domingo, 21 de janeiro de 2018

Um arranjo mais perceptivel.... e orientador. .....


Estatuário construído após recuperação da estatueta da imagem recuperada de Nossa Senhora.

*******************************


Porque uma imagem vale por mil palavras, venho agora  expor, fotograficamente, o que tenho vindo a relatar  sobre o que aconteceu com a divina imagem, que esteve submetida, secretamente, a divulgação pública sobre o desastre, que há perto de 80 anos, foi vitima de um destroço, que a fulminou, e que se assemelha ao estado deplorável  a que chegou uma outra imagem que fora igualmente destruída, como sucedera a esta figura  que aqui se projecta, como referência, de seguida:


A imagem superior, e que de seguida se repete, foi a verdadeira vítima do grave acidente, que a destruiu, devido a uma deslocação funerária da minha saudosa e querida Mãe, quando a caminho do Cemitério, em Luanda (Angola) tombou e caiu ao chão, tendo ficado em pedacitos, que, posteriormente, foram todos recolhidos por mim,  quando tinha ainda cinco anos de idade. Avós e Tios, sempre me ajudaram a conservar os pedaços recolhidos, que mantive sempre resguardados, até, que, em Olhão, houve quem compusesse a destruída imagem, ao ponto de ter ficado como  nova, como o original.

Repare-se, pois, como foi possível, após tantos anos de secretismo, ter ficado como nova, assim...
A nova estatueta, construída há dias, em  Portugal (Olhão) para  ali permanecer a Santa Imagem de Nossa Senhora de Fátima,  após ter sido refeita do desastre que a destruíra, completamente, em Angola.

Para que não tenham surgido dúvidas quanto ao que se relatou acerca deste milagroso "acontecimento", foi sugerido à Autora desta "recomposição", uma Declaração, por si subscrita,  confirmado o estado deplorável da imagem original que lhe fora presente.


**************************

A  Palma das Mãos (com os dedos) após ter sido devidamente colada no corpo da Santa.
Publiquei, ontem, 20/01/2018, um blog com o titulo "Para que serve um Espólio ?", e hoje, 21/01/2018, acabo de ler o seguinte comentário, que me foi  dirigido por Pessoa Amiga, e que de seguida reproduzo.

"Um espólio é o legado de uma pessoa, o testemunho silencioso da sua presença nesta vida e que não sendo imortal, perdura para além da morte física, como um prolongamento da vida. Estime o seu legado, alguém há de valorizar o seu esforço em manter a chama da vida acesa. Isso é garantido".

Obrigado, Amigo, pelas suas brandas e úteis palavrinhas..

O principal objectivo que pretendi exteriorizar, com  a publicação do dito blog, e com o actual, que estou escrevendo, foi exteriorizar uma visão mental, que jamais deixou de existir na minha velha mioleira, que se norteia por íntimos sentimentos que renasceram desde o momento de um acidente, com uma estatueta que mantinha a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que foi despedaçada, num momento em que se transportava o corpo da minha saudosas e querida Mãe (Maria Helena), com destino ao Cemitério (falecimento devido a doença pulmonar), em Luanda (Angola) e cujos restos despedaçados da dita imagem foram por mim, na altura, recolhidos, tinha eu cinco anos de idade,  e que os mantive sempre resguardados,  ao longo de muitos e muitos  anos,  e que mais tarde acabou  por vir a ser consertada por pessoa competente, na cidade de Olhão, em Portugal.

Essa imagem é a que acima está fotografada, e que repousa, agora, em condições, em Caixa  Apropriada, Estatuário, em sinal de respeito e sentimentos religiosos.

E aqui está um curioso pormenor, sucedido há pouco tempo, quando pretendi colocar a  famosa imagem, dentro do novo Santuário, construído de preposto para sua segurança definitiva.

Pequei na estatueta (agora reconstituída) com  o máximo cuidado e... de repente, ao pendurá-la,  para a poisar, no interior da Estatueta, sinto algo, estranho, que me assustou... Inexplicavelmente, o conjunto   dos  dedos  das  palmas das mãos da Santa  soltou-se, desoladamente, dos seus braços e desprenderndo-se de tal forma  do corpo da Imagem da Santa vieram encostar-se aos meus dedos das mãos,  com afecta segurança. De imediato fui buscar um tubo de uma boa cola, e colei, de seguida os soltos  dedos da palma da Santa no local apropriado. Ter-se-ia dado um milagre ?

Senti-me acariciado por Nossa Senhora pois com tudo isto existe o comprovativo divinal de que, a despeito dos perto de 100 anos, já decorridos, nunca esquecerei que o Amor de Mãe, integrado  por Nossa Senhora,  é... ETERNO !.
                                                                    UM BEIJO,                                                                               DO CÉU !..

QUE NOSSA SENHORA NOS LIVRE  DOS MALFEITORES QUE SÓ PENSAM  EM NOS LIXAR.

Tá?!...

Última hora...

Um mail que  me   foi dirigido por Amiga.

Adicional--  Ultima hora.

É  para  este   cemitério,em Luanda, - Angola -   que o corpo da minha Santa Mãe (Maria Helena),  , foi conduzido, há tantos anos ,onde permanece em PAZ,  e ao qual  não voltarei a visita-,la, mesmo com os meus 90 anos de idade,  devido a "Exsemplar Descolonização".

Armando Baptista..

1 comentário:

  1. Do Brasil acaba de me ser enviado um mail, por alguem a quem sucedeu, mais ou menos, o mesmo há mais de 40 anos,e que mantem guardados os ossos.

    ResponderEliminar