sábado, 27 de abril de 2019

Sobre a nudez forte da verdade, o manto diafano da fantasia...

Na página 36, do jornal  " Expresso"  de 12 de janeiro de 2019, vem publicado o seguinte artigo, com base na fotografia que reproduzo:, com o devido respeito:


O presente blog, é estimulado  com  base  nas  fotos que também abaixo  reproduzo. e que reforçam o objectivo que pretendo atingir, idealmente,. que é o de confrontar. o que  a foto acima me fez  relembrar com   o significado imaginativo  que advem , pronunciado por parte  da ilustre Dra.  Catarina Cardoso  , ao afirmar... "  A  minha  missão  e a da minha equipa é defender o sector bancário"..

Historiando...



Fui homenageado, a certa altura,  pela Direcção do Banco Totta Standard de Angola, no qual comparticipei no acto da sua inauguração, em Luanda, e em que, exemplarmente exerci funções de chefia contabilista e Directiva.


 Celebramos, em Angola,   data  anual  da inauguração,, na altura. com o Pessoal da  Séde.

.

E, a partir daqui começa
 então a grande historia, que findou com um colapso conforme  descrito na foto.
Estou aqui fotografado quando era o Chefe da Contabilidade e  subscrevia os Balanços.


Foi ainda no tempo dos ESCUDOS, que  face à "Exemplar Descolonização"  e por influência, já   do  Governo  Territorial  e  de  Transição de Angola,   e comparticipado pelos Governantes  vindos de  Portugal,  com a intervenção de ambos,  não recuperou  da "coma induzida",   tendo  definhado, ainda em tempo não definido ao ponto de se terem fechado, ao publico, definitivamente, todas  as portas que lhe  permitiam o  acesso. dos clientes depositantes, que, a partir de tal determinação, perderam por completo, todo o dinheirinho  que lhes pertenciam, que era   proveniente dos esforços de trabalho  que dispensaram  até a data em que deixou de existir o  cântico  POPULAR  "ANGOLA É NOSSA"....

Daí, foram forçados a  serem exilados   com  destino a Portugal, os
 milhares  de portugueses, e não portugueses,  que deixaram as  suas fortunas, e não só,  dispostas a  total disposição dos que então   ficaram em Angola,  e  em , que  os outros  restantes  foram enchutados   para a  classificação  de   miseráveis     RETORNADOS. 

Eu nasci em Angola, há 91 anos,  e lá trabalhei exemplarmente,  tendo acabado  por ficar sem nada, lá,  ao fim de tantos anos de actividade  em  vários sectores,  pois tudo quanto eu  lá tinha deixado, foi destruído, totalmente,   pelos  novos  angolenses de Angola. agora  lá residentes.  Não voltei a Angola, não por não ter querido, mas por imposição da  "Exemplar  Descolonização" dado que nem  nunca pedi sequer  qualquer  demissão do emprego  que tinha no Banco.

Hoje sou um  simples  reformado, bancário,  que, após  inesperada viuvez,, em Olhão, passou a residir num Lar de Idosos,  em Faro,  sustentando-me  na base da pensão de uma  miserável  reforma  proveniente da actividade bancária que me foi  atribuída, há anos.. a qual  me foi  calculada baseada  numa  "mentira" dado que foi considerado que eu  me tinha  despedido do Banco  Totta Standard de Angola,, quando, na realidade, nunca  me tinha  despedido do Banco em que estava   a trabalhar, na dada  da independência de Angola, pois na realidade, na precisa  altura  eu  estava  a ser tratado  hospitalmente em Lisboa.,  com autorização prévia por parte da ex-Direcção bancaria, do Totta,  a  que  foi  forçosamente  extinta aquando  na atura da data  da  independência de Angola.

Portanto, Senhora Dra. Catarina  Cardoso,  perante  um  sucedido em data quase  que  centenária,  com entraves puramente injustos, calculados  no cálculo do tempo  da minha  actividade exercida  no Sector Bancário, será que ainda a pode  corrigir, para efeitos de futura   comparticipação   ajustável , e justa,  a creditar na  minha actual  conta bancária ?

Quando me foi autorizada a deslocação a Lisboa, para efeitos hospitalares, o bilhete de avião que paguei do meu bolso,  no aeroporto de Luanda, com direito a ida e volta, custou-me  bem caro. Ainda o tenho em meu poder

 Os factores que mais me afectaram  na recomposição de vida aqui em Portugal  são aqui demonstrados, fotograficamente ---


Actualmente MILLENNIUM  BCP .

Carta recebida ainda eu morava em Lisboa.  


Atestado Médico (Foi muito importante e básico para determinações


Presentemente escrevo os meus blogs num cantinho do quarto, onde  durmo e sonho, no Lar de Idosos "Amera",  Residência Assistida, em Faro




As minhas saudações respeitáveis

Residência actual-
Armando José. C.F. Baptista.
Rua Natália Correia, 7.
Lar de Idosos "Amera".
8005 - 143
FARO-


Aditamento - 30 de Abril   de 2019- /10:40)

Pretendendo comprovar, com os meios  no momento,  que estão ao meu alcance, sobre tudo quanto disse no meu blog, intitulado "   Sobre a nudez forte da verdade, o manto diafono da fantasia", aqui disponho fotocopias de cartas que me tinham sido   remetidas em épocas  em que eram  confrontadas as normas legais quanto a "Exemplar Descolonização" referidas a  Angola





"Exmo. Sehor,
Em resposta a v/ carta de 6 do corrente mês, informamos que lhe é autorizada uma licença sem vencimento, para deslocação a Portugal a fim de ser presente a tratamentos de oftalmologia..
Quanto às despesas em principio, serão da v/  conta.
Agradecemos contudo, nos indique a data a partir da qual beneficiará dessa licença, bem como do prazo provável de duração da mesma.
Sem outro assunto de momento, somos com a devida consideração e estima
         De V. Excia.
     Atenciosamente

( assinado) 
Banco Totta-Standard de Angola,.




Bilhete de passagem por via aérea ( Luanda/ Lisboa/Luanda). nunca utilizado.

As melhores  e respeitáveis  saudações ...



Sem comentários:

Enviar um comentário