sexta-feira, 29 de março de 2019

Reformas bancárias, diversificadas


A revista  NORTADA emitida na cidade do  Porto,   do SINDICATO DOS BANCÁRIOS  DO NORTE que me  foi entregue hoje, dia 29-03-2019,  publica na sua primeira  página e numa nº 26, o seguinte...
                                          DIA  DO  BANCÁRIO REFORMADO

Através da leitura na dita Revista,,  nota-se  que ao longo do ano , os  três Sindicatos de Bancários - NORTE, CENTRO E   SUL E ILHAS,   festejam e manifestam a  exemplar  dedicação  no trabalho exercido nas suas actividades  pelo o que já são  decorridos longos anos,  e que  hoje se sustentam  na base das  pensões de reforma, que lhes foi atribuída. de harmonia com o que lhes   fora calculado  nas devidas oportunidades


 No meu caso em particular,  após longas discussões, acabei por usufruir uma pensão de reforma, a  mínima  prevista  no sector bancário ( equivalente ao que recebia um Aprendiz da  Banca) pois ainda hoje  é  a  única  que recebo,  não obstante  ter sido um dos Fundadores do Banco Totta-Standard de  Angola,, onde exerci,  exemplarmente, funções de Chefia Geral  Contabilística,  até a altura em que fui , pelo Governo de Transição de Angola,  "dispensado " e  " conduzido " para Portugal,  ao abrigo da "Exemplar Descolonização".

Embora tenha trabalhado,( com funções de chefias)  em Empresas  sediadas  em Angola (terra onde nasci há´91 anos) igualmente já aqui em Portugal cheguei  em grande Grupos  também  a dedicar-me com funções de chefia ( exemplarmente comprovado em Documentos ), mas  não recebo  de nenhuma delas  qualquer compensação  nem sequer um único  centavo de reforma....

Oficialmente,   quando se chegou a uma conclusão proveniente da admissão na  Banca , em Portugal,
fui reformado, como  disse acima ,   ao abrigo  da clausula, na  época,  que impunha uma misera reforma.




Após  o triste acontecimento que a foice da  face  da natureza me  atirou.  atirando-me  para a  situação  de viuvez,  decorridos 53 anos de um feliz casamento,  fou em Olhão   pelo falecimento da minha saudosa Esposa ( Alvasrina Teresa)  catapultado  para uma vivência  recomendada e saudosa, denominada Lar-de-Idosos . Residência Assistida -  "Amera", onde resido presentemente, e passos os meus dias,  a frente da tecla, a fazer blogs,  no computador  instalado no cantinho do quatro onde passei a dormir e a sonhar ,,,

Fui sindicalizado no  Sindicato dos Bancários do Norte,  quando fui morar no Porto, , e comecei la a trabalhar, numa instituição bancária, pelo que, oficialmente  tornei-me   Associado no Porto.

Mais tarde, vim morar no Algarve, e  sempre que tive necessidade de assistência médica. era atendido em Faro,no Sindicato dos  Bancários do Sul e Ilhas., mas, por ser sindicalizado no Norte,  era sempre atendido como nortenho e nunca como sendo  do Sul, pelo que tudo que dependesse  fosse do que fosse, era pessoalmente atendido em Faro,  mas tudo que dependesse de  documentação ou pagamentos. , era do Norte que vinham as obrigações monetárias e descontadas na reforma..

Houve até uma vez que na minha conta bancaria foi descontada , no Norte,    por uma  consulta feita no Sul, ao fim de sete  (7) anos !....

Lar de Idosos "Amera"- Faro. , construindo em zona ampla,
com  6 andares, , e 50 quartos para neles se instalarem os Residentes.
tendo cada quarto  belíssimas acomodações,   para receber dois
utilizadores por cada quarto  muito cómodo.
,

O meu recente escritório, instalado no cantinho do
quarto onde passei a dormir a partir  de quando  para aqui vim

NO MOMENTO EM QUE ESTOU ESCREVENDO ESTE BLOG, SURGE-ME NO FACEBOOK, -- O SEGUINTE:

"Armando José Baptista,, vamos doar  1  Euro para uma organização sem fins lucrativos da tua esvolha pelo teu aniversário. Como uma organização de fundos  para apoiares uma causa importante para  ti vamos tratar de processar um bem sem aplicar taxas, e organização sem fins lucrativos..  aplicam-se  restrições legais. Aguardamos a  tua constante benevolência."


Surpreendeu-me este saudável convite, pois advém de serem  pessoas  fieis à solidariedade, humana, que pela via informática, desafiam-me para exercer algo que venha a permitir  que " o pão nosso de cada dia, venha a estar  sempre  presente  a mesa de um bom  chefe de Família".

Vamos a isso, Amigos,  pois  estou a caminho de um centenário de aniversários.

Bem hajam...


1 comentário:

  1. Um bom bancário, embora velho reformado, é ainda um tesouro existente neste Planeta Terra. PORTUGAL.

    ResponderEliminar