sexta-feira, 1 de abril de 2016

Não apaguem a memória...

Hoje, sexta-feira, dia 1 de Abril de 2016, dia das mentiras... mas o que vou passar a relatar é  substancialmente verdadeiro !....

A meio da  tarde, apoiado na minha  velha "muleta (pois  daqui a 11 dias completarei uma existência de vida, muito atribulada, de 88 anos), encaminhei-me para a Biblioteca Municipal José Mariano Gago, aqui em Olhão, a fim de me entreter a vasculhar, na ampla  livraria, mais assuntos, que se relacionem com épicos acontecimentos, vividos no passado, nesta zona algarvia. Qual não foi a minha surpresa e espanto, quando, ao dirigir-me à Secretaria, me foi entregue, o seguinte convite, que fotocopio:

O convite.. com as  seguintes legendas:

"A direcção do "Núcleo de Olhão da Liga dos Combatentes, tem a honra de convidar V. Exa para as actividades culturais a realizar no dia 2 de Abril de 2016,, na Biblioteca Municipal José Mariano  Gago.
15HOO  Abertura de Exposição de Fotografias " Na Guerra do Ultramar".
15H30 Apresentação pública do livro "Memórias" "Combatentes na guerra do Ultramar".
A Direcção.

Por  se tratar de "memórias", não me parece ser extemporâneo, incluir, para além dos  actos heróicos  sofridos pelos Combatente, nas guerras mortíferas do Ultramar, o que igualmente reza na nossa história o que um punhado de pescadores olhanenses empreenderam uma ilustre façanha, indo num pequeno caíque ("Bom Sucesso") levar ao Rei D.João VI (então exilado no Brasil) a notícia patriótica da Restauração de Portugal, devido à expulsão das tropas  invasoras francesas (de Napoleão, mas comandadas por Junot), que se queriam apoderar de todo o território português.
Recompensados os intrépidos portadores da boa nova, o Monarca concedeu-lhes um navio para voltarem ao Algarve, trazendo a notícia de que Olhão recebia o cognome de Villa de Olhão da Restauração".

Domesticamente, já editei publicações, tanto em livros, como por meio dos blogs. relativos a estas passagens do grande esplendor de Portugal, no passado.



Existem, contudo, espólios, que, jamais deveriam ser  "inutilizados" pois dão conta do que se passou no distante passado, por via de gravações tanto em estátuas como em edifícios e prédios que têm aguentado as intempéries demolidoras consequentes do progresso de novas estruturas na construção civil.

É neste prédio que  se mantém gravadas as "aventuras" dos diabólicos e antigos aventureiros marítimos...de Olhão !





















Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário