domingo, 13 de março de 2016

Memórias do passado e... a vida normal de hoje !

Filho meu, muito querido, também nascido em Luanda (Angola), mas residente  no norte do País, e sabendo que aprecio muito fotos antigas da terra onde ambos nascemos, volta e meia, envia-me por mail, fotografias recordativas, como estas:

Estabelecimento da Casa Americana, que vendia produtos de vária natureza, sobretudo para a movimentação automóvel, notando-se ao fundo desta foto, um monumento dedicado a um herói de origem portuguesa.  Esta imagem faz-me recordar os tempos em que, com uma pesada  sacola de estudante universitário, pendurada às costas, tinha que contornar, a pé, esta estátua para palmilhar, sob sol abrasador, um longo percurso de cerca de cinco quilómetros, para que chegasse até à casa onde vivia,  quase ao fundo desta avenida, onde, bem perto, existia o Hospital Central.
Era para esta prisão  celular que  foram  conduzidos os  que  eram condenados por infracções cometidas contra a Lei,  local bem perto  do edifício dos CTT.  onde nasci..

Palácio do Comércio. Os meus estudos tiveram inicio numa das instalações deste prédio,  e foi por determinação de ordens vindas de Salazar, que se procedeu a  oficialização dos primeiros  cursos que se tinham iniciado, em Angola, sobre as  primeiras actividades profissionais  dos  estudos  práticos comerciais.  Este prédio levou muitos anos a ser concluído.O primeiro Director que tivemos neste  Curso Comercial, era o Sr. Fernando  Pimentel Júnior, o célebre  "FATAL" !  Bom instrutor de Matemática,  Português, Francês, Inglês, Alemão e Direito Comercial. Era muito ríspido mas... MUITO BOM HOMEM.

Instalações  do Penedo ( casa de reclusão). Muitos óbitos aqui se deram.....

O  turbilhão da vida, tem-me causado tantas "reviravoltas" que  me leva a duvidar  se o Globo Terrestre é "realmente"  rotativo,  ou se  é apenas  rodeado por factores que "complicam"a  nossa natural existência terrena...

Estamos quase no principio da Páscoa de 2016.

Ao fim e ao cabo,  depois de tantas "cambalhotas" na vida, resolvi dar hoje  um passeio, a pé, nesta manhã de 13 de Março, Domingo, apoiado na  minha velha "muleta" (pois o físico é equiparado ao  do "Velho do Restelo Grisalho), e, meti-me por vias e valetas, de centro comercial, e da baixa central,  desta virtual e tranquilizante cidade algarvia, a que lhe deram o nome de Olhão da Restauração.... Que beleza de clima e que maravilha de um " fraterno bem estar"..

Aconselho-vos um  breve  passeio onde ainda existe PAZ e TRANQUILIDADE...


Olhão...


Olhão...



Olhão...

Olhão...

Olhão

Olhão


Olhão - Igreja.



Olhão da Restauração...

Tá?!... 

Sem comentários:

Enviar um comentário