sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

A história dos quarenta e cinco cêntimos.... e uma CURIOSIDADE...

Vai-vos parecer incrível, como surge ao pensamento de um "Velho do Restelo Grisalho", com perto de noventa anos de idade, recentemente viúvo, vir agora relatar uma "ridícula" cena que,  diariamente  se repete, logo as primeiras horas da manhã, num café, chamado "Kubo caffé", que se situa perto de uma rotunda circular, com uma fonte de água de onde escapa do seu  topo, um Cubo (em cimento) que vem do "apadrinhamento" histórico da cidade em que se diz que Olhão é uma cidade Cubista.

Vou entrar num  pormenor, em estilo "infantilizado", pois a piada não tem graça nenhuma, mas revela um certo sentido que, cada um, entenda como interpretar...

Todas as manhãs, logo ao abrirem as portas vidradas que dão acesso as mesas rodeadas de cadeiras,  no espaço  interior, dou as minhas "passadas", e, sentado, confortavelmente, numa das cadeiras, aguardo que a gentil  Empregada, me traga a habitual chávena com o "carioca de limão", acompanhado de uma bela o doce torradinha, com pouca manteiga.



E aqui entra  um pequeno pormenor, pouco tradicional, na vida  moderna... é que a dita Empregada que me está servindo o "mata-bicho", nem precisa de ir além do "bom dia" e, automaticamente, como tem sido hábito, agarra no meu "porta moedas" (que eu  coloco sempre sobre a mesa) para, sem mais  conversa, pegar nesse "porta moedas" e retirar as moedas para pagamento total dos serviços, e, quando dentro do pequeno "porta moedas" não há moedas suficientes, recorro então a notinha dos  dez euros, e,  passado algum tempo, vem repor, quase sempre sem eu dar por isso, o troco , sem mais  conversa. Há toda a confiança. E, eu, descansadamente, e sem  mais  troca de palavras, ,  levanto-me, e retiro-me, encaminhando com a ajuda da  muleta, para   o exterior, do salão, para  o  passeio da rua.  Isto é, o serviço e o pagamento,  são processados  automaticamente, ficando tudo   acertado  e finalizado., apenas através de gestos, sem mais nem menos.

Um dia destes, acordei um tanto "enlouquecido" devido a um horroroso sonho que me causticou, talvez motivado por ter estado atento a um "reles" filme transmitido pela TV, coisa que não tem sido meu hábito... mas a solidão e isolamento (por viuvez recente), não é boa companheira...

Mas o cerne da questão, agora, está no seguinte...

Como habitualmente, sentei-me numa das cadeiras disponíveis, dentro do Café, e fiz sinal  à Empregada para me servir o que tem sido habitual, e Ela, num gesto amigável, fez-me sinal que a  torradinha já estava a ser feita, e, passados  breves minutos, trouxe-me o "mata-bicho", ainda fumegante, e, como tem sido habito, no mesmo instante, automaticamente, pegou no "porta-moedas" e, retirou-se, para ir servir os outros clientes, pensando eu, que, como era costume, tudo já estava totalmente pago, e, alguns minutos depois, levantei-me, descansadamente, e fui dar o passeio que me foi recomendado pela equipe clínica que me tem proporcionado algumas condições normais de sobrevivência.

E aqui está o final da história...


Hoje, ao despedir-me das  gentis Empregadas, estranhei, que contrariamente ao habitual, que  nenhuma Delas pegara automaticamente no meu "porta-moedas", como aliás, tem sido habitual.. Perante este facto que estranhei, a sorrirem, disseram-me o seguinte:

.... Na última vez que aqui esteve, levantou-se, tão rápida e inesperadamente, que nem sequer esperou, nem aguardou,  que lhe devolvêssemos o troco dos dez euros que estavam  no seu  porta-moedas, pelo que seu mata-bicho de hoje já estava previamente liquidado devido ao troco que nem sequer  tivemos  a oportunidade de o repor no seu "mealheiro", como, aliás, tem sido normal.

E eu a pensar...." que raio de contabilista que eu passei a ser, agora, quando até quarenta e cinco cintemos .. era só  o que tinha na algibeira, quando fui passear  para a rua. fora...

Aguardado o carioca de limão mais a torradinha.

********************..
PS - Há  coisas, neste mundo que até parece impossível sucederem....

 ... 24 horas depois de ter emitido este blog, entrei de novo no  Kubo caffé, e, como habitualmente,  a encantadora Empregada reconhecendo-me, lá me trouxe o carioca de limão, e desta vez, acompanhado por uma  sandes de  fiambre. E,  lá pegou no porta moedas, que coloquei sobre a mesa, à sua disposição, retirou  as moedas suficientes para liquidação  da conta, total da despesa..

Quis o feliz destino que  na mesa ao lado, estavam uns dignos Clientes, que, também saboreavam  o seu lanchezinho. De repente, uma linda Senhora, que, compunha o conjunto que se situava ao redor da mesa, levantando-se, dirigiu-se-me solicitando uma pequena atenção da minha parte.

Retribuindo o seu  cordeal cumprimento, a dita Senhora, junto ao meu ouvido, pois tenho dificuldades auditivas, disse-me o seguinte:

....."desculpe lá o meu atrevimento, mas, reparei que o Senhor esta bebendo um carioca de limão, e isso na idade que tem, não lhe faz nada bem. É preferível começar a ingerir, em sua substituição, um chá, dos mais simples. Aconselho isto, pois tenho  na Família, Pessoas formadas em Medicina, que  tem sido desta opinião... Pôr de lado os cariocas de limão..

E assim vou fazer, futuramente..



Tá?!....

Sem comentários:

Enviar um comentário