terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Parece ser uma historia da carochinha... mas não o é !...

Não pretendo ser lisonjeiro  com a publicação deste insípido blog, mas ocorrem, por vezes,  factos durante  a nossa vida, que por vezes se assemelham as "histórias das  carochinha"...

Há meses,  por questão de  uma segurança e normal tranquilidade  solidária de futura  vivência proveniente do estado da  infeliz   e recente  viuvez  que me bateu a porta, após um casamento  realizado . há  mais  de meio século, em Luanda,, com a mulher que mais amei na vida,  Alvarina Teresa, que passei   a residir   em Faro, partindo  de Olhão. para o Lar de Idosos ( residência assistida)
denominada "Amera", onde o  conforto se manteve  como o que beneficiavam  na anterior e precedente  moradia..

Neste   luxuoso e  adorável  Lar, destinado ao acolhimento de respeitáveis  Pessoas   Idosas, a vida quotidiana é civilizada, e uma vez que sáo postas em prática as boas maneiras ( por exemplo  os Residentes saúdam SEMPRE quem passa por  eles), mas por seu turno, é vazia as relações entre os Residente não se caracteriza como próximos e fortes, e não existe um sentimento de comunidade-  Esta realidade é igual no que diz respeito  às relações que os Colaboradores estabelecem com os Residentes., que se pautam pela  superfacialidade e hierarquia.  Assiste-se a uma divisão dos membros, os Internados e os Colaboradores., existindo uma grande distância social entre  ambos..

No Lar de Idosos,  estão presentes o  individualismo,  a insolidariedade, o isolamento e a solidão.

A  Velhice na solidão é muitas  vezes apontada com um problema com bastante expressão  numérica..

Para muitos dos Idosos, sobretudo  os de avançada idade,   PARA ESTES,  O CONCEITO

ASSOCIADO  DA  PALAVRA    SOLIDÃO,... SIGNIFICA


                                               "  ESTAR  SOZINHO "...

Durmo e sonho,  num quarto   para onde  fui conduzido,  na altura do acordo de admissão neste belo Lar de Idosos- "Amers", ni  qual fora instalado um  computador, onde passei a escrever os meus blogs, como este, sempre que a minha  boa   capacidade mental o permita.. O  panorama é este:


O adorável escritório  onde passei  a escrever este  blog,  quase ao anoitecer do dia 22-01-2019.

Sinto-me em Paz,  e Sossego, embora muito saudoso e  um tanto  inquieto pela ausência da  prometida visita que me fora  feita, ontem, telefonicamente, por parte das minhas queridas Netinhas.

Compreendo tal coisa, pois todas  Elas trabalham, em zonas e locais muito distanciados, e que os leva a trabalhar o dia todo.

No entanto, volto a  falar na minha  muito querida e  saudosa Esposa, que  descansa em Paz e Sossego, há anos, no Cemitério de Olhão.   A saudade é eterna.

Alvarina Teresa - Esposa do Armando.
...
Feliz casamento.
~


Alvarina Teresa.

Agora  uma  lembrança que tive  na  noite anterior, acerca  de um sonho, que, por  razões  divinas ( creio eu), cheguei a ter  e  que muito me entristeceu, ao acordar.


Ao iniciar este  blog,  dei conta que agora vivo num Lar de Idosos, "Amera", nesta cidade algarvia , denominada  Faro, onde passei a dormir, embora sossegadamente, volta e meio, voltam-me ao espírito sonolento, coisas passadas no meu cérebro, com 91 anos de idade, sobretudo  quanto ao que fui sempre feliz, com o s meus queridos Familiares.   Trabalhei  muito, e exemplarmente, em grandes Empresas sediadas em Angola, e  também  já aqui em Portugal,, entre as quaais em Bancos, onde exercia a função de chefia contabilística. 

,  
Eu a ser homenageado - Luanda




Um dia feliz ...

..

Sem comentários:

Enviar um comentário