quarta-feira, 17 de julho de 2019

Para esquecer ? Jamais ....





Fotocópias dos originais  dos Bilhetes de Viagem, de  avião de ida e volta Luanda/Lisboa/Luanda. que foram por mim pagos,  em Luanda, no ano de  1975, no aeroporto da TAP, ,. cuja história   vou começar aqui a relatar, embora  já o tenha feito. há anos  atrás, num blog   que publiquei.  Vem a  minha  memória esta  recordação, ,  pelo seguinte  motivo; Quando  mudei a minha residência  que se situava em Olhão   para   a nova habitação  que começara a ser no Lar de Idosos, "Amera", em Faro,  de entre a papelada  que hoje  encontrei nos meus arquivos  que comigo tinham sido igualmente transportados,  os  originais dos bilhetes de avião,  que eu tinha pago em Luanda,  para que a  minha  saudosa Mulher, Alvarina, , e o  meu filho, Álvaro Manuel ( ainda não   idoso na altura,)  tivessem sido  atingidos por um grave descarga, entre dois inimigos , na altura,   UNITA  e  MPLA, que  numa  manhã,  bem porto da porta da  minha residência,  num largo  jardineiro em Luanda, se envolveram numa luta de descargas  de morteiros, incendiários,  que   iam martirizando os defensores da   independência de Angola, em que resultou,  finalmente, na célebre " Exemplar Descolonização".

Nessa célebre manhã,  logo ao romper do dia,  envolveram-se os guerreiros numa luta feroz, pois bem perto de nós, no mesmo jardim florido residiam oficiais do exercito português, que eram perseguidos, pela força das armas dos que estavam em plena luta   assustadora.

Curiosamente,  etava eu com a minha saudosa Mulher, (Alvarina) e o meu filho ( Álvaro)   dentro da nossa casa. bem perto da  janela que dava para o exterior  ajardinado. de onde vinham  as balas dos  lutadores, .  em que  uma  das balas mortíferas,  quase que me ia acertando,  vinda do exterior,.   o que nos assustou porque  estávamos todos a tomar o nosso mata-bicho, à mesa, . para irmos depois aos nossos trabalhos.

O zumbido da bala que me passou junto a  minha cabeça,  fez que, de imediato  tomasse a seguinte decisão, pois fiquei apavorado com o que se desenrolara  à porta da casa em que residíamos, em Luanda.-

Virei-me para os meus queridos familiares, que  comigo estavam saboreando o café com  leite, e disse-lhes; LEVANTEM-SE  POIS VAMOS DE IMEDIATO NO NOSSO CARRO ATÉ AO AEROPORTO DE Luanda, POIS VOU ADQUIRIR  IMEDIATAMENTE BILHETES DE AVIÃO QUE OS TRANSPORTARÁ  JÁ, A CAMINHO DE LISBOA. BILHETES DE IDA E VOLTA. OS QUAIS SÓ O DE IDA É QUE, FOI UTILIZADO, SENDO O DE   REGRESSO A LUANDA FICOU  GUARDADO ATE HOJE,, ONDE PERMANECERÁ ... ATÉ SEMPRE ... !...

E foi assim que consegui  a  salvação da minha saudosa Mulher,  Alvarina,  bem como o  do meu Filho , Álvaro , e não introduzi a minha Filha, Ana Paula,  nesta catástrofe, devido a nessa altura ser   colaboradora dos Serviços  aéreos  da TAP, que no momento se encontrava a bordo de uma avião que estava em viagem de serviços a bordo de um avião que no momento voava   em território
internacional.

Coisas do passado,e que hoje, até muros se esquecem.... do que a celebre "Exemplar Descolonização" causticou  muitos dos  ditos   Retornados....

Esposa e  Filhos, em Luanda. à mesa, na sala de jantar.

As vitimas constantes deste episódio que vos relatei, quando em  Luanda,  á mesa em  que  nos encontravamos sentados,  a tomar o mata-bicho na manhã em que nos preparávamos para irmos trabalhar,  e estudar,  zumbiram junto das nossas cabeças, as balas oriundss do exterior em que se debatiam os  guerreiros angolanos, na mira  de independência da Colónia de Angola, terra onde  nasci há 91 anos.  Mas agora, em Portugal,  Reformado da Banca,   resido, , confortavelmente, num Lar de Idosos, até ao dia em que parto, bem acompanhado,  para o  Assento Etéreo.
 Rescaldos  da Independência Colonial.




..





Foram estes Senhores, acima fotografados,  que contradiziam  o que   era costume    cantar-se  a chegada dos  paquetes  hasteando a  bandeira Portuguesa,   ao atracarem ao  cais marítimo  de Luanda,   como  hino popular, por parte dos  portugueses do lado   do contra,,  que ainda   pronunciavam, heroicamente....  ANGOLA    É  NOSSA

Todavia, foi  pronunciado, tempos depois,  mais tarde,  que afinal  tudo resultou  , genericamente,  no que  até se chegou a ler .... como tudo fora  interpretado. como  sendo resultado  de   uma ...   "EXEMPLAR    DESCOLONIZAÇÃO !

Os anos vão passando,  até que os   Escudos deixaram de circular  para darem origem ao ressurgimento dos  Euros....    


 A experiência de vida   resultante de uma vivência honrada, e digna,  como a minha, aos 91 anos,  dá conta que  só o poder de Deus, e o  de Nossa Senhora de   Fátima.    nos  permitirá vir , a partir do parapeito do horizonte,    o renascer de uma solidariedade  divinal, se todos nos comportarmos com honradez , amor e dignidade,  até ao momento de sermos conduzidos ao                                                                                 NOSSO...
                       ASSENTO  ETÉREO .


.


..
.
,


Sem comentários:

Enviar um comentário