sexta-feira, 15 de abril de 2016

Contas mal feitas e contas por fazer...

A crise eterna...
No primeiro jornal da RTP, pela manhanzinha,  surgiu a notícia que dava conta de que teria sido o Banco de Portugal a sugerir às Instituições Financeiras  Europeias  as medidas de resgate aplicadas a esse colosso da Finança Mundial que é o BANIF, o Banco Nacional da Madeira,  com  expressão pouco mais do que regional. Esta notícia contraria assim as declarações do Governador do Banco de Portugal,  o qual delega toda a responsabilidade nas Instituições Financeiras Internacionais. Terá sido mais um esquecimento ?

Ainda na RTP,  no programa chamado As Palavras e os Atos,  discutiu-se o crédito mal parado nos Bancos portugueses e como resolver esse problema que,  segundo dizem,  afecta bastante a capacidade dos Bancos para conceder crédito a quem  dele precisa para continuar a sua actividade. Pelo o que percebi,  a coisa não está fácil e basicamente os Bancos,  com tantos milhões  perdidos  correm sérios riscos de falência.

Com tanta discussão à volta dos Bancos,  contas secretas em paraísos fiscais,  Bancos Bons e Bancos Maus,  Banqueiros caídos em desgraça,  com o Regulador da Banca Nacional a dizer hoje uma coisa e amanhã  outra,  com contas que hoje revelam lucros mas que amanhã, sem se perceber como,  apresentam enormes prejuízos,  dou por mim,  perdoem-me a imodéstia,  como  o último dos honestos bancários,  competência concretizada no desempenho exemplar  das funções,  tudo documentado e comprovado.  Assim,  se há alguém que poderia dar uma lição de moral,  seria este que vos escreve.  Agora,  reformado,  limito-me a assistir à catástrofe...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário