sábado, 18 de junho de 2016

História de uma cassete STC -C.90 - HI-FI LOW NOISE, gravada em Angola.

Hotel Penina - Alvor - Algarve






Foi a partir deste Hotel, que, em Janeiro de 1975, iam sendo  transmitidas pela Emissora Nacional, redireccionadas para Lisboa e retransmitidas pela  Emissora Oficial de Angola, em Luanda, as noticias que  iam decorrendo na CIMEIRA, no Hotel Penina, sobre o "acordo  de Alvor" (Algarve), as quais, tive o ensejo de as poder gravar,  sentadinho e à frente da minha secretária de trabalho, com o meu pequeno "gravador", no interior do meu escritório, instalado no1º andar, quando, na época, exercia as funções de chefia contabilística, numa  Empresa Bancária, onde era colaborador, desde a sua fundação, na cidade de  Luanda (Angola). E eis as cassetes que, por razões "inesqueciveis" consegui salvar do " exilio forçado" a que tive que me submeter, aquando da minha partida inesperada da terra onde nasci (Luansda), a caminho de Lisboa, por via aérea, na data da independência de Angola.



Há um facto curioso, passado, recentemente, em  relação à principal cassete (a central-amarela), que é o seguinte:

Talvez por já ter uma certa antiguidade, já a caminho perto dos cinquenta anos, a certa  altura, enquanto se rodava a  fita, esta partiu-se, impossibilitando a continuação da escuta dos discursos prolongados dos oradores que iam sendo pronunciados, tais como o do Presidente da República Portuguesa e os dos representantes dos partidos mais evidentes no acto, como os do MPLA, FNLA e UNITA.

Não  foi conseguida a reparação da fita  gravadora, em casa, pois ninguém teve "mãos" para a  devida reconstrução, o que me levou a procurar no mercado, quem a consertasse. Em todos os Estabelecimentos, da especialidade, a quem  me socorri, não obtive o êxito  pretendido. Até que, acerta altura, já na rua, cruzei-me com um velho Amigo, também vindo de Angola, com quem "desafoguei" a minha preocupação, e diz-me Ele o seguinte: "Eh pá,  vem comigo ali ao meu escritório, e dá cá essa "merda"  (desculpem  o Termo que Ele proferiu, na brincadeira..). O que é certo, é que, em apenas dois minutos, o tipo lá conseguiu  pôr a cassete a funcionar, com toda a normalidade.

A vida tem destas coisas... assim como os discursos da "boa camaradagem" proferidos durante a Cimeira, em que estivemos na presença, de muitos "blás..blás", mas que  acabou por "parir"... Um acordo político que não evitou a guerra em Angola...".


E foi  daqui  que se ouviu o primeiro silencioso e encoberto  tiro  à  "queima roupa"...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário