sábado, 20 de janeiro de 2018

Para que serve um Espólio ?... Beijos vindos do Céu....


Diz-se que um espólio são bens que  ficam por morte de qualquer pessoa.  Pode ser verdade, mas que tipo de bens poderão vir a interessar a alguém que  possa ter sido  beneficiada com  um  legado  que tenha  sido  deixado, legalmente ,    por   razões  hereditárias  ?...

Tenho, por exemplo,  uma longa " catefra" de jornais,  emitidos em Angola, e, igualmente,.   aqui em Portugal, há dezenas de anos, que venho  amontoando, alguns,  para os quais  comparticipei  com contos e relatos, de várias espécies, tais como no  "  Brisas do Sul",   "Correio da Manhã",  "Sábado",  "Visão" "o Diabo", "Sénior" "o Olhanense" " a provincia de Angola",  etc. etc, que penso virem a ser ou atirados para o  "lixo", ou  então  guardados,   por parte de interessados em os  manter arquivados. após o   meu falecimento, que  já não deve estar muito distante. devido a só faltarem 10 anos para   atingir  os 100 (cem anos) de vida)...
Curiosamente, hoje, Sábado,  20/01/2018,  desloquei-me de automóvel,  provavelmente pela ultima vez com o volante nas mãos, pois dentro de poucos dias ficarei  impedido de conduzir automóveis, dadas as condições legislativas ,  devido ao limite de idade que, legalmente,  me permite ser  condutor do meu velho automóvel "Synca, "... Antes que termine o prazo   de poder  manter  carta de condução,fui colocar uma linda flor no Cemitério onde repousa a minha  saudosa , e inesquecível Mulher que mais Amei na Vida, durante os 62 anos de  um feliz casamento , celebrado em Luanda. ( Alvarina Teresa.





Eis um pouco do que resulta da montanha de noticias, inseridas em jornais e revistas, algumas catastróficas, que, em alguns  jornais  tem sido  vindas a publico:

Jornais e Revistas - Espólio ?

Espólio - Jornais e revistas...

São as centenas de Jornais e Revistas.

O fundo de jornais e revistas- Antigas e Modernas...


Um exemplo de noticias publicadas, há pouco tempo, que me impressionaram.

Estatueta de Nossa Senhora de Fátima destruiria após embate com um camion cisterna., na via publica.- Foto reproduzidas..

Uma noticia jornalística, , quase que diária...

Relatos jornalísticos,  a caminho do esquecimento... e da ignorância publica...

Contar-se-á, mais adiante,  uma versão em que fui Autor, aos 5 anos de idade...

..Na busca da  papelada que procurei dar alguma arrumação, despertou-me  especial  atenção   a publicação do seguinte artigo, publicado, com reserva, num  programa  do  facebook

 Estatueta da ImagemNossa Senhora  do  Rosário de Fátima. Já reconstruida, após 90 anos...
.
 Esta estatueta, tem história... Foi, há meses,  "consertada",  por mãos dignas,  em consequencial   de uma queda de  que  tinha sido vítima,  há muitos anos, em Angola e ,que a  destruíra completamente..

Note-se o paralelismo, completamente  incompreensível... mas....   interpretativo...

Programa publicado, hã  meses:

(Reprodução   jornalística.)

 "....Santa em risco de Rachar.
A´"A estátua está em perigo, garantem os especialistas, A exposição ao ar e as várias viagens ao Vaticano deterioraram imagem".

E adianta o programado:-

"As viagens-  constantes da estátua da Nossa Senjora de Fátima ao Vaticano estão a degradar o revestimento da imagem e a deixar a representação da santa com fissuras e pequenas lacunas".

                                                     *******************************


Vamos agora  historiar,  com mais preciosismos, o que, sobre esta questão, acerca da  estatueta de Nossa Senhora de Fátima,  já  emitida um blog, há dias, e que podem vir  a  merecer interpretações sujeitas a diferentes formas de analização:-

Luanda ( Angola), - residencia  privada.
Minha Santa Mãe, Maria Helena, vitima de uma tuberculose, falecera, e estávamos já  de partida, a caminho do Cemitério,  conduzida no seu caixão, quando, inesperadamente, a imagem de Nossa Senhora de Fátima , que a acompanhava,  tombou e veio a ser destruída, devido a queda que acontecera.
Tinha eu cinco anos de idade,  portanto seria já  em 1933 e como  ainda retenho certa  memória. do barulho que a causa motivou,  e como minha saudosa Avozinha e Tias, foram as que sempre me  acompanharam, e educaram,  nunca deixei de pensar que os pedacitos deixados pelo desastre ,  fui  eu como criança, que os  ia  recolhendo, e que  me " soem" ainda aos meus  ouvidos, minha  Avó e Tias,
em voz alta,  iam-me dizendo que os guardasse, e  não os deitasse fora..

Efectivamente, como provam as coisas recolhidas, como acima espelho,  como recordação, sempre reguardei o que   sempre  mantive,  como perpetua recordação,  os restinhos da Santa Imagem que fora destruida  no dia do falecimento da minha saudosa Mãe (Maria Helena).  Quase meio século !

Embora não existam fotografias  do  resíduo  dos acidentes, foi mais ou menos assim que ficaram os estilhaços guardados.
 Os anos foram passando, e, o que  é verdade é que , as peças destruídas, foram resistindo - não  sei explicar como -   e.... talvez por sentir algo muito estranho que assolavam os meus miolos que  já se iam sentido  "amorfanhados",  certo dia, aqui  na cidade  de  Olhão da Restauração,   pessoa â frente de uma loja que negoceia  Molduras,  prontificou-se a Reconstruir a  dita imagem destruida, e...

Resultado... Foi uma espécie de milagre... voltou  a ser o que era  antes... e,, como prova aqui vai a Declaração da  Autora desta maravilhosa   Obra..

Declaração da Autora que reconstrui a imagem que esteve  danificadas  80 anos.
.
 Mais tarde... o milagre comovedor...





                                        Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Mãos Santas e Milagrosas

Virgem Maria - Mãos santas e milagrosas....


Aqui  estão ´reproduzias duas  fotos tiradas com recurso a tecnologia de ponta.

Nelas  é possível ver o ponto onde foi feita a colagem  no punho  do  seu santo   braço, das duas mãos em oração,  porque ,quando  segurei  na  estatueta para a colocar no sitio seguro, se  tinham desprendido,  como sinal de acariciamento, mostrado pelas  Suas Santas e Sagradas Mãos.


Rezei por este  MILAGRE !...



...
..

2 comentários:

  1. Um espólio é o legado de uma pessoa, o testemunho silencioso da sua presença nesta vida e que, não sendo imortal, perdura para além da morte física, como um prolongamento da vida. Estime o seu legado, alguém há de valorizar o seu esforço em manter a chama da vida acesa. Isso é garantido.

    ResponderEliminar