sábado, 16 de março de 2019

Dia do PAI 19 de Março- Dia de São José.




Avo^e bisneto..


                                        Sou...

                                                                        PAI...

                                                   AVÔ...

                                                 BISAVÔ  !



Nasci em Luanda -Angola - no dia 12 de Abril de 1928. estudei.  e tirei o curso final  na primeira escola da espécie, determinada por Salazar, ou seja na Escola Comercial de Luanda.  Meu saudoso Pai, Domingos José  Baptista, já falecido e  sepultado em Portugal.   foi sempre um grande,  exemplar no campo da Dignidade, Honra e Respeitador, como eu sempre  tenho sido, . e fez-me acreditar ( como o  meu saudosos Bisavó^Joaquim do Carmo Ferreira, sepultado em Angola ao som do hino nacional ( A Portuguesa), e  a coberto da  Bandeira Nacional, devido aso seus actos heróicos, praticados em Angola) .  em que todos me fizeram acreditar nos sonhos e ajudaram-me ( quando  possível) nos sonhos e ajudaram-me  a concretiza-los ( no futuro) tendo como exemplo a sua força de carácter, disciplina e honradez.

Se todos ainda fossem  vivos, assim como a minha e saudosa e muito querida  Mulher ( Alvarina  Teresa)  aqui   familiares  descritos ,  ja falecidos,  todos saudariam  o feliz Dia do Pai. 

O tempo foi ceifando, ao longo dos meus  quase centenários  anos de idade    os  bons momentos de vivência familiar ( Esposa,  Filhos e Netinhas)  e  os que não conseguiu   ceifar, como, por  exemplo,  ter passado para a situação de viuvez., há uns anos atrás.


Um dos mais dramáticos acontecimentos que  afectaram   a boa   INOCENTE   gente que fazia de Angola, a sua terra Natal,  com a iniciativa  e determinação   do Governo de Transição de Angola, de os expulsar, A TODOS,  a caminho das... URTIGAS !...

E  chegou a haver, quem no  Governo,  no nosso País, Portugal,  tivesse intitulado a coisa como... uma...  "Exemplar Descolonização" !...

Pois a foice  da malvadez,  embora em reduzida dimensão, felizmente,  continuou a manter.se activa, pelo que leio nos jornais diários que se publicam,  e se distribuem de Norte a Sul.,

Em certos dramas, ainda hoje,  por exemplo,  até  se chega a ter conhecimento de distúrbios  de índole familiar,  em que  o Pai fora   escravizado por alguém  do conjunto  familiar.. Até parece incrível !...

Fui um dos que, por causa da "Exemplar Descolonização "  cheguei a  ser vitima de actuações, por vezes incompreensíveis,  que me afectaram  o exemplar e  sempre distinto   comportamento  que continuarei  a manter ( e fá-lo-hei até à morte ).  Em certas  circunstancias,  em  acções promovidas por gestores  incompetentes, após tantos anos de trabalho na área bancária,    acabei por ser vitimado  por uma determinação superior,  que me  empurrou  para   a situação de Reforma, a mínima  no sector.  bancário.

Felizmente, não me sinto na penúria, dado que,  após a  infeliz viúves,  que me assolou,  e  para que continuasse a ter a protecção e segurança pessoal,  devido a  solidão a que me tinha  que me submeter,. futuramente,  por circunstanciais  normais da vida,,  passei a conviver com Idosos, num Lar de Idosos , denominado "Amera"" situado em Faro, local  em que me  sinto  instalado com todo o conforto,  e a convier,  instalado num belo quarto onde passei a dormir e a sonhar,, livremente,   em cujo cantinho esta instalado o meu computador, aqui fotografado por mim, e em que escrevo agora mesmo..... A memória dos meus actos praticados  no passado,  tenho-a  registado nos meus blogs,, na Internet,  que , segundo vem publicada,  os programas   por mim publicados, nos blogs, já teem  a seguinte  visualização de paginas.
                                                                 212.162..



   


Fotos relacionadas com o texto acima programado...











Saudo-vos a Todos

Carmo Ferreira- herói em Angola

Ja nas urtigas...


Ainda  deve  haver , por este Portugal fora, heróicos PAIS  que    teriam  ter passado, igualmente,   por estas  graves e , mortais  situações , que hoje ,  para muitos,  já estão esquecidas...

O dia do PAI em Portugal é comemorado no dia 19 de Março. Celebra-se no dia de São José.  santo popular   da igreja católica, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo. ( in Internet)

                                                   Ter um PAI  ! Doce poema
                                                   Dum sonho bendito e santo
                                                   Uma luz por entre escolhos
                                                  E ter dois olhos no mundo
                                                 Que veem pelos nossos olhos !

E para finalizar um programa que me está  a encher de nervos,  porque sinto, ao meu redor,  aqui onde vivo agora,  de  centena  de  Idosos Residentes, a maioria deslocando-se  em cadeira de rodas, por terem atingido uma idade que não lhe dá a possibilidade de se poderem deslocar  a pé, ,  que entre Eles  noto a face dorida,  de não terem junto a Si  os  orgulhosos  filhos para  PODEREM festejar o FELIZ DIA DO PAI..

Conta a história que um dia MARIA BARROSO,  deslocou-se de propósito  a Angola afim de
salvar um  garoto  (rapaz de cor) que tinha sido, injustamente,  condenado à morte, E o que ela sempre argumentava: 

                            salvei-o   porque   também  sou  mãe...

Haverá ainda, no nosso querido País - Portugal -  quem se preocupe, como PAI,  em querer  salvar da prisão  um ser humano  de  idade pouco avançada  condenado a ir para a prisão toda a vida ---- e injustamente  ???!!!...


Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário