domingo, 23 de dezembro de 2018

Já a caminho do Centenário...


A 12 de Abril de 1928, este   "Velho do Restelo Grisalho", que vos escreve,  o Bisavô ,  é o Armando José, nascido  em  Luanda, descendente de Maria Helena e de Domingos  José Baptista, ambos  já falecidos.
 A partir da residência  Lar de  Idosos "Amera", em Faro,  vamos  mais uma vez festejar   o Natal, Dezembro de  2018,  na residência da grande Amiga,  Paula   Borges (Alentejana  como lhe chamamos) e em companhia com os membros da Família que me tem  amparado do ardor da saudade que  tristemente me deixou  a   falecida Esposa, Alvarina Teresa, e,  presentementc  acompanhado,  com quem convivo com  grande satisfação e alegria por os ter comigo,  pois são ainda os que me tem salvado dada a sua fraternal  assistência e protecção,  permanente,   que tem sido  os Filhos ( Ana Paula ,  Álvaro Manuel, ) ,   e as ditosos e encantadoras Nétinhas - ( Ana Cláudia ( Sussu,),  Ana Teresa  (Sissi ). Carolina, Mariana) e  , entre Eles.... vários Amigos e Amigas que, também, nunca se  esquecem de mim ....


O Armando., ainda bébé..

Casa onde nasceu

A Mãe e o Papá...
A Esposa  (Alvarina) acompanhada pelo Esposo (Armando)

As lindas e encantadoras nétinhas


Na verdade,  com os meus 91 anos de idade, e com um passado muito atribulado, repleto de acções com muita dignidade, respeito e fraternidade,  e no aspecto de funções de trabalho  em que no factor laboral exerci funções de chefia e  administrativa, tanto em Angola como em Portugal,  com  exemplar êxito ( documentalmente comprovado), não me  devo queixar de  ter sido  desprezado ou abandonado por parte dos membros Familiares, pois, mesmo que tenha  sido, há pouco tempo  transferido para uma boa  convivência  mas muito diferente  do  bom  convívio sob o mesmo tecto  a que estive submetido anos seguidos, fui na época triste do falecimento da  minha saudosa Mulher, após mais de 53 anos de casado,  ter passado a viver num  Lar de Idosos,  em que a maior  parte de Utentes , meus compatriotas,  são também de uma idade  avançada em que os seus actos e comportamentos sociais  em nada se comparam,  como quando  possuíam   ainda  equilíbrios mentais, devido  as idades estudantis e sonhadoras.  Os comportamentos variam adequadamente  as  suas  elevadas idades em que são submetidas a normas e regras que nos são impostas pelas   respectivas  e correctas  Direcções.  Administrativas,, dos respectivos Lares destinado a recolha dos Idosos.

A desarmonia familiar é muitas vezes o cancro para que  tivessem sido separados  Pais, Mães, Filhos, Filhas,  Netos, Netas,  Sobrinhos ,  Sobrinhas  e sobretudo Avós em que todos se entendiam, antes,  mas que a foice do mal, sangrou o bem viver que  se confraternizava  no meio familiar.

Felizmente não queixo de tal desfavorecimento.   pois sempre me senti feliz  com o ambiente  familiar ,sagrado em que vivi muitos anos, devido a colectiva presença, encorajamento e apoio incondicional, que a minha nobre e carinhosa  Familia me tem sempre  prestado, Sempre os adorei, apesar de ter havido algumas desavenças, sem importância  absolutamente nenhuma !,

Eis, portanto,   exemplos  e critérios de acontecimentos ocorridos já depois de ter sido nomeado Avô e mais tarde BISAVÔ ...  sujeito , portanto, a mudanças   na minha  nova  e  débil   inofensiva  maneira de viver...

Eu e a mascote

O Bisneto

A que mais Amei -  Alvarina Teresa

O nosso Casamento - em Luanda.

Eu com os meus falecidos e Queridos Pais.



A Familia ( parte).
A Paulinha, em Luanda.







Eu, a  saudar  um grupo de Gente Querida...





Prédio "Amera" - Lar de Idosos . Faro




Estou a escrever este blog, no cantinho do quarto onde passei a dormir, quando fui transferido para o Lar de Idosos - Residência Assistida, em Faro,  denominado "Amera",  na manhã do dia 24 de Dezembro de 2018.



Daqui a  duas horas,  vou aguardar a chegada da minha querida Filha, Ana Paula,  que me transportará para a residência da  amiga  Paula Borges, na zona algarvia, onde  iremos festejar,  à noite, a  Ceia de Natal, juntamente com o resto da  Família., a quem DEUS    protege e  lhes dá boa saúde.

DESEJO A TODOS QUE  TERÃO A POSSIBILIDADE DE LER ESTE BLOG, UMA NOITE MUITO FELIZ, E QUE  DEUS LHES DÊ AS MAIORES FELICIDADES...

                             UM BOM E FELIZ  NATAL...



Sem comentários:

Enviar um comentário