quarta-feira, 1 de junho de 2016

Nova mensagem destinada aos meus antigos e injustiçados Colegas Bancários, de Angola...

Hoje,1de Junho de 2016, dia das Crianças (segundo o calendário) vou dedicar este meu blog aos Pais das Criancinhas que entretanto tivessem nascido, após o forçado "exílio" a que estiveram submetidos, por causa da "exemplar descolonização"... Começo por vos mostrar uma foto de três livros que compus e dediquei aos que comigo trabalharam em Angola, mas sem publicação.


Além disso, também enchi as minhas prateleiras com gravações feitas em DVD's, em que igualmente, contêm centenas, senão mesmo milhares, de registos ocorridos ao longo da vida, em várias localidades que visitei neste nosso globo terrestre, mas, as principais imagens de que se revestem, incidem essencialmente ao tempo em que vivi na minha terra Natal e, posteriormente, aqui neste encanto, que é Portugal.

Conforme prometido, aqui publico um par de vídeos que retratam, agora em movimento, as imagens abaixo incorporadas e retiradas desses mesmos filmes. Numa primeira instância é recordado um anterior almoço no já mítico restaurante Pombalino Manjar do Marquês, para depois relembramos alguns dos momentos de convivência laboral e de amizade, agora que estão decorridos quase 50 anos sobre a fundação do Banco Totta-Standard de Angola, para a qual muitos dos que há dias se reuniram mais uma vez. São momentos irrepetíveis mas que podemos, agora, ver e rever, vezes sem conta, tudo graças às tecnologias que hoje fazem do mundo um lugar bem mais pequeno do que era há apenas 50 anos...


 Pombal, ano 2008. Parece que foi ontem...


Corridas e futeboladas. Imagens e memórias de outros tempos...

Todavia, vou tentar aqui incluir algumas reproduções fotográficas que (re)colhi, em filmagens, bem como emissão em vídeo de situações bem engraçadas quanto a cenários exclusivamente sobre a nossa convivência, enquanto Bancários.







 
















Desculpem esta complicada composição mas o meu tecnicismo não vai para além disto. De notar que neste almoço/convívio, no passado, também em Pombal, tive a companhia da minha saudosa Mulher, Alvarina Teresa, razão porque entre as imagens ampliadas figura a minha presença, à mesma mesa, onde serviram a refeição do almoço, onde Ela se tinha sentado, a meu lado... Que saudosa emoção me causara, devido à sua ausência no último convívio, no Restaurante Manjar do Marquês. Diz-se que a dor só é sentida por quem tem a ferida...

Dizem, na brincadeira, que sou um "Velho do Restelo Grisalho", por estar sempre a "implicar" com as notícias que diariamente vêm a lume, na imprensa escrita e televisiva, quanto a desonestidades que  são praticadas, actualmente, por parte de Pessoas ligadas ao profissionalismo de actividade bancária. Por sorte, no noticiário desta noite, foi divulgado que se processam os derradeiros trâ um  responsável agente bancário, por razões puníveis na Lei.  Por isso, e  em justa  protecção  cobrindo todo  o Pessoal  inserido nas minhas imagens acima,  escrevi, num dos meus blogs, o seguinte:

"Tem sido corrente, agora quase  que diariamente a publicação de casos ocorridos na administração publica e financeira, de aprisionamento de gestores, a quem vão sendo descobertas falsidades e corrupção, ao longo dos tempos, cujos resultados os conduzem  a uma prisão celular.. Que me recorde, em tempo algum, enquanto o Banco Totta-Standard de Angola foi "vivo", nunca nenhum dos seus membros efectivos na laboração profissional, foi julgado e preso, por ter sido "vigarista" ou "aldrabão" na sua actividade laboral. Foi sempre Gente muito séria, honesta e Trabalhadora"...


Nota: Os DVD,s que serviram de base para a  extracção das imagens acima,   foram  previamente  preparados para que  fosse possível inseri-los, ainda,  aqui,, neste despretensioso  bloguismo deste "Velho do Restelo  Grisalho", que foi, em tempos,  chefe da contabilidade do BANCO TOTTA-STANDAR DE ANGOLA,  com êxito, documentalmente comprovado.

Antigos documentos guardados, há muitos  anos, que comprovam as afirmações acima descritas:.





Armando José Carmo Ferreira Baptista.

Tá?!...




  

1 comentário: