segunda-feira, 1 de abril de 2019

Dia 1 de Abril de 2019...- Dia das mentiras...

A verdade- A Natureza não mente...

                   1  DE  ABRIL  .  DIA  DAS  MENTIRAS



Mas o que pretendo relatar, não é mentira nenhuma...apesar de estar presente, no momento em que vos  escrevo,  como sendo o 1 de Abril, o   dia das mentiras !.

O que na realidade sucedeu, foi que  a 12 de Abril de 1928, nasci em Luanda - Angola, terra onde cresci, estudei e trabalhei, honradamente,  como  digno e respeitável  cidadão português...

Hoje,  ao  acordar, por volta das 5 horas da manhã,  ao  levantar-me, espreitei pela janela do meu  actual quarto , onde resido,  dei de caras com um panorama, esplendoroso, que me fez  recordar. o que agora não existe,( em relação a um ditoso  passado distante) , ou seja  o som dos galos   que cantavam,  ao contemplarem,  que no parapeito do horizonte,  estava surgindo  o  que lhes levaria a  apreciar o milho que lhes era dado como refeição matinal .  Tempos  muito  saudosos que já lá vão e que se  eliminaram e destruídos   pela  foice de um " poder "  , que adiante me referirei.

Uma certa e natural  marginalização  bem como  isolamento  proveniente do falecimento com quem me   tinha   casado há´53 anos, em Luanda,  levou-me a ser conduzido, embora  sustentado por uma misera pensão de reformado bancário,  a passar  de    ter   sido  forçado  a  viver num Lar de Idosos, em  Faro, onde resido há cerca de meio ano,  local em que me sinto muito  agradavelmente protegido e bem servido em todos os aspectos alimentares e de segurança pessoal.  O sentido de marginalização só é mentalmente  proveniente da consequência da ex- presença constante  com que estava habituado a conviver  antes do triste acontecimento acima  descrito ( o falecimento da que mais ameis na  vida. - a Esposa-

Tristemente  ainda sinto efeitos   negativos que a "Exemplar Descolonização"  causou aos que  o Governo de Transição de Angola, na altura  ordenou,  e que desgraçadamente  afectou  a maior parte dos "Reformados". muitos  deles nascidos em Angola.

 Por exemplo, o Banco Totta Standard de Angola, no qual  fui  elemento na sua fundação, e de chefia exemplar,  o Governo de Transição  de Angola, na data,  ordenou o seu encerramento definitivo... Fechou-lhes as portas para sempre...  e ficaram com o montante monetário que nos pertencia, devido aos depósitos que eram efectuados pelos portugueses.

Voltando ainda ao meu modo de vida,  constituído por um  permanente  contacto com Pessoas também Idosas, com as quais  convivo harmoniosamente, sendo no entanto muitas das Residentes,  já com idades tão avançadas, e  que para se deslocarem, só em Cadeira de Rodas. Dificilmente se consegue uma conversação  como as que se chegou a exercer nos tempos em que até  se jogava à bola... A deslocação a pé, actual,   dificultou-lhes  o andamento  natural, pelo que parecem uns cadáveres.

A maior   mentira que hoje se pode dizer é que  nunca houve, entre eles, a mínima discussão em termos de solidariedade.  Mas a fraternidade  nunca deixou de  existir.. esta sim, é uma  Verdade !.

Comparativamente, não me posso queixar de  a despeito dos meus próximos 91 anos de idade,  ter   ainda grandes capacidades de  natural sobrevivência, ou vitima de  falta de capacidade de deslocação, pois, Graças a Deus,  ainda consigo palmilhar, a  pé, mas   só  com o apoio da  minha muleta (bengala) é que   consigo fazer o que de seguido  explico... Evidentemente  que continuo a  ter o  grande beneficio e apoio humano que me dispensa, ainda,  toda a minha Grande  Família., a todo o momento.. É uma Família  extremamente  digna, agora espalhada por  esse  mundo fóra...


E vamos , então, entrar no capitulo das  MENTIRAS  e  das  VERDADES.

Como frisei no inicio., espreitei pela janela, ainda sonolento,  e dei conta  que o dia viria a ser  benévolo para os  que aceitam  a liberdade como factor importante na execução dos seus planos, embora esteja já vivendo, após as  inesperada viuvez, que me ceifou o que de melhor eu tinha na vida- a permanente companhia  da minha querida e saudosa  Mulher. Alvarina Teresa..  Não é de assustar, pois o Lar de Idosos "Amera"  para onde vim cair, de para-quedas,  é um encanto, e não  uma Prisão Sem Grades. ( verdade) !...

Logo que me levantei,  dirigi-me aquilo que eu entendi  ser  " o melhor do mundo  ", o repuxo de ´água quente  destinado a ser  aplicado    ao bom banhista.... (verdade )..

Cumprindo as regras  de bom comportamento, e já vestido como deve ser,    depois de ter tomado o  mata-bicho,  dirigi-me a porta de saída,, deste  Lar de Idosos electrizada por  motivos de segurança (verdade), dirigi-me a  Senhora  Porteira,  solicitei-lhe, respeitosamente,, que me as abrisse, pois era meu desejo fazer uma boa caminhada a pé´,  pelo vasto  e enorme terreno que rodeia o edifício, apoiado na minha "muleta".  (verdade !).

O Sol estava  tão belo, que até me esqueci do capacete para  colocar  na cabeça, como fazia em Angola, por causa do calor"...(mentira...)

A sensação de marginalização não me ofusca, pois  sem companhia  de quem quer  que seja,  faz-me sentir  como sendo  um Robot... ( verdade ou mentira )

Bem, o que é certo,  é que a medida que ia  andando   com  sapatinhos sobre os terrenos  alcatroados,  notava que  se estava sendo construído  grandes edifícios ao redor dos terrenos  que  já se encontravam  ajardinados, e fiquei perplexo pelas  árvores jardineiras que tinham sido plantadas há tempos, as quais estavam "apinhadas" com grandes  laranjas apetitosas (mentira...)- era só ouvir o barulho que faziam as marteladas e os instrumentos para a cimentação das pares e muros. (verdade)-

Senti uma certa arrogância, por parte de alguns compatriotas,  pois notei neles, , quando regressei a casa,  pelo facto de  ter andado  sozinho por esses caminhos fora, onde por vezes até  somos confrontados com gente  maldosa (. meia verdade! )

Agora uma grande  VERDADE !..

No parapeito do horizonte,  mas  a uma distância fenomenal, do local de  onde eu andei  a passear,  existem longas montanhas, que entre algumas, até se notam casas  construídas,  que penso não serem beneficiadas nem com energia eléctrica nem com  condutas  de água natural...

Não encontro   no texto, anterior,  acima descrito,  algo que  identifique   que eu  possa vir  ser verdadeiro ou  mentiroso...

De seguida, vou tentar reproduzir, imagens colhidas de fotos que mantenho guardadas  nos meus arquivos ; algumas  até´na posse de terceiros... (verdade, verdadinha)---


É neste cantinho do quarto que  escrevo blogs.-Net.

Lar de Idosos - Amera" - Faro

Banco Totta-Standard de Angola, onde  fui Chefe Contabilista.


Algarve,,,



Antiga   Bancária-- BTSA
Espero que após exemplar comportamento, não
acabe de dar nisto., aos 91 anos.....
Deus nos ajude... Que  não seja esse o nosso final...

...Salvação Divina, espreita-nos... Sempre  acreditei em Deus e em Nossa Senhora de Fátima.

Sem comentários:

Enviar um comentário