sexta-feira, 19 de julho de 2019

A origem do verdadeiro desembaraço que acontece na vida....

 o Autor em  período  de descanso...

O Autor sentado a mesa com a sua Filha Ana  Paula.




O Autor, no seu isolamento,  temporário, em que  o leva a relembrar-se do amor e fraternal
 dedicação que sempre  lhe foi concedida por parte dos seus Familiares,  com quem conviveu durante muitos anos,   depois de ter  entrado no período da  infeliz e cáustica  viuvez.

O Autor, Armando,  não se   sente inferiorizado enquanto  possuir  os sentimentos  benéficos, de ter sido  sempre Honrado e Respeitador, até aos actuais 91 anos de idade.,  e  que ainda   conseguem  levá-lo a poder sorrir.


A verdadeira base, e tese,  em  que tem sido   ainda levada a efeito, e   sustentada ,  ao longo da processada , e generalizada actual vida , não  obstante  os meus actuais  91 anos de idade,  advém de uma única  razão  motivadora,  em que só a Natureza.   teria   capacidade  para vir comprovar o que   no meu cérebro ainda se   sente , como principal   razão  básica( instrutora  do que  resultou  e  renasceu  de um feliz e encantador enlace matrimonial,   que em Angola,  há mais de 50 anos, se realizara  na Igreja do Carmo,  com a que  mais amei na vida, e partiu , mais tarde para o Assento Etéreo,  há poucos anos....  a  saudosa Esposa, Alvarina Teresa.



Não me devo queixar,  agora,  de ser desprezado, na medida  em que, quanto a minha falecida  Alvarina , seguiu para o Assento Etéreo, os meus queridos~ Familiares mais  próximos  ( Filhos e Netinhs)  para  que  não   viesse a sentir-me  isolado,  devido a tal circunstancia infeliz, , chegaram a um acordo,  em que apoiado e sustentado com normalidade, acabei por ter sido   conduzido a  um encantador  Lar de Idosos, "Amera", sediado em Faro, em que  passei a ser  residente,  e para que   continuasse a  manter certa   pacatez,  foi-me instalado no quarto em que passei a dormir e sonhar, num  cantinho, um sistema informativo, tipo computador ,  no qual     passo  muito do meu tempo,  a escrever blogs, como este,  em que vos estou  escrevendo
.

          O actual escritório, num  cantinho  do quarto no Lar de Idosos- Amera, em Faro ( Algarve)




Enquanto a Natureza  cria   situações  anómalas e  contraditórias  que por vezes  surgem a superfície terrestre,  acontece  que  em  todo o Mundo, o humano , por vezes,    chega a ser atingido por factos contraditórios  que entre si,  chega por vezes ,  nalguns casos , a serem   contaminados  por infelizes acontecimentos, e  que noutros,  em contrapartida,   a felicidade e  a "sorte grande" suplantam os maus acontecimentos  dando origem a que o Bom Viver e a Felicidade  vem a superfície  terrestre,  sem mais nem menos.

Um  exemplo....

Encontro-me diariamente, no dito e encantador Lar de Idosos "Amera",  confrontando-me com Residentes que, para se deslocarem a qualquer sitio, só  com assento em Cadeira de Rodas é  que conseguem  deslocar-se a  qualquer ponto,  e que fisicamente jamais se podem colocar de pé, o que  os torna completamente  coxos e incapazes de dar qualquer passo., , devido as pernaltas,  afastadas já  ha longos anos..




Por outro lado,  como  felizmente acontece  no meu caso, em particular,   por exemplo,  as coisas passam-se com uma total diferença e contrária  do que acima relato, pois , a despeito dos meus 91 anos de idade, livremente  desloco-me  a qualquer ponto, sendo apenas necessárias uma simples  bengala, para  um sustentável equilíbrio, o que me  provoca  por vezes algum inconveniente



                                   O Autor   apenas apoiado na sua bengalinha.

Agora uma lição de moral, muito  embora  nunca tenha praticado crime algum, na  vida,  de que  me tenham acusado. de tal, pois documentalmente possuo provas  de ter sido sempre  cidadão Digno, Exemplar , Honrado , Respeitador  e sobretudo  Solidário.

Como  Dirigente que fui desde a fundação do Banco Totta-Standard de Angola, em  Angola,  até ao  seu definhar,   que o Governo de Transição de Angola, ao fim  de dez anos,  mandou fechar as suas portas. que   exerci funções noutras Empresas,  ainda em Angola e mais  tarde aqui em Portugal, sempre com ^ êxito" comprovado. passei a ser  Reformado do Millennium BCP,   auferindo uma pensão de Reforma, equivalente ao Salário  Mínimo., actual.

 Durante a minha actuação de   nível laboral,, tenho ainda comigo provas  de que estive por isso   em anos atrasados, em Moçambique,  África  do Sul, Rodésia,  Rio de Janeiro, , Paris, Londres, Suiça,, Madrid e Nova York e em  muitas zonas  deste nosso querido Portugal

Agora vivo, como relatei, em Faro,   residindo num lindo  Lar de Idosos, com Assistência Assistida  denominado "Amera",   no qual foi integrado um sistema assistencial,  como nunca encontrei noutros países, que visitei, enquanto Senhor Absoluto das minhas próprias  idéias,  pelo o que desejo evidenciar o   excelente  trabalho que os Colaboradores aplicam,, sobretudo na  área desenvolvente  quanto  aos  cuidados  médicos, para com os Residentes.  adianto o que considero  uma autentica maravilha.... o repuxo de água quente instalado no quarto de banho, que nos  dá a sensação de sermos  como se fossemos uns   adoráveis   "peixinhos" !...

Em cadeira de rodas....

Numa cadeira de  rodas,  os engarrafamentos  durante todo o percurso  atrofiam-se , dada  ausência de sinaleiros.  Chega-se por vezes, na grandes  encruzilhadas,    existirem ameaças de "porrada".)ah...ah...ah..

Mas em contrapartida, só quem tem a mentalidade observadora, como a do Autor é que  nota  o seguinte.  Há casos em que se agrupam Residentes "encaixados" em Cadeira de Rodas, paralisados,. em corredores  e aguardando a sua   vez de entrada em elevadores, para os conduzir a sala das refeições.. É nesta altura que a solidariedade  humana se desenvolve, na medida  em que  muitos Companheiros Residentes,  de pé, conduzem   as  Cadeiras de Roda com os seus ocupantes, dentro, até as mesas das ditas refeições.  A  Solidariedade, ´ nestes casos  não tem  limites. Todos se respeitam,  amigavelmente... É o que eu observo e   manifesto a minha amizade e  total  Respeito.

Todavia.a minha experiência de vida, colhida ao longo dos meus  91 anos de idade . porém . da conta do  seguinte  raciocínio

 SEJA   EM  QUE CIRCUNSTANCIAS FOR,  A TODOS , SEM EXCEPÇÃO,  ACABA, AFINAL,  POR VIR A RECAIR A SEGUINTE  FINALIDADE:.. A Natureza criou uma divinal igualdade para com os  Ricos ou  não Ricos ... os intitulados  pobres..., como  esta

                           ...  ACESSO AO ASSENTO ETÉREO,            ~  OPORTUNAMENTE, APÓS A NOSSA ULTIMA RESPIRAÇÃO TANTO A DOS   RICOS   COMO A DOS   POBRES ...  





DESEJO QUE NOSSA SENHORA NOS PROTEJA, A TODOS !...

O Autor deste singelico o  blog, aguardando que lhe venham  pôr uns pingos nos olhos, pois, provavelmente, dentro de pouco tempo, sujeitar-se -a a  um tratamento que o liberte dos inconvenientes que as Cataratas lhe provocam. após tantos anos de  exemplar modo de  vivência..


 Armando José Carmo Ferreira Baptista,, nascido em Luanda - Angola- a 12 de Abril de 1928. 


Sem comentários:

Enviar um comentário