quarta-feira, 25 de setembro de 2019

As Divinas e Abençoadas imagens. do Terço que me foi oferecido.


                                 Eis o Terço que acaba de me ter sido  gentilmente  oferecido




Historiando  a razão de ter aqui exposto  estas fotos., acima  reproduzidas.

Titulei  o  presente  blog mostrando  (fotogràficamente) um Terço (religioso) que me foi oferecido, há dias,  por   Pessoa Amiga, ,  cuja oferta sensibilizou-me bastante, na medida em que fez-me recuar  a um passado, MUITO DISTANTE,   vivido  em  ANGOLA, quando  ainda tinha uma idade  bastante infantilizada,  e que em Portugal, minha saudosa Avô, Helena,   deixara em Portugal  de me ver,, porque,  meu Pai ((Domingos José - ja  falecido) que residia, na altura, em  Luanda, na data,   requerera  a minha   e a do meu  Irmão( José Duarte - também já falecido) a  mudança  da NOSSA  convivência , na Metrópole, PORTUGAL,  para junto do nosso Pai e da recente MADRASTA  devido ao recente casamento,  realizado em ANGOLA -  Luanda. A  minha Madrasta ( Celestina) foi uma grande costureira, em Luanda,  pois era muito  procurada, pelas Senhoras,  para que Ela fizesse os seus vestido da moda..

Enquanto vivíamos em Portugal, com a nossa Avó e Tias, o Terço era rezado sempre em nossa companhia,, e  juntos íamos a Missa  aos  Domingos.  Hábitos que me ficou  para sempre,  desde  que dispusesse de   normal   vivência.. O tempo decorrido,  foi. no entanto,  o natural   causador  do  desaparecimento  do Terço, do antigamente.

A fotografia   que  aqui reproduzo,  pela sua antiguidade,   mostra  o postal que a minha Avozinha me endereçara, de Lisboa,    no anos de  1950,  e que me veio parar as mãos  meses depois,  da data da sua emissão ,  Havia o tempo da Censura. Mantenho g guardadas  como Lembranças,  várias cartas já muito antigas, entre as quais  se notava a existência de algumas  animosidades ,  com a nossa  Madrasta,, com quem convivemos longos anos, mas que finalmente  tudo se confinou em  ACÇÕES  DE AMIZADES .

A minha querida e saudosa Avó  Helena



O  TERÇO  foi, afinal,  o principal protagonizador dos finais  laços de AMIZADE..E  DE  AMOR. FRATERNAL.....


 ADEUS .. E FELICIDADES A TODOS OS LEITORES.. DESTE SINGELO BLOG..

 Autor.

Armando José Carmo Ferreira Baptista.
91 anos de idade
Nascido em Luanda..




.

Sem comentários:

Enviar um comentário