terça-feira, 3 de setembro de 2019

Da Avó ao seu neto em 1942 e o seu Neto em 2019.... (bisavo).......







Historiando   a  gravação desta correspondência postal,   datada   em 1942,  1944,  1946, 1950,  1970, 1971 e algumas já sem impressão,   que foi enviada  no tempo da Guerra Mundial, , pela AVÓ  do neto Armando ( autor deste blog)    , acontece que  no momento em que escrevo esta  prosa, ,  não deixei de ser o  neto Armando a quem era dirigida a dita correspondência, postal, e que no momento em que estou relendo os ditos postais,  já sou Avô ( e Bisavô),  o que me  leva a  relembrar, saudosamente,   que isto tudo fora efeitos  produzidos  pela separação  a que  estive sujeito quando ainda tinha 10 anos de idade,  e que  convivi, com a minha saudosa Avo,  Helena,, muitos anos em , em Portugal,  e que,  o vapor " Moçambique"",  me  transportou,  naquela  altura para a terra onde  nasci - ANGOLA., E NUNCA MAIS TORNEI A VER A MINHA AVOZINHA    HELENA...

Agora, cá estou Eu para vir agradecer à minha querida Netinha ( Sussu) e a minha também querida  Filha / (Ana Paula),  a ajuda que me prestaram em vir  encontrar  nas prateleiras dos armários,   as fotos que a seguir vou reproduzir, algumas das quais    tão velhinhas que me  fazem quase que chorar de saudades.



Em Lisboa,  à janela, a minha querida Avozinha,  Helena, há muitos anos atrás,  ( e já falecida), rodeada  pela minha saudosa   tia  Belela e prima  ( de que  já não me recordo o seu  nome,) e finalmente pela a minha ex-namorada, com quem   não  nos chegamos a  casar, mais tarde. Maria...Helena.









Esta era a ponte de embarque e desembarque onde todos os passageiros, vindos do navio ao largo da baía, , aguardavam a sua deslocação para terra ou navio., pois na altura  ainda não havia o cais  acostável, , em Luanda, como o de hoje.







Nesta foto nota-se a figura do meu Pai, Domingos José  Baptista e a do  meu irmão, José Duarte Carmo Ferreira Baptista,  ambos já falecidos, e aqui filmado em Luanda, nos tempos em que ainda não de falava na "Exemplar Descolonização ", e esta hein ?

Para descanso por parte do Leitor, como do meu próprio cansaço,  vou  finalizar o presente blog,  e retomarei novas perspectivas, relacionadas com os tempos passados na  minha terra Natal, Angola,  que  reflectirei num dos próximos trabalhos que agora vou efectuado no sitio onde durmo, ou seja, no cantinho do  quarto onde resido, no Lar de Idosos, em Faro,

 E até breve, se Deus quiser...


Sem comentários:

Enviar um comentário