segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Lição de moral ?... Não !... É a realidade...


Eu não escondo o seguinte:

                                            Os Lares de Idosos, ou Casas Residências,  desempenham um papel crescente, e importante, nos cuidados de idosos  frágeis.  no final da vida.
                                             As pessoas idosas que  vivem nesses locais,   sobrevivem. por norma,  as doenças identificadas por diagnostico médico.

 A aplicação dos remédios que, por imposição   das receitas prescritas pelos Médicos,  submete-se a processos   invioláveis  e  inalteráveis que  são cumpridos adequada e diariamente   de harmonia por parte das competentes determinações  dadas , para desenvolvimento, pelas  Direcções  que comandam os  Serviços Administrativos do Lar para Idosos.   quanto aos  seus processos  adequados e destinados   a sobrevivência natural e humana  do seus habituais  e permanentes residentes..

A Portaria nº 67/2012, de 21 de Março, considera Lar de Idosos o Estabelecimento para  alojamento colectivo e que   são destinadas a cuidar de apoio  social e a prestar cuidados de enfermagem..

Um Idoso requer   normalmente cuidados delicados, e nem sempre as Famílias têm disponibilidades para  satisfazer toda essa atenção no seu próprio lar..  Há circunstância imprevisíveis  que impedem tais desejos impossíveis de  satisfazer, e que se tornam  inoperantes devido a factores  por vezes  incríveis.

Desde já adianto que, devido ao falecimento, inesperado,  da minha saudosa Esposa, com que me casara  há 53 anos, na cidade de Luanda (Angola) , terra onde nasci há 93 anos,   - Alvarina Teresa - e porque os  meus Familiares com quem convivia  na altura,  em comum,  que para afastar a solidão e isolamento a que teria  que forçosamente. submeter-me devido a este infeliz acontecimento, pois todos Eles tinham contratos de trabalho, diário a que não poderiam faltar,  de comum acordo foi  combinado transferirem a minha  constante permanência no mesmo  tecto,  ficou decidido ir viver, futuramente, no Lar de Idosos "Amera" em Faro ( Algarve).

Depois de decidida esta mudança de convivência,   estabeleceu-se um acordo  com o " Lar de Idosos - Residência Assistida" - Amera"", onde passei a ter a minha permanência  e convivido diário,  local onde vim encontrar um ambiente  muito saudável,  amoroso , fraternal e, sobretudo com meio de entendimento  muito confortável.. Pensei vir encontrar uma "Prisão sem grades" mas....  em vez disso, o que achei mais  feliz, foi ter vindo residir como se estivesse  no  aconchego  do Santo  Cantinho do  Céu...

Há doenças, que no meio ambiente são identificadas por diagnóstico médico, e nesses  casos  aplicam-se  os processos adequados  impostos conforme a  Legislação  o determina.

Ultrapassadas as  previstas dificultadas  quanto a sugestão deste "Velho do Restelo Grisalho " que vos escreve  vir  a ser um dos Residentes que carece de assistencia, atendendo aos seus 91 anos de idade, e que no passado  foi sempre muito Digno,  Respeitador,  Honrado,  Competente e Humilde enquanto foi  Responsável pelos cargos  laborais , administrativos, e Gestor Bancário ( agora reformado da Banca)  documentalmente  comprovado acabou, afinal, por ser um dos utentes do Lar de Idosos  "Amera", em Faro, e, quando da    entrada no seu quarto de dormir e sonhar, num cantinho do  seu futuro  quarto, foi instalado um esquema   de poder continuar a produzir blogs, via informática, pois acabou-se  por ser aí instalado um computador e apetrechos para futuros trabalhos.

É aqui que a minha saudosa Mulher.. Alvarina Teresa , repousa em Paz e Descanso Eterno, no Cemitério de Olhão.



Este  é o Edificio onde nasceu  a célebre instituição  denominada "Lar de Idosos  Residência  Assistida -"Amera. em Faro, , composta de  5 andares e 2 submersos, e em cada andar estão instalados vários quartos destinados a recolha de  Pessoas Idosas, em cuja instalação individual, existem camas para dormir muito confortáveis. e casa de banho individuais. em que nos quais as pessoas se banham com   emissão de água quente e fria.. Interiormente, cada cama possuir uma extensão destnada a  solicitar ajuda ao gabinete onde se encontram  os ajudantes

Este é o cantinho, no quarto onde durmo e sonho, no qual se instalou um pseudo escriturário,  composto por apetrechos informático, tais como computador,  écran,  e cadeiras móveis, onde  escrevo os meus blogs, como este, e muitas vezrd ao longo da noite.

E agora um autentico ELOGIO..

COM A DEVIDA E PREVIA AUTORIZAÇÃO, POR QUEM DE   DIREITO.,. ouso,  emitir uma opinião , muito pessoal,, acerca do que  tenho vindo  a observar quanto ao que  se passa neste encantador Lar de Idosos, no que diz respeito a segurança, conforto e bem-estar para com  todos os Utentes residentes.  Tenho passado muitas vezes por Organicismos que cuidam dos seus Clientes, sobretudo doentes,  em países  diversos,  e que embora não sejam nem Hospitais nem  Associações de Beneficência,  tratam-nos, muitas vezes como  sendo, igualmente, também  como  Lar destinados a cuidar  de Gente Idosa..
Vem  isto a propósito de um problema que requer,  extremos cuidados, e se não for bem orientado e conduzidos de acordo com as Leis de Segurança doméstica,,  para sobrevivência da saúde, pode até conduzir um erro que tenha sido praticado ao estado de morte.
Há , portanto,  nestas circunstancias, quanto a aplicação   adequada de remédios, oriundos de determinações  médicas,  e das  consultas prévias,  criar-se um esquema que  jamais  prejudique a existencial terrena  de um Ser-Humanos.

No caso presente a que eu diariamente assisto, e  eventualmente  poder vir  até  a ser uma das vitimas, no caso de ter havido qualquer engano,  é de  toda a justiça enaltecer  e agradecer,  o valioso trabalho que é  executado diariamente   por  todos  os intervenientes, que distribuem os medicamentos  certos,  ao longo   das mesas de refeições, onde se sentam os Sénior  que estejam doentes e que carecem dos comprimidos então  distribuídos para. poderem continuar a sobreviverem....

Acima de tudo, bem haja o  Esquema  montado, que tem dado bons resultados,  quanto a feliz  segurança  na distribuição dos  comprimidos  ( E NÃO SÓ...) pelos dignos Residentes deste ditoso  LAR DE IDOSOS-"  "Amera". !...

..




Este é o Autor dp presente blog. Armando Baptista,que vos saúda, a Todos, por  o terem lido.

Discordo, porem. de uma  situação que  aconteceu bem há pouco tempo, que  é a seguinte:, quando se distribuía  ,  no  fim da ementa  refeição, ao jantar:-:

                                        Foi-me servido numa  pequena tijelinha de vidro , a mesa,  uma  REDUZIDA porção do precioso  ARROZ DOCE   quando, na realidade, deveria ter sido  o dobro, ou mesmo o Triplo do precioso  ARROZ  DOCINHO !....
                                   
                                        EH  PÁ  !... QUE  BOM  !!!.....
Tá!?

Sem comentários:

Enviar um comentário