quinta-feira, 2 de maio de 2019

Sobre a nudez forte da verdade, o manto diafano da fantasia.





O  Banco Totta Standard de Angola. nasceu no dia 26/8/66, e teve menos de dez anos de vida plena, pois durante o ano de 1975, na sequência do descalabro da economia   angolana  que continuamente se agravava, acabou   intervencionado   pelo Governo de Transição em 14/8/1975  e não recuperou mais, continuando a definhar. até  entrar em "coma induzido", confinado a uma sala no Banco de Angola, onde se julga ter morrido, em data não divulgada.

Estava exercendo a função de chefia contabilística,  neste Banco,  quando  após decorrido 10 anos de trabalho, sempre exemplar, tive que me deslocar a Lisboa, acidentalmente,   para efeitos de tratamentos urgentes, o que me foi concedido conforme  fotocopia da carta que  reproduzo:


Exmo. Senhor, 

                                Em resposta a v/carta de 6 do corrente mês. informamos que lhe é autorizadas uma licença   sem vencimento, para deslocação a Portugal a fim de ser presente a tratamentos de oftalmologia..
Quanto às despesas em principio. serão de v/conta.
Agradecemos contudo, nos indique a data a partir da qual beneficiará dessa licejça, bom como do prazo provável de duração da mesma,
                               Sem outro assunto de momento, somos com a devida consideração e estima"..                                                                                                          /assinado)

Deu-se, no entanto a seguinte  coincidência.:-  já eu estava  em tratamento em Lisboa e perspectivando já o regresso ao meu trabalho que  deixei em Luanda, no Banco Totta  Standard  de Angola, ao qual nunca apresentei qualquer pedido de demissão , quando aconteceu  o que  no inicio da carta acima vem  exposto. A "Exemplar Descolonização"...

Face a todas as perspectivavas que tinha em regressar a Luanda,  na altura,  não tive outro remédio senão o de manter em Lisboa,  e ter que me ajustar quanto as perspectivas    que o futuro me  atribuiria

Consequente de algumas actividades exercidas por Colegas  que também tiveram que deixar Angola,  acabei por ser beneficiado, mediante um Despacho do Ministro das Finanças, Dr. Salgado Zenha, que  me conduziu a ser permitido a  ser inclusivo  no quadro de Pessoal existente numa  actividade  Bancária, aqui no País,  em cujo Banco,  exerci trabalhos, e mais tarde ter sido Reformado, por razões    compreensivelmente  Legais.

E foi aqui  surgiu um problema, quanto a passagem para  a Reforma   Bancária.  Presumo não ter sido considerando para o  calculo  do montantes a  atribuir,  para a liquidação  da Reforma,o tempo "morte" que existiu entre a saida do Banco Totta Standard  de Angola, no qual eu nunca cheguei a pedir qualquer  demissão  e a  inclusão , aqui em Portugal,  do Banco onde comecei a  dar continuidade da actividade bancário, onde trabalhei  exemplarmente.. como sempre...

Exponho um comprovativo do que  acima  cheguei a expor, carta afirmando por médico, que  em Lisboa estava sendo tratado por doença grave., ( pois em Luanda, na altura não havia médicos da especialidade..



                                                  Declaração médica.

Nota adicional- Hoje resido num Lar-de-Idosos, em Faro, e quando recebi a carta que o Banco Pinto & Sotto Mayor de Lisboa, , me enviou, quando eu  ainda morava em  Moreira da Maia,,  datada de 20 de Julho de 1982, na qual me  comunicava que  eu tinha passado para a situação  de reformado bancário.
Presentemente, devido a negociações do passado,   passou TUDO   PARA   O MILLENNIUM  BCP

Com os meus 91 anos de idade,  e embora "exilado" num belo Lar de Idosos, em Faro, prevejo no parapeito do  horizonte,  que Deus  me mantenha condições de ainda poder  ir escrevendo estes meus blogs, no quarto  onde  passei a dormir e a sonhar,, no Lar de Idosos, para onde vim residir devido ao falecimento da minha saudosa e querida  Mulher, Alvarina Teresa,  com quem me casara, em Luanda, ha 60 anos, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo

O meu actual escritório, em Faro.

Armando José Carmo Ferreira Baptista.

Sem comentários:

Enviar um comentário