domingo, 17 de março de 2019

A natureza também tem picadelas...

                                                                 
                                                                          Cactos...




Há perto de uma semana,  peguei na minha muleta ( bengala) e, partindo da porta de entrada, do Lar de Idosos "Amera", em Faro, onde me instalei após o infeliz falecimento da minha querida e saudosa   Esposa ( Alvarina Teresa) com quem me casara há 52 anos, quando ainda vivia em Luanda- Angola-,
- terra onde nasci há 91 anos, e... toca a andar...

Como  Livre Cidadão,  que sou " Angolano de Portugal",  e  sem  nunca ter praticado crime algum que me impedisse  de circular livremente, em qualquer parte do Mundo, pus-me a caminho  sobre o  vasto solo que rodeia  a residência  que acolhe os  Idosos, aqui em Faro,   capital do distrito do Algarve,  e os trata como sendo   seus encantadores  e  afectos    afilhados....  o Lar de Idosos-  (Residência Assistida ) - "Amera",  no qual  resido actualmente,  e  durmo num quarto bem apetrechado, e  no qual , num cantinho está instalado o computador em que faço trabalhos como  este blog.- sob o plano da Internet.

"Amera"

Escritório e quarto de dormir...

O percurso que palmilhei ao longo das primeiras horas após o sol nascente,, foi  bem longo

Houve sítios onde me meti, atendendo a sua longa ,  extensa  e  livre  arenosa  terrena ,  totalmente  vazia de prédios, que  me inspiraram meter o nariz,  e auscultar o motivo ou razão   de tanto silenciar , se por ali nunca de vê  ninguém a andar, ou...  a  caçar  qualquer  bicharoco  solitário..

A área é tão longa, e desértica,  que até a própria cidade de Faro  me   surgiu a uma distância  enorme, dando a impressão que estava a caminhar no deserto.   Todavia, , talvez a uns  reduzidos quilómetros  intermediários,  notei uma grande exploração,  perto do "Amera" , de construção de edifícios  com muitos andares, alguns já construídos , mas sem ninguém  a habita-los..  Vai-se criar ali, na área  deserta e vazia, ,  uma novas cidade,... é o que imaginei.. ( ahahaha). !.

Para concluir este pesado programam, que é feito na base de uma "investigação" " que fiz, afim de passar o tempo  em que sou  atacado  pela  solidão e a  indiferença  das pessoas que comigo  passaram a conviver, depois  do estado de viuvez de que fui atacado, ao fim  da celebração de um feliz enlace matrimonial. há  52 anos !....

Aa imagens acima reproduzidas,  revelam a existência  de umas plantas que me chamaram a atenção, enquanto eu andei   pesquisando  novidades ,  pelo   caminho que ia percorrendo...

E a surpresa foi a seguinte: Embora  eu  tenha sido informado, na minha f infância  ,  que havia cactos, nascidos na nossa terra,  que mordiam, e produziam dores horríveis,   eu aproximei-me de umas plantas, no solo,  que me pareciam ser  "rabanetes" e peguei numa delas,,,

                         ... Que dores horríveis me infligiram Tive a sensação de que fora vitima de uma planta que produzia " violentos choques  eléctricos.. !...

... e ainda  hoje, decorridos já 3 dias,  nas palmas das minhas  mãos  sinto ainda  o resultado  que as tais picadelas me   magoaram, quando, ingenuamente,  as apanhei.....

Tá?!...

1 comentário:

  1. Todos os cactos ( de elevadas dimensões) que cheguei a transportar ate ao passeio da rua que dá acesso a porta de entrada da "Amera", não chegaram a dar entrada no interior do edifício, pelo que ficaram todos espalhados a longa distância, em local apropriado.

    ResponderEliminar