segunda-feira, 20 de junho de 2016

A história não esquece...

Muitas voltas e reviravoltas dá a vida. O que hoje  parece impossível é a notícia do dia amanhã. A história é feita de factos,  meias verdades  e até algumas mentiras.  Estou  em crer que muitos dos acontecimentos históricos  ocorreram  de forma substancialmente diferente daquela que  é tida como a verdade,  tudo em nome de um certo endeusamento  de que certas personagens históricas carecem para que mantenham,  assim,  a imagem  de heróis e salvadores da Pátria  que convém a um bom livro de histórias  de aventuras.

Poucos  serão aqueles que deram,  de facto,  o corpo às  balas,  como se costuma dizer. E esses estão provavelmente  mortos ou convenientemente esquecidos  em benefício  de outros que,  traiçoeiramente, tomaram de assalto o poder,  em benefício próprio,  esquecendo a pobreza em que o povo vive. Como dizem os ingleses,  "Only  the good die young..."

Por tudo isto, e por mais alguma coisa, gosto de ir guardando pedacinhos de história,  para que,  um dia, alguém teimar que certo acontecimento ocorreu "assim" e não "assado", possa ter como provar e comprovar a verdade verdadeira, para além  de qualquer dúvida. Assim,  aqui fica mais um documento histórico, reportagem intemporal da Emissora Nacional dos chamados Acordos de Alvor, agora animados com imagens da época, para que possamos, deste modo, associar a palavra à imagem em movimento.





Porque a história não esquece...




Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário