sábado, 26 de março de 2016

Uma visão açucarada...

Nasci em África, Luanda (Angola), e lá estudei , brinquei, formei-me, quase que a nível  de Doutor, e,  por circunstâncias conjenitas,   tais como  por  razões doentias, e em certa medida  forçosamente  "exilado",  pois nunca pensei desvincular-me dos juramentos celebrados perante a bandeira  que Luís de Camões ,traçara  nos seus Lusíadas ( a  Portuguesa), fixei-me, em termos definitivos, neste território  que é composto desde o Minho até ao Algarve  (Portugal), onde  até  os meus próprios e saudosos Pais vieram ao Mundo, há mais  de uma centena de anos.

Quando se atinge uma certa idade na vida, e sem  que nos apercebermos  porque razão começamos a ver e apreciar as coisas, de uma forma  muito diferente da que usualmente   era a   habitual,   chega-me por vezes a ideia de que já  comecei  a  enlouquecer,  como consequência do que ouvimos, permanentemente,  das desgraças e tristezas que vão sucedendo, a toda a hora,  veiculadas pelos programas e leituras jornalísticas... Só os entendidos  nesta  matéria, ou seja os  Técnicos e Doutorados, em Medicina,  é que poderão ter a capacidade de nos  explicar o porquê destas  incrédulas  variações de raciocínios... após as idade sénior..

Trabalhando em Angola...
Um exemplo: Em Angola, viajei durante muitos anos, por milhentas localidades, na qualidade de Técnico Contabilista, e Bancário, para análises e instrumentalizações laborais, e profissionais,  em que invariavelmente, tinha que atravessar pontes sobre rios e confrontar-me com percursos em estradas em construção, cujo gigantesco material, principalmente tractores Caterpillar,  nunca os via paralisados, fosse em que período do ano  que estivéssemos atravessando. Sempre a trabalharem, sem pararem....

Agora, já velhote (o tal "Velho do Restelo Grisalho"), fui convidado a dar uma voltinha, de automóvel, por Beja e outras localidades periféricas, e fui notando, silenciosamente, ao longo do percurso, que estavam a ser construídas novas estradas, por aquelas zonas... Surpreendeu-me, no entanto, ter notado uma paralisação, e em fila, junto a berma das novas estradas, de uma grande quantidade de máquinas, sobretudo Caterpillars. Vim a saber que a razão dessa estagnação, ainda que temporária, de dezenas, senão centenas, de monstruosas máquinas. paradas, era porque era SÁBADO (dia de folga !) Pois, pelas lições que em África me eram confiadas, a paralisação de uma máquina deste tipo, por motivo de férias, representava um elevado desmoronamento no progresso construtivo da Nação, bem como elevados prejuízos, mesmo que apenas resultantes de um dia de paralisação  devido a  um simples descanso semanal...

Fica ainda, e já agora, uma sugestão: Acho eu, que Portugal poderia ser o País mais "doce" da  Europa em matéria de produção de  açúcar... Valha-me Deus, se estou para aqui a mandar "baforadas desmedidas"....

Fui notando que a extensão territorial do sul do País, principalmente na zona Alentejana, quase que parece não ter parapeito horizontal, numa determinada zona algarvia, junto a Faro/Olhão, noto existirem, perto de uma lagoa, espigas que me fazem recordar as vastíssimas plantações de cana de açúcar, que enriqueciam a ex-colónia de Angola. Porque não uma experiência aqui na nossa área, pois, pelas fotos que que publico, a semelhança em "canas" é indiscutível...

Território angolano

Teritório angolano

Território angolano..

Algarve... (Portugal)

Algarve... (Portugal)

Algarve... (Portugal)

Algarve (Portugal)

Algarve... Portugal


Algarve... Portugal.


Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário