quarta-feira, 1 de maio de 2019

1 de Maio --Data que internacionalmente é comemorativa dedicada aos Trabalhadores

 A pena da  ave saudosista...

Após o inicio da madrugada de hoje,  1º de Maio de 2019,  como habitualmente, tomei o meu duche de água  quente, banhando-me,   que no meu quarto onde passei a residir, no Lar de Idosos "Amera",em Faro,  algum tempo  após o falecimento, em  Olhão,  da que mais amei na vida, a   minha  saudosa e querida Esposa, Akvarina Teresa,  com quem me casara há 53 anos,  na Igreja em .Luanda (Angola) de Nossa Senhora do Carmo,   e enquanto  tomava  o meu mata-bicho, na esplanada, ao ar-livre   que está   instalada em área tipo  jardineira ,  ainda sentado a  mesa, comecei a sentir  a  chilreada de uns passarinhos que começaram a  andar as voltas sobre a minha cabeça, e que, de um instante para outro  notei que   a pena de ave, que acima reproduzo, fotograficamente, , incidia sobre a minha pessoa. pelo que  imediatamente a recolhi.,

Imaginei, por isso, ter sido uma prenda  com a qual me quiseram saudar....  amistosamente. !...

Este blog, porém vem agora  a propósito  de um outro blog  que ontem emiti,  sobre o qual já me surgiram  certos  comentários acerca do assunto   que fora relatado.

A questão incidia , principalmente sobre  o seguinte:

No jornal Expresso. de 12 de Janeiro,  vem  publicada uma foto   dizendo "  Catarina Cardoso de 46 anos é a nova directora geral da Associação  Portuguesa de Bancos,  aqui reproduzida:
         
                                               


Por se tratar de  defesas na Banca,  reagi de  forma simplesmente mental, a uma questão, embora já ultrapassada  há anos, mas que ainda me causa certos arrepios,  devido ao  que se  passou, quando, após a minha vinda de Angola, por razões de saúde,  na data da "Exemplar Descolonização"  acabei , finalmente, por ter sido admitido na Banca, aqui em Portugal, mercê de um Despacho do Ministro  das Finanças, Salgado Zenha,

Face aos se passou posteriormente,  embora tenha sido, de um modo geral, reconhecido o desempenho  de  funções que  me foram atribuídas, e que em todos eles, foi reconhecido o exemplar desenvolvimento digno, honrado  e honesto (documentalmente comprovado) que sempre exerci,  em relação as minhas funções laborais, das quais resultou a minha passagem, a uma  Reforma na actividade  Bancária, cuja simples  pensão de Reformado ainda hoje permanece igual ao que um  simples  Aprendiz da Banca,  recebe.

E isto porquê ?

Simplesmente porque, na altura em que se calculava  qual deveria ser  a base  calculada para se obter o montante   relativamente  ao  valor  monetário  pensionista  que me  deveria ser atribuído,   tudo se partia em se perguntar  qual o  tempo de serviço, conjuntamente prestado  na actividade em Angola com a que prestou durante o período  que trabalhei em Angola.  Os dados foram    injustamente incorrectos, pelo seguinte motivo, Foi dado como período de trabalho: que foi prestado em Angola, o que resultou  como considerado, o período  de serviço que prestei até a data em que pedi  a minha demissão de empregado do Banco.  o que foi totalmente incorrecto, pois nunca cheguei a pedir  qualquer demissão de empregado do Banco Totta  Standard   de Angola. o que resultou terem considerado como tempo prestado  de serviço  até aquele em que.  por razões de saúde, tive que, forçosamente,  solicitar unicamente  uma ausência de trabalho . somente  até a data  em que regressaria  ao meu posto  de trabalho, no Banco,  depois de ter sido tratado  em Lisboa  e regressado   sem  a doença que me  fora afectada, por coincidência,  num  período em que já se    manobrava  a independência de Angola.    Foi por essa razão que pensaram que eu  tinha pedido a demissão  de trabalhador do Banco,   para  ir a Portugal tratar-me, quando apenas tinha solicitado  unicamente  uma ausência temporária para efeitos de melhoria de saúde.

Para comprovar o que digo acima, aqui reproduzo a carta que cheguei a receber, do Banco,  na altura em que tudo isto se  passara.

Fotocopia da carta que me fora endereçada.

Ora bem, para interpretação do que resultou do colapso  coincidente   que entretanto se  dera quanto a "Exemplar Descolonização " vou historiar o seguiste ;

O Banco Totta Standard de Angola, nasceu no dia 26/8/66, e teve menos de dez anos de vida  plena, pois durante o ano de 1975,   na sequência do descalabro da economia   angolana que continuamente se agravava, acabou intervencionado pelo Governo de Transição em 14/8/ 1975 e não recuperou mais, continuando a definhar, até entrar em "coma induzido", confinado a uma sala no Banco de Angola, onde se julga já morreu, em data não divulgada....

                                                    HOJE É O DIA DO TRABALHADOR

Muito embora os passarinhos que me quiseram saudar, com o arremesso de uma penazinha.    mesmo  na situação de  Reformado, com uma misera pensão de reforma, não deixo de  relembrar os bons tempos em que trabalhei exemplarmente em muitas Empresas tanto sediadas em Angola, - terra onde nasci em 12 de Abril de 1928 como   em  Bancos em que  cheguei a ter chefias directivas,, entre os quais partilhei a  manutenção da vida, através  do  dinheiro  que figurava nessas  distantes épocas, que chegou a ser o  Angolar, o  Escudo Angola, o Escudo de Portugal,  e agora o EURO, que me l levará a cova até que  surja a moeda que venha a ressuscitar do ressurgimento do... desejado  PETRÓLEO QUE  IRÁ PARIR A GASOLINA.,  que dará  "o pão nosso de cada dia" . a um bom Chefe de Família. que seja Trabalhador ou Trabalhadora..

Findo este blog, com respeitosos cumprimentos. a todos os meus Leitores, trabalho exercido no cantinho do quarto onde passei a dormir e a sonhar , no Lar de~Idosos, onde  presentemente. passei a residir...



O Autor - Armando José

Sem comentários:

Enviar um comentário