sábado, 4 de maio de 2019

5 de Maio 2019 - DIA DA MÃE ...

                                                   DOMINGO - 5  de   Maio de 2019

Recordar  os velhos tempos em que o  amor, a amizade  e a fraternidade, eram permanentes no   carinhoso  seio  familiar, Baptista, faz-me hoje  vir lágrimas aos meus olhos,,,

A Mãe, Alvarina Teresa e os dois queridos Filhos,  Álvaro  Manuel e a Ana Paula

Álvarina Teresa (  já falecida...)
A Mãe, Alvarina Teresa, repousa hoje  em Paz, e Sossego, no Céu,  junto a Deus,   no Cemitério de Olhão, , hã perto de 10 anos,  após   um casamento bem feliz, que celebramos   em  Luanda. , conforme foto reproduzida, na data 12 de Dezembro de 1953:

Mas,  o falecimento da  minha  saudosa e querida Mulher ( Alvarima ),  a   quem  eu  lhe chamava Dinha),  falecida  junto   aos meus ombros,  numa  manhã  acizentada,   12 - 11- 2010, o que  me provocou, de seguida, um estado de tristeza e saudosista, que hoje,  me consome constantemente..






Comunicado jornalistico
Esta data faz-me  também vir ao  coração  um célebre acontecimento HISTORICO ocorrido já há longos anos, que foi o de  MARIA BARROSO  ter-se deslocado de preposito de Lisboa a  Angola,  afim de salvar,  ali,  a vida  de um pobre jovem que tinha sido injustamente  condenado a morte, e que devido a   intervenção  desta grande Senhora,  o jovem ficou finalmente  livre e salvo  de ser vitima de uma descarga de balas  mortais, que o mataria.. O Jovem ficou salvo ( como relata a história) e Maria  Barroso afirmava que  tudo processou para  salvar o tal rapaz, somente porque  ELA  TAMBÉM  ERA  uma --- MÃE...


E agora, mais um  singelo episódio ocorrido numa época em ambos trabalhamos numa empresa, em Luanda,, de grande envergadura, chamada SOREL  e que passo a relatar..

A minha santa Mulher, (  Alvarina Teresa) tal como eu,  exercíamos, naquela altura,   ambos, cargos laborais  de grande responsabilidade,  na tal  empresa, SOREL,  em Luanda, e, durante os primeiros contactos que tínhamos à chegada aos nossos locais de trabalho, logo pela manhã,   limitavam-se  a que nos cumprimentássemos da seguiste maneira :  " bom dia, Colega... feliz dia "", e  não passávamos disto....   Certo dia, pergunta-me "Colega Armando, sabe dançar ? "  Ao que eu respondi ... não sei dançar...  Ao que a Santa Alvarina me  convidou... " entáo apareça logo a noite no Hotel onde estou instalada, e durante as festas, ensino-lhe a dançar...."

O que é certo, é que na realidade, dois meses depois ...   CASAMO-NOS NA IGREJA DO CARMO,   em  Luanda,  cujo feliz  enlace matrimonial, acabou por ter sido ceifado decorridos quase 60 anos , em Portugal, quando vivíamos ambos  em Olhão,  após termos sido "enxutados de Angola, devido a "Exemplar Descolonização"....

Certo dia,   trabalhando  ambos  em Luanda - Sorel-  um velho continuo , de raça negra, mas muito atencioso e nosso muito  bom  amigo,  repentinamente, a chegada,, pela manhã,   adoeceu gravemente, pelo que  foi conduzido a uma Casa de Saúde, junto ao Cemitério, e  após  o seu  tratamento ficou impedido de ser instalado na farmácia  da Casa de Saúde, porque não havia vagas para o internar. mercê  de ser preto.

Face ao que aconteceu, pois ninguém quis responsabilizar- se. pelo internamento do referido  Domingos ( que era como ele se chamava), minha Santa Mulher,  Alvarina, respondeu,.  EU ASSUMO A RESPONSABILIDADE PARA LHE DAREM O LEITO AFIM DE SER AQUI INSTALADO, POIS  COM PENA DELE, VOU PEDIR UM EMPRÉSTIMO AO BANCO, PARA  QUE  O NOSSO CONTINO, DOMINGOS,  EMBORA SEJA PRETO,  NÃO VENHA A FALECER,  AGORA, SÓ PORQUE NÃO HÁ DINHEIRO  PARA QUE SEJA SALVO... 

E foi por isso que o Domingos, mais tarde teve alta, por se ter salvo de uma desgraça...

Resultado:  Toda a Família  negra, ali existente,   em datas de baptismo dos  seus filhos, desejavam como madrinha de baptismo, A PARTIR DAQUELA ALTURA ... a senhora Dona   ALVARINA TERESA !....... 



...a linda "Mãe"   dos dois filhos acima expostos , conjuntamente,   na fotografia   inicial...


Adeus... Que Deus  acompanhe todas as MÃES  que tenham lido este blog, construído com um computador que me permitiram  instalar no cantinho do  quarto onde passei a dormir e   sonhar, no Lar de Idosos- "Amera", em Faro. após a  minha passagem para a situação de viuvez.


O meu actual escritório - LAR DE  - IDOSOS -  Faro
Autor:  Armando José Carmo Ferreira Baptista.
             Rua Natália Correia,  7
                    Lar de Idosos "Amera"
                    8005 - 143 -    Faro.

Sem comentários:

Enviar um comentário