terça-feira, 2 de abril de 2019

Esquisita mentalização psicológica, de prolongada velhice...

Sou  um  Velho cidadão que em breve fará 91 (noventa e um ) anos de idade.  e que agora se submete a um comportamento mental,  tipo suicida,  mas que agora se lhe dá para procurar buscas  que  infantil mente lhe vem ao pesado cérebro   dada a sua nova  vivência solitária, consequente da viuvez a que  foi acometido, há  anos, após um feliz  casamento,  realizado em  Angola (Luanda), que  findou  ao cabo de 52 anos de amorosa e   exemplar  convivência  diária.



Alvarina Teresa.
Em consequência da célebre " "Exemplar  Descolonização" a que fomos  submetidos,  viemos para Portugal, onde a Família nos recebeu dignamente,  e foi portanto, na cidade de Olhão ,que minha saudosa Mulher faleceu.   Antes disso,  porem,  durante  muitos anos,   no Porto, Lisboa e já   no Algarve, trabalhei, exemplarmente,  em várias empresas,  tendo por fim sido  submetido a uma reforma bancária,  atribuída na base do mínimo previsto   na área da actividade bancária..

Com o andar dos tempos,  atendendo as consequências  ao que a viuvez provocara,  acabei por vir a residir num Lar  para Sénior, mas propriamente no Lar de Idosos . Améra",  edificado em Faro,  onde passei a viver. E é nesse Lar  para Seniors,  mais propriamente  denominado Lar de Idosos - Residência Assistida" Amera ", em Faro ( Sul do Algarve,) que num cantinho do quarto onde passei a dormir, e a sonhar,  que foi montado o computador, no qual procedo aos mes blogs.



Aqui ~ainda consigo dormir sossegadamente, e tranquilo  pois nada mesa na consciência ter praticado qualquer  acção   ilegal,  ou ter sido   inconveniente para quem  quer  que seja.

Lembro-me ainda, no tempo em que vivia na minha terra  Natal, em Angola, onde nasci a 12 de Abril de 1928, em Luanda,  que para dormir bem, e para  fugi aos mosquitos, tinha  que utilizar uma rede, sobre a cama, para que não fosse  picado pelos  perigosos mosquitos.. Aqui no Lar de Idosos, ao levantar-me, utilizo  um chaveiro manual de  água quente (agora  avariado), para o banho,  quando em Luanda,  nunca houve chuveiros  de água quentinha, pois habituamo-nos a tomar   o   duche sempre com água fria..

Depois de velho, armei-me em   Psicólogo,  com  comportamento mental,  no intuito de fazer coisas com o fim de beneficiar toda a Sociedade..

Após o pequeno almoço, servido sempre com toada a cortesia,,  agarrei  a bengala e parti porta fora, à saída do Lar,  e pus-me a caminho, com toda a liberdade rodeando toda a área terrena que rodeia o edifício  deste Lar de Idosos, e fui anotando o que me parecia ser  útil  vir dar conta do que  is observando pelo caminho. que palmilhava, a pé com a bengala, e, quando regressei, transmiti, a quem devia ter  dado conta, e que me  deu a seguinte observação:  Sr, Armando, tem um feitio muito admirável, e nunca para de trabalhar, apesar de ter sido um Grande Trabalhador exemplar, e pelo o que me conta percorreu  mais ou menos  quase uma centena de quilómetros...

Fiquei pasmado...

E, no entanto,  apesar da lisonja que me foi "enfiada",  puxei da nota onde ia   tomando conta do que  me parecia ser  de utilidade publica, e, então evidenciei, que a despeito dos grandes edifícios que estavam sendo  construídos, alguns até com  8 andares,  todos   sem habitantes,  em área com uma abertura terrena, que  rodeava o Lar de Idosos,  cujo espaço e área  disponíveis  poderia  edificar centenas, senão milhares de  campos de foot-ball,

A partir desta análise, que psicologicamente fui anotando, cheguei a uma   conclusão,  que vos anuncio,  com certa idiotice   anémica... 

Fase ao que observei, durante a minha passeata, que fiz a pé,  e que levou horas,  seria útil ,  na  minha ingénua perspectiva, que se procedesse de imediato , nas áreas mais convenientes, as
seguintes construções e montagens:

                                                                      Uma       IGREJA
                                                                      Um        HOSPITAL
                                                                       Um   POSTO POLICIAL
                                                                                      e

                                                                      Um    CEMITÉRIO !.



Do  Minho ao Algarve...


Tenho dito...

Sem comentários:

Enviar um comentário