sexta-feira, 18 de março de 2016

Os homens e as mulheres invisiveis...

Há muita gente,  na verdade,  penso eu,  a maior parte da população,  que precisa de apoio e ajuda para viver, ou simplesmente sobreviver a cada dia. Seja porque são crianças que requerem uma atenção especial  e os cuidados dos progenitores, seja porque estão  doentes,  ou ainda,  por exemplo, sem emprego,  a maior parte  das pessoas necessita de apoio que só os mais afortunados poderão conceder. Não devemos renegar esse auxílio,  pois amanhã podemos ser nós a precisar.  Um grupo etário,  normalmente ignorado,  frequentemente visto como espécie de peste que deveria ser expurgada,  são os Idosos.

A sociedade moderna encara  os mais velhos como empecilhos inúteis,  que vivem apenas para receber as suas reformas e que já nada têm a oferecer. Curiosamente,  noutras culturas mais,  dizem,  atrasadas,  os Seniores  são vistos como  membros importantíssimos da comunidade,  fontes inestimáveis de saber  e experiência,  que,  frequentemente,  são consultados para  auxiliar na  tomada de decisões com que os mais novos e inexperientes  se vêem  confrontados,  mas para as quais não têm ainda a "bagagem" que só a idade confere.

Vergonhosamente,  na sociedade actual os Idosos são olhados com indiferença e demasiadas vezes são notícia pelas piores razões.  Foi o caso da reportagem transmitida pela SIC-Notícias e que dava conta de vergonhosos   casos de polícia em que cidadãos na terceira idade são alvo de violência constante,  ameaças,  chantagens,  extorsão e,  para culminar,  a indiferença de quem assiste a tudo isto. Se fosse o treinador do Benfica,  do Sporting ou do Porto a torcer o pé na banheira,  era notícia de primeira página,  assim ficamos por uma pequena reportagem que nem dois minutos tem,  num canal noticioso,  pago, ao qual só os mais afortunados têm direito.







É triste saber que a maior parte dos  Idosos nem forças tem para denunciar os maus tratos de que é alvo.   A Polícia e as Associações de Apoio à Vítima vão recebendo  queixas,  mas estima-se que  65% dos Idosos não apresentem queixa  por vergonha ou medo de mais agressões. Afinal,  as coisas são muito piores do que parecem.

Fica a reportagem  para que possa servir,  mais uma vez, de alerta a um  problema  muito mais grave do que as estatísticas sugerem,  mas  que ninguém parece querer resolver...  Até um dia. E aí,  pode ser  tarde demais...

Tá?!... 

Sem comentários:

Enviar um comentário