Escândalos como a pedofilia e a homossexualidade no seio da igreja parecem ser sempre abafados, com medo de que tais situações venham a destruir a Instituição. No entanto o efeito é contrário. Ao remeter o lixo para "baixo do tapete" criam-se condições para que o bolor se instale e a decomposição ocorra. Parem, por amor de DEUS !!! Humildade e honestidade absoluta precisam-se. Procurem não o esquecer, na hora de escolher quem vai calçar as Sandálias do Pescador...

Para assistir ao filme "As Sandálias do Pescador", completo e legendado em Português, clique AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário