sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O lobo nosso amigo...


O lobo é um animal social. Vive em  grupos não muito numerosos,  não mais de uma  dúzia de elementos,  onde prevalece uma hierarquia bem definida,  encabeçada pelo macho principal (alfa), pela sua fêmea e respectiva descendência.

Devido à pressão  demográfica exercida  pelo ser humano e por cães selvagens,  com quem competem por território e alimento,  o lobo ibérico  (Canis lupus signatus)  encontra-se seriamente ameaçado. Uma espécie que no início do século XX ocupava quase toda a península ibérica,  encontra-se actualmente restringido  à região   da bacia do Rio Douro e à Galiza,  podendo em Portugal ser também encontrado nos distritos de Aveiro,  Viseu e Guarda.

O lobo é muitas vezes visto como uma ameaça,  pois devido à escassez de presas selvagens vê-se frequentemente obrigado a caçar e alimentar-se de animais domésticos,  como cabras e ovelhas. Por isso é alvo de caça furtiva, absolutamente ilegal uma vez que se trata de uma espécie protegida,  caça essa feita através de tiros,  utilização de venenos e armadilhas,  o que pode inclusivamente colocar em risco a  vida de outras espécies ou até de  seres humanos que,  inadvertidamente,  caiem nas armadilhas colocadas para os lobos.

Num mundo que parece cada vez mais brutal,  em que seres humanos matam outros seres humanos por nada, a consciência relativamente à necessidade de  protecção de espécies ameaçadas de extinção,  cujo desaparecimento provocará desequilíbrios em todo o ecossistema em que essa espécie se insere,  com impacto na vida do próprio ser humano,  é sinal de uma mente extraordinária  e,  em última análise,  sinal de civilização,  algo que verdadeiramente distingue o homem,  animal racional,  de outros animais,  ditos irracionais. É verdade que esta fronteira entre racional e irracional está cada vez mais confusa,  mas ainda vão surgindo iniciativas que distinguem o ordinário do extraordinário.

Exemplo de algo extraordinário é o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico,  em Mafra,  onde se faz um esforço,  frequentemente incompreendido,  para recuperar uma das mais nobres espécies animais, parente próximo do  nosso fiel Amigo cão,  símbolo da luta  contra a destruição da natureza.

Fui alertado para esta luta por uma das minhas Netas,  a qual teve a brilhante ideia de adoptar o Lobo Bolota,  apoiando assim esta nobre causa. Todos podemos ser extraordinários,  seja apadrinhando o Bolota ou outro lobo,  seja contribuindo com algum capital,  financeiro ou humano,  bastando para isso fazer uma transferência bancária para a conta do Centro,  cujo NIB  é o 0035 2148 0001 3613 4302 1. Vamos ser todos extraordinários !

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário