quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

A infância quando ultrapassada pela Velhice......

À minha digna Família, por todo o apoio que sempre me deram,, porque sem ela nada seria possível a este "Velho do Restelo Grisalho ", que aos 91 anos de idade,  e com a chegada da velhice, surge muitas  vezes, o problema da independência.  A "dependência "   é encarada enquanto   incapacidade do individuo para se bastar a si  próprio, necessitando de ajuda dos outros  para alcançar um nível aceitável de satisfação das suas necessidades, também podendo ser definida como "precisar  de alguém ou de alguma "cousa" para conseguir sobreviver física, financeira  ou  emocionalmente.

De uma maneira geral, o isolamento e desprezo provocam problemas, sobretudo de saúde, nos Idosos,

 Cuidar dos Idosos; um dever familiar.

   Porém, uma grande parte das pessoas se esquece do desprezo e descanso cometido contra indivíduos nessa idade dentro da própria família

No meu caso, em particular,  o  ponto fulcral que  aconteceu, e que  me  tem causticando ao longo da vida, foi o falecimento inesperado da minha saudosa Mulher,  Alvarina Teresa,  com quem me casei há mais de meio século, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Luanda - Angola - de cujo enlace  do feliz  matrimónio, vieram aos Mundo, espaçadamente,  dois filhos , quatro netas e um bisneto.

Esta Santa Mulher,  Alvarina Teresa, a quem comecei a tratar por Dinha, foi a   Mulher que mais amei no Mundo. e,  há bem  poucos anos, a meu lado,  quando vivíamos ainda em Olhão,  numa manha  solarenga,  sentada a meu lado e virando-se  para  mim, emitiu, mentalmente,  o seguinte :

                                 ADEUS, ARMANDO.... ATÉ  SEMPRE -   ( e fechou os seus lindos olhos) !...

Foi em Olhão, que no Cemitério foi sepultada em jazigo, onde repousa em Paz e Sossego,  e a coberto da Divindade   Celestial do Cristianismo - DEUS !....

Razões humanas e naturais,  decorridos anos de convivência Familiar, após o enlace triste,  e  em conformidade com a luta  que  em matéria laboral se desenvolveu,  seguidamente ao falecimento da  querida Esposa, a Família  decidiu, por motivos de segurança e protecção, encaminhar-me para  uma Residência  Assistida, em Faro,  denominada "Amera"  Lar de Idosos.. E é aqui que está edificado, onde  passei a residir, há pouco tempo, e onde só encontrei  amizade, fraternidade e aconchego. onde passei a conviver com dignas Senhoras e Senhores ( Séniors), na sua maioria  com idades compreendias entre os  60 e  os 105 anos...

 Dois  Idosos

Alvarina Teresa
 Estou no fim da vida e todos forjem de mim


Lar de Idosos Residência Assistida- "Amera" - Faro



Aqui  a  alimentação diária é excelente, como tudo resto que compõe a existência humana, que aguarda, igualmente os seus   finais de vida em Paz e Tranquilidade.

Há porém,  ocasiões em que  se nota um certo desentendimento, mas pacifico,  entre Pessoal ( Empregados)  e entre  Utentes Idosos.

Um episódio que relato ter acontecido ontem a  noite.  Durmo, sossegadamente, num quarto, sossegado,  onde sou acompanhado por um utente, em estado doentio, que em comum.  tem recebido  bons tratamentos nos seus   estados de saúde.  Após o jantar,  como regularmente sucede, , antes da meia-noite, recolhemos as nossas caminhas, e despedimos-nos   com um sorriso  fraternal.

Todavia, o meu companheiro de quarto, que tem um braço partido, a partir de certa altura, já com a noite cerrada, começou a sentir-se mal. Normalmente presto o meu auxilio fraternal, sempre  que note  nele qualquer alarmismo.

No caso presente, aconselhei-o a chamar uma assistente para o ajudar, o que fez de imediato., carregando no cabo que conduz o pedido de socorro , por intermédio do uma extensão com a ponta  plástica., e por via da saída  electrizada.

Mas como a demora, da vinda das " Enfermeiras",  já estava a ser demasiada, levantei-me  da cama. a pesar do frio,  afim de investigar qual  o motivo de tanta espera.. e qual não foi o meu espanto ao verificar... que o mal estava simplesmente  nisto;  A corrente eléctrica não dava sinais por ter sido desligado, inadvertidamente, o  interruptor que punha tudo a funcionar.

Afinal a coisa estava num encaixe eléctrico
Nota-  Este blog foi realizado na noite de 10/01/2019. num cantinho do quarto onde durmo, e sonho, que foi instalado na altura em que vim residir neste encantador Lar de Idosos

...
C.est la vie...

Sem comentários:

Enviar um comentário